As lava-louças industriais são ótimas aliadas e realmente fazem a organização do restaurante ser mais rápida e prática.

Mas isso não significa que tudo que tem na cozinha possa ser lavado na lava-louças.

Para ter lavagens realmente eficazes e sem preocupações, você precisa estar atento à operação correta da lava-louças, ter uma boa pré-limpeza das louças, talheres e utensílios, fazer uma boa higienização do equipamento diariamente e fazer as manutenções necessárias.

Mas além disso tudo, também precisa saber que nem todo material é apropriado e deve ser lavado na lava-louças.

Boa parte da qualidade das lavagens é determinada pelo modo com que lidamos com a operação diária da nossa cozinha.

 

Hoje vamos te mostrar o que você não deve colocar na sua lava-louças industrial para garantir boas lavagens e a durabilidade dos seus materiais.

 

 

1.Potes de Plástico Fino

Vários potes e utensílios podem ser lavados na lava-louças, mas potes como os de sorvete ou de embalagem para viagem, não são adequados para este tipo de lavagem.

Devido a alta pressão dos jatos de água eles serão arremessados de um lado para o outro na máquina, atrapalhando a lavagem. Além disso, alguns tipos de plástico podem derreter, já que a temperatura da água pode alcançar até 90°C em algumas lavadoras.

 

2.Garrafas com Gargalo Estreito

Você pode imaginar que seria difícil para os jatos de água acertarem exatamente dentro do gargalo da garrafa, na sua lava-louças. Então, é melhor lavar este tipo de material a mão, com uma escovinha para lavar garrafas/mamadeiras.

O mesmo vale para canudos reutilizáveis. O exterior deles pode ser lavado na máquina, mas para lavar por dentro, precisam da escovinha própria.

 

3.Utensílios e Tábuas de Cortar de Madeira

Apesar da lavagem na lava-louças ser muito rápida, a água delas é quente demais para a madeira. Utensílios feitos de madeira e bambu não devem ser lavados com água tão quente como a da lava-louças, que pode chegar até 90°C no enxágue. Eles podem ressecar, lascar ou até quebrar depois de várias lavagens.

A limpeza dos seus materiais em madeira deve ser feita a mão e dessa forma:

  • Raspe os restos de alimento e enxágue com água quente.
  • Faça a limpeza usando detergente neutro e água quente ou fervente. A água fervente é uma boa escolha, pois já elimina parte das bactérias.
  • Após a limpeza é necessário fazer a desinfecção para eliminar os germes que ainda permanecem na superfície do objeto.
  • Utilize produtos específicos para a desinfecção, como álcool 70%, detergentes clorados ou um desinfetante profissional para a indústria alimentícia.

 

 

4.Alguns Tipos de Utensílios de Cozinha

A maioria dos utensílios usados na cozinha são de aço inoxidável, então podem ser lavados na lava-louças tranquilamente. Mas se você tiver alguns desses, para preservá-los, é melhor lavar a mão:

 

  • Ferro fundido – Este tipo de material vai enferrujar se você lavá-lo na lava-louças.
  • Cobre – O detergente concentrado da lava-louças pode deixar a superfície fosca, perdendo o brilho do cobre.
  • Antiaderente – A camada de tratamento antiaderente é muito frágil e pode ser danificada pelo detergente concentrado.
  • Alumínio – Esse tipo de material tem uma restrição condicional. Geralmente os detergentes para lava-louças contém cloro em sua fórmula, e o cloro oxida o alumínio, deixando manchas.

Então se você usa detergente com cloro, não lave na máquina. Agora, se você trabalhar apenas com detergente sem cloro, aí é seguro colocar na lava-louças.

 

5.Potes com Etiquetas

O que geralmente acontece com etiquetas de papel é que a parte superior se separa da inferior, que contém a cola.

Então, você termina com um vidro ainda com etiqueta para raspar e restos de papel soltos pela sua lava-louças, que podem entupir os bicos de lavagem e enxágue, causando problemas de lavagem depois. Evite esse problema removendo as etiquetas antes de colocar os potes para lavar.

 

6.Partes de Borracha

Vidros e potes com fechamento hermético, por exemplo, podem conter partes de borracha. Este tipo de material pode sofrer danos e ressecamento ao longo do tempo. Então, verifique os materiais que contém e evite lavá-los na lava-louças.

7.Estampados

Itens estampados como copos medidores vão ter a sua tinta danificada ao longo do tempo. Os detergentes agridem este tipo de pintura e você perde as marcações. Lave este tipo de material à mão para garantir que ainda vai conseguir ler as marcações por um bom tempo.

8.Utensílios com Muitos “Detalhes”

Raladores, amassadores entre outros utensílios podem ter superfícies muito irregulares que podem ser difíceis de serem alcançadas pelos jatos de água da lava-louças. Para resolver este problema, você pode colocá-los para lavar por mais ciclos junto com as outras louças ou lavá-los à mão.

 

Tenha lavagens perfeitas e evite danos nos seus utensílios usando a lava-louças apenas para a lavagem de materiais adequados.

 

 

Photos by Pexels

Truques de Limpeza que Não Funcionam (Para Você Não Perder Tempo)

Como Treinar a sua Equipe de Limpeza

Segurança de alimentos nas cozinhas de restaurantes

Segurança dos Alimentos: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a RDC 216 da ANVISA – Parte 1

Segurança dos Alimentos: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a RDC 216 da ANVISA – Parte 2

Segurança dos Alimentos: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Resolução RDC 216 da ANVISA PARTE 3