Precisamos estar atentos com a segurança dos espaços que são limpos nas nossas empresas.

 

Isso porque a forma que a limpeza é feita também é vital para reduzir potenciais riscos de infecções que podem causar danos à saúde das pessoas.

Para que as limpezas funcionem, o pessoal responsável por ela precisa ter conhecimento sobre o controle de infecções e métodos de higiene e limpeza para garantir que a limpeza será feita dessa forma. 

Mas isso não pode ser alcançado sem um mínimo de treinamento.

 

limpeza restaurante

 

  

Como ter ambientes mais limpos e seguros

Como a maioria das pessoas não têm esse conhecimento, precisamos tomar a responsabilidade e treinar nossas equipes.

Uma das partes mais importantes nesse treinamento é definir o padrão. Qual é o resultado que eu preciso ter toda vez que essa limpeza for feita? Eu preciso de um local com aparência impecável e, além disso, que esteja perfeitamente desinfetado, sem riscos para quem for usá-lo.

Então ao definir a limpeza, defino também o resultado que quero, para que ele seja repetido em todas as limpezas e independente de quem for fazer. Pois toda a equipe vai estar ciente dos padrões esperados e sabem que isso é importante para o bem de todos. 

Quando os padrões não são definidos, cada um tem seu entendimento sobre o que é estar limpo e isso acaba em divergência do que é esperado (mas não informado) e o que é realmente feito.

 

limpeza sustentavel

 

Treinamentos servem para:

  • Proteger a equipe de acidentes

Os operadores estão sempre expostos a diversos perigos nas suas atividades diárias. Muitos desses perigos são também riscos à saúde, principalmente considerando o longo prazo.

Sem treinamento, tarefas como manusear produtos químicos, exposição à contaminação, andar em pisos escorregadios, escalar ou esticar para atingir áreas altas ou baixas e movimentos repetitivos podem ser perigosos. Por isso, o treinamento é importante para proporcionar um serviço seguro.

  • Proporcionar uma limpeza que deixe o ambiente limpo e seguro
  • Preservar as instalações da empresa
  • Promover a saúde do pessoal que frequenta
  • Fazer os serviços usando boas práticas

 

EPI FISPQ SEGURANÇA

 

 

 Saúde e segurança como prioridade

A parte do treinamento focada no ensinar os operadores a se proteger e evitar acidentes ao realizar suas tarefas vai tratar dos seguintes assuntos:

  • Como usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretamente
  • Dosagem e diluição correta dos produtos de limpeza
  • Contaminação cruzada e sistema de cores
  • Controle de infecções
  • Higiene das mãos
  • Procedimentos de higiene e segurança
  • Armazenagem de equipamentos correta e segura
  • Uso seguro e correto dos equipamentos
  • Descarte correto de materiais
  • Primeiros socorros
  • Como e quando usar as placas de aviso

 

Sustentabilidade

A preocupação com os processos que são ambientalmente responsáveis, como a separação do lixo, não é importante apenas porque é exigido pelas autoridades fiscalizadoras. Elas são importantes porque é nossa responsabilidade cuidar do ambiente em que vivemos. 

Por isso, o treinamento deve incluir tópicos como:

  • Como descartar materiais corretamente, incluindo resíduos tóxicos ao meio ambiente como: lâmpadas, óleo vegetal, pilhas e baterias, etc.
  • Como diluir produtos evitando o uso exagerado de produtos sem necessidade.
  • Cuidados com materiais e equipamentos evitando descarte extensivo de resíduos plásticos, por exemplo
  • Como identificar e corrigir situações ambientalmente prejudiciais

Os treinamentos baseados em saúde e segurança levam em consideração o bem estar dos funcionários, clientes e toda a comunidade envolvida. Treinamentos eficazes mantém os funcionários cientes das melhores práticas atuais de limpeza e conservação.

 

 

Não importa qual o tipo de empresa, nem qual o tamanho. Treinamentos sempre podem beneficiar a sua operação e torná-la mais eficiente. 

O treinamento interno regular ajuda a fazer da sua empresa um lugar mais seguro, ambientalmente responsável e eficiente. Além disso, todas essas coisas são uma responsabilidade compartilhada por todos na empresa, desde os donos, gerentes, supervisores e as pessoas que realmente realizam o serviço. 

Então dar treinamento é se comprometer com essa responsabilidade. Porque quando uma falha acontece, a culpa não pode ser exclusiva do funcionário da limpeza, se ele nunca foi instruído na sua função e nunca foi informado claramente o resultado esperado e porquê.

 

Como treinar a sua Equipe

Para conseguir fazer um bom treinamento para a sua equipe de limpeza, você pode seguir basicamente 4 passos: Comunicar, Instruir, Implementar e Revisar.

 

1 Comunicar

O primeiro passo para um treinamento eficaz é comunicar claramente a sua mensagem. 

Então, você vai falar e também pode entregar nessa etapa um passo a passo de como o treinamento acontecerá. Explicando cada uma delas e seu objetivo. 

Explicar os objetivos e os porquês por trás das atividades e das técnicas é uma parte crucial em um treinamento. Se as pessoas não conhecem e não entendem o motivo por trás de alguma coisa, então elas acabam  fazendo substituições, “pegando atalhos”  que podem acabar prejudicando o resultado final das limpezas. Principalmente quando falamos de desinfecção e controle de contaminações.

Comunicar claramente suas intenções torna os passos seguintes mais fáceis de aplicar e economiza tempo e energia depois, pois você não vai precisar forçar as pessoas a fazerem o que você precisa que seja feito. Ninguém vai precisar adivinhar o que está passando na sua mente, porque tudo foi explicado e todos estão alinhados.

Nessa etapa também você pode entregar os manuais e materiais de apoio necessários para as próximas etapas.

Dicas para esta etapa:

  • A pessoa responsável pelo treinamento e os supervisores precisam estar cientes dos processos e tarefas que são necessários e que serão usados na limpeza.
  • Procure materiais com muitas imagens, figuras. A informação visual ajuda muitas pessoas a reter a informação, e são mais rápidas de assimilar. 
  • Você pode usar materiais criados do zero ou pode pegar conteúdo disponível gratuitamente na internet. O que importa é que eles cubram não apenas o que e como limpar, mas também porque das atividades. 
  • O uso de listas e checklists é muito útil em treinamentos. Eles ajudam as pessoas a lembrarem de todas atividades sem precisar depender da própria memória.

 

 

2 Instruir

Depois da explicação geral, é preciso dar as instruções específicas sobre como cada serviço deve ser feito. Nessa parte que o visual é mais importante. Então é uma ideia usar vídeos ou fazer demonstrações práticas.

Além disso, continue a mostrar a porque da atividade ser feita daquela maneira, nessa sequência, com esse produto de limpeza, etc. Para ter certeza da compreensão não confie apenas no manual escrito. Muitas pessoas enfrentam resistência em apenas ler instruções escritas. Então mostre o que está sendo explicado. 

Se novos materiais ou produtos forem usados, dê atenção especial a eles mostrando como funcionam e como devem ser usados. Se possível, mostre vídeos que demonstrem os produtos e as técnicas que serão colocadas em prática. Faça e deixe que façam perguntas para manter o pessoal engajado. Converse e mantenha-os envolvidos no treinamento.

Dicas para esta etapa:

  • Em relação a duração das sessões de treinamento, tente não ultrapassar o limite de 1 hora. Mais do que isso pode se tornar entediante e acabar sendo informação demais para que o pessoal possa assimilar.
  • A mesma ideia vale na escolha dos vídeos. Não escolha vídeos longos e com excesso de informação. Se você encontrar um vídeo longo que ache que vale a pena, divida-o em partes. Dessa forma, fica mais fácil do pessoal assistir sem perder a atenção.

 

 

3 Implementar

Agora que a parte teórica chegou ao fim, é hora de colocar a mão na massa. A parte prática é que realmente permite às pessoas desenvolverem as habilidades que precisam para o serviço.

Essa vai ser a primeira vez que a equipe vai experimentar novas técnicas, produtos e materiais. Então, não espere que tudo seja feito perfeitamente de primeira.

Essa é só a primeira etapa prática, então as pessoas vão pegando e dominando as técnicas com o tempo. O importante é ir relembrando o motivo por trás de cada processo e estar atento para seguir as instruções sem comprometer o resultado da sua limpeza.

É legal mostrar as tarefas uma por uma, destacando o que é importante em cada uma delas e questioná-las: Isso foi fácil? Existe alguma dúvida? Existe algo atrapalhando esta tarefa? É possível completá-la sem problemas? Quanto mais claro, menor a margem para erros.

Dicas para esta etapa:

  • A equipe é essencial para o trabalho, então valorize. Encoraje, elogie, seja positivo.
  • Se a equipe for muito grande, divida. Nessa etapa é importante que todos possam observar e todos possam fazer a tarefa. 
  • Você pode treinar seus novos contratados em dupla com um funcionário mais antigo. Dessa forma, os limpadores mais novos recebem suporte de alguém com mais experiência. 

 

 

4 Revisar

A última parte do treinamento é revisar. Recapitule o que foi aprendido e retire as últimas dúvidas. Depois disso, as atividades vão acontecer no dia a dia e devem ser checadas para garantir que tudo está ocorrendo como esperado. 

Além disso, a revisão já verifica se a operação está em ordem ou se precisa de ajustes. Aqueles detalhes que só percebemos depois que tudo já está rodando.

Se a equipe tiver entendido as razões por trás da limpeza e levarem sua responsabilidade a sério, você vai perceber que a partir do momento que eles dominarem a técnica, as tarefas serão completadas seguindo sempre o padrão.

E claro, para verificar como foi o seu treinamento, ninguém melhor que a própria equipe para dar essa avaliação. Peça por avaliações anônimas para que as pessoas possam se sentir mais à vontade para falar sua opinião.

Dicas para esta etapa:

  • Seja gentil e ofereça suporte. As pessoas têm diferentes formas e velocidade de aprendizado. Tire dúvidas e forneça material informativo.

 

Fornecer treinamento adequado para a equipe de limpeza comercial é vital para realizar o trabalho de forma segura, correta e eficiente. O treinamento interno regular cria novas oportunidades para que os funcionários aprendam, melhorem e desenvolvam suas capacidades existentes.

Tornar o treinamento prático, informativo e divertido é importante para manter seus funcionários interessados e engajados durante as sessões de treinamento de limpeza profissional.

 

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