Uma das melhores ações pro seu restaurante é o desenvolvimento de um sistema eficiente de higiene e limpeza.

 

Além de oferecer a segurança de que todos precisam, isso ainda conta muitos pontos positivos para a escolha do cliente.

Uma higiene ruim afasta clientes e dá uma aparência negativa ao seu negócio. Atualmente essa informação se espalha bem rápido e isso pode ser quase que de imediato notado por possíveis clientes através das avaliações negativas.

Para garantir a saúde de todos, a boa qualidade dos alimentos servidos e preferência dos clientes, veja as dicas de segurança a seguir.

 

Violações sanitárias mais comuns e como evita-las

 

O Que É Mais Importante?

Existem dois pilares para você assegurar a qualidade dos alimentos comercializados. O primeiro se refere à maneira que a comida é preparada, cozida, resfriada, servida e manipulada. E se nesse processo houver falta de cuidado ou de conhecimento das práticas adequadas pode ocorrer contaminação dos alimentos.

O segundo diz respeito à limpeza geral e manutenção da cozinha, dos equipamentos e das dependências do restaurante. A falta de higiene geral pode levar a contaminação da comida, dos ambientes de uso público e causar danos á equipamentos.

Existem diversos fatores para alcançar um padrão alto de higiene e a forma mais prática é inserindo protocolos simples e ensinar uma equipe os procedimentos corretos de manuseio de alimentos e limpeza é incorporando treinamentos informativos e processos diários para garantir que chegue a todos e de forma completa.

Estes são alguns dos temas, envolvendo os dois pilares da segurança dos alimentos, que podem ser abordados nos treinamentos:

  • Protocolos de higiene pessoal
  • Como e quando lavar as mãos
  • Quando a comida deixa de ser segura
  • Controle de temperatura e tempo ao manusear alimentos
  • Como verificar a temperatura dos alimentos
  • Como armazenar alimentos

segurança alimentos

 

  • Como cozinhar e resfriar alimentos de forma segura
  • Como etiquetar alimentos abertos ou já preparados
  • Como evitar a contaminação cruzada
  • Como e quando limpar e sanitizar
  • Que material usar para limpeza e sanitização
  • Informações sobre as doenças mais comuns que podem ser transmitidos pelos alimentos

 

limpeza restaurante

 

Limpeza Geral

Para a limpeza da cozinha assim como das demais áreas do restaurante é bom ter uma planejamento de quando, como e usando que produtos as áreas serão limpas. Dessa forma é possível ter certeza de que tudo será limpo e da forma que é esperada.

Veja como definir um planejamento de limpeza para sua empresa é rápido e fácil!

Para que esta tarefa seja realizada conforme o protocolo podemos fazer listas com as informações que a equipe precisa saber para a limpeza como: que dias/ horários deve ser a limpeza, usando que materiais e de que forma; e ainda quais os produtos e diluições são as certas.

Veja mais dicas sobre como deve ser a higiene pessoal em cozinhascomo limpar sua cozinha 

 

limpeza de restaurante

 

Ter Um Código De Cores Ajuda A Evitar Contaminações

A contaminação cruzada ocorre quando contaminantes ou alérgenos são transferidos de um objeto “sujo” para outro “limpo”. Por isso tomar medidas contra a contaminação é importante tanto para evitar doenças quanto alergias em clientes alérgicos e intolerantes.

Não existe um padrão nacional ou internacional para o uso de cores nos sistemas de limpeza. Porém, você pode utilizá-lo como uma maneira de evitar as contaminações na limpeza de diferentes áreas. Um exemplo é usar panos de diferentes cores para cada área.

limpeza geral

Veja exemplos:

  • Vermelho: Banheiros/ áreas com alto risco de contaminação, muitos germes.
  • Amarelo: Áreas e objetos de “baixo risco” (bancadas, mesas, cadeiras etc)
  • Verde: Áreas de manuseio de alimentos
  • Branco: Pisos

Então, dependendo das cores que tem disponível você pode fazer seu próprio código.

Esse tipo de separação é justificado devido ás diferenças que temos, por exemplo: Imagine que ao arrumar seu lugar em um restaurante derrubou um talher no chão. Você provavelmente vai querer trocá-lo. Mas geralmente não vai precisar trocar um que caiu numa mesa ou bancada limpa recentemente. O grau de contaminação dos lugares é diferente. Nos diversos ambientes de um restaurante isso também é verdade e alguns nunca devem ser misturados como banheiro e cozinha.

Agora pense, aquela reação mudaria se você soubesse que a bancada foi limpa com o mesmo pano usado para limpar o banheiro?

Assim como a limpeza pode eliminar contaminações, se feita de maneira errada, pode causar contaminações. Germes trazidos do banheiro e espalhados em uma bancada entrariam em contato com as mãos de um cliente que estaria comendo um sanduiche e seriam ingeridos, podendo causar doenças graves. Além da ingestão, as infecções também podem ocorrer através dos olhos, nariz, orelhas e mesmo pequenos ferimentos abertos.

 

Se é possível prevenir e reduzir as chances de uma contaminação vale o esforço, para a segurança de todos. Reconhecendo os dois pilares para assegurar a qualidade dos alimentos no food service e colocando em prática as dicas de organização e limpeza é possível servir refeições além de deliciosas, seguras!

 

 

Photos  by Pexels and Unsplash

Limpeza De 1 Minuto!

Dicas de limpeza para a cozinha do seu restaurante

Como cuidar da sua lava-louças – Um guia para cozinhas muito ocupadas!

Violações sanitárias mais comuns e como evitá-las – Parte 1

Como limpar tábuas de carne e utensílios de cozinha de madeira