“Responsabilidade ambiental”, o que você entende por isso?

 

Será que separar o lixo e economizar água é suficiente para uma empresa proclamar que tem responsabilidade ambiental?

 

Como empresa, temos que nos responsabilizar por várias coisas. E nosso impacto no ambiente é uma delas. O nosso impacto pode ser positivo ou negativo. 

 

limpeza sustentável

Avaliando Nosso Impacto no Meio em que Vivemos

 Mas quais são os impactos que podemos causar no meio ambiente e como avaliamos isso?

 

Praticamos uma ação positiva quando fazemos a compostagem do lixo orgânico, plantamos árvores, respeitamos o espaço dos outros animais e optamos por consumir produtos de empresas que também fazem isso. 

 

E o impacto é negativo quando negligenciamos nossa responsabilidade e esquecemos que nós fazemos parte no ambiente. Isso envolve ações como o descarte inadequado do lixo tóxico (lâmpadas, material eletrônico, óleo), uso indiscriminado de plástico e embalagens e combustível fóssil. Quando fazemos isso, estamos esquecendo de que não somos seres isolados, mas sim uma forma de vida completamente dependentes da natureza.

 

Quando falamos de impacto ambiental não significa necessariamente uma situação extrema. Então não são apenas empresas que fazem “grandes estragos” que devem se preocupar com o assunto. Tudo que nós seres humanos fazemos, basicamente gera um impacto. O lixo produzido, água e energia que são gastos e os produtos que consumimos. 

 

Sendo assim, é nosso trabalho avaliar as nossas ações e encontrar alternativas que reduzam o impacto negativo.

 

limpeza sustentável

 

Como os Clientes Enxergam Nossas Ações?

 As empresas hoje recebem inclusive pressão por parte dos clientes para tomarem iniciativas melhores e que levem em conta a qualidade da sua interação com a natureza e a comunidade. 

 

Para ir de encontro com essas necessidades, é importante avaliarmos o que podemos melhorar hoje na nossa operação e isso inclui a forma como nossas limpezas são feitas. Assim, as empresas podem implementar programas de higienização eficazes e que combinem produtos sustentáveis com redução de desperdício.

 

limpeza e desinfecção

 

Vantagens de um Programa de Limpeza Sustentável

 Se o cuidado com a natureza por si só não for suficiente, ainda existem outras vantagens em se optar por um programa de limpeza sustentável. 

 

A mudança para uma atitude sustentável também ajuda a reforçar a marca e a reputação com os clientes e inclusive funcionários que se importam em trabalhar em um lugar que respeite não só a sua equipe, mas a comunidade geral. 

 

O foco na sustentabilidade pode trazer benefícios até mesmo para a base do seu negócio. De acordo com um estudo da S&P 500 grandes corporações com estratégia de sustentabilidade performam melhor financeiramente, apesar de uma concepção comum de que isso custa mais.

 

Há evidência de que limpeza com produtos sustentáveis são mais seguros para quem usa o produto e o ambiente em que foi limpo, já que reportam causar menos alergias e terem menor toxicidade.

 

Além disso, desinfetar e lavar as mãos frequentemente pode reduzir drasticamente a quantidade de germes nos ambientes, reduzindo todos os tipos de contaminações biológicas.

 

limpeza sustentavel

Como Transformar seu Sistema de Limpeza Atual e Torná-lo Sustentável

 Veja algumas medidas que você pode tomar para tornar a limpeza da sua empresa mais “verde” sem gastar muito.

 

1 Avaliação do programa atual

 

Faça um levantamento de tudo que é feito e usado nas higienizações da sua empresa e avalie a situação atual. 

 

  • Quais são as áreas que precisam de melhoria? 
  • Quantos produtos estou usando 
  • Que tipo de materiais uso, 
  • Uso muitos descartáveis na limpeza? 
  • Existem outras opções de produtos e materiais que poderíamos usar para reduzir nosso impacto negativo?

 

As respostas dessas questões vão ajudar a definir as primeiras ações a serem implementadas no seu novo programa.

 

2 Qual é o seu objetivo?

 

Defina algumas metas para o seu programa de limpeza. Essas metas vão ajudar a definir as medidas que você irá tomar em seguida. Elas também ajudam a equipe a entender o que estamos fazendo, porque é importante e como faremos isso. 

 

As metas precisam de prazos para serem alcançadas. Então também é preciso avaliar e decidir quanto tempo terá para atingir cada uma dessas metas. Por exemplo: Reduzir o número de produtos de limpeza utilizados em 10% até o fim do primeiro semestre.

 

cronograma de limpeza

 

3 Montando o novo programa

 

Para montar o novo programa você vai usar o que descobriu quando avaliou o sistema atual e associar as metas para incluir atividades ou produtos que se encaixem e permitam atingir seus objetivos. 

 

Esse novo planejamento deve incluir as atividades que serão realizadas, a frequência delas, como devem ser feitas, os produtos e os materiais de limpeza profissional que serão usados. Lembre-se de dar destaque às mudanças para que elas realmente sejam lembradas e efetivadas.

 

O Que Eu Posso Mudar no Meu Planejamento de Limpeza?

 Algumas coisas que você pode fazer ou trocar para tornar sua operação mais amigável com a natureza são:

 

  • Produtos de limpeza profissional com selo de produção sustentável – Lembre que o impacto de qualquer produto que seja, inicia antes de você utilizá-lo. A produção do produto também precisa respeitar regras fundamentais para ser considerado sustentável;
  • Reduzir o número de produtos – Muitas vezes observamos operações que utilizam uma série de produtos, quando um só resolveria todos os problemas;
  • Usar produtos de limpeza profissionais – Esse tipo de produto vai te ajudar a gastar menos produto para limpar mais áreas. Além disso, eles são realmente eficazes todas as vezes, inclusive na limpeza pesada. Isso evita que você tenha que usar uma quantidade maior de produto, ou limpar várias vezes a mesma coisa até funcionar (retrabalho);

 

lava-louça industrial

 

  • Usar equipamentos que tornem sua operação mais sustentável, como por exemplo, máquinas lava-louças. Elas lavam a louça super rápido e permitem que você reduza o consumo de água em até 70%, além de reduzir o uso de outros insumos como detergente, álcool e energia (em locais que utilizam torneiras elétricas).
  • Materiais de limpeza produzidos com plástico reciclado;
  • Materiais mais duráveis que não vão precisar de reposição constante;

 

Dica: Uma forma de mostrar para seus clientes como se importa com o impacto da sua empresa no ambiente e na comunidade é tornar pública suas ações.  Assim você pode postar nas redes sociais e encontrar maneiras de mostrar no próprio local o seu comprometimento em manter atitudes que sejam positivas para a natureza.

 

Faça a Sua Empresa Avançar

Desenvolver e implantar um sistema de higienização eficiente e ambientalmente sustentável não precisa ser difícil ou caro. O “futuro” já chegou e a hora de repensar nossas atitudes é agora. Esse tipo de mudança é importante e impacta toda a comunidade, por isso não podemos mais esperar. 

 

Tornar o bem estar geral uma prioridade mostra o seu comprometimento e como sua empresa valoriza seus funcionários, clientes, a comunidade e o meio ambiente!  

 

 

Photos by Pexels

Desinfetantes Profissionais: Clean By Peroxy

Plano de limpeza

Segurança de alimentos nas cozinhas de restaurantes

Checklist de limpeza

Desenvolver bons hábitos: Garantindo a segurança da sua cozinha no longo prazo

Produtos Antibacterianos: O que são e como usá-los