Todos os equipamentos da sua cozinha precisam ser usados da maneira correta, conforme as instruções, além de requerem algum cuidado.
Uso impróprio e manutenção ruim podem prejudicar a operação e atrasar o trabalho, atrapalhando a rotina da cozinha.
As lava-louças industriais são utilizadas durante várias horas, todo os dias nas cozinhas. Esse uso intenso e frequente requer que o cuidado com ela seja indispensável. Além disso, a manutenção e limpeza devem ser seguidas regularmente para manter a sua lavadora com a melhor performance possível.
Veja o que você deve ou não fazer para garantir que a sua lava-louças industrial continue operando por muito tempo sem falhas.
Cuidando da sua lava-louças industrial – O que fazer:
-Faça a raspagem da louça tirando partículas grandes de comida e outros objetos.
Esse processo também é chamado de pré-limpeza de louças, veja como fazer nesse post.
-Coloque as louças no rack de forma adequada, garantindo que não fiquem uma por cima da outra dificultando e impedindo a lavagem
-Ao fim do dia de trabalho limpe o interior da lava-louças. Esvazie, limpe o interior e as peças removíveis, principalmente os braços e bicos, enxague e deixe-a aberta para secar.
Verifique se as peças estão ok, nada está danificado, pois as peças podem se desgastar com o uso.
-Se a sua água tem algum grau de dureza, agende limpezas regulares para remover o calcário de dentro da máquina e suas peças.
Se a água for muito dura, de forma que acumule calcário muito rápido, pode ser interessante instalar um sistema de tratamento da água.
-Quando for lavar as louças, se você tiver só uma lavadora para todos os itens, lave os copos primeiro. Depois da lavagem comum dos pratos a água fica com restos de gordura, molhos e alimentos que podem grudar nos copos causando manchas.
Lave os copos primeiro quando a água da máquina ainda estiver limpa e sem nenhum resíduo.
-Use apenas produtos recomendados pelo fabricante e seguros, regulamentados pela ANVISA.
Cuidando da sua lava-louças industrial – O que não fazer
-Não use produtos inadequados para lavagem em máquina, como detergente neutro. O uso de detergente comum causa superprodução de espuma e pode fazer a lava-louças transbordar e molhar os componentes eletrônicos, causando danos graves.
Isso pode fazer com que componentes como a placa eletrônica tenha que ser substituída. E geralmente esse é o componente mais caro desse tipo de equipamento.
-Não deixe o tanque cheio de água de um dia pro outro. Além de essa água ser uma fonte de contaminação para louça, a água parada no tanque pode danificar componentes da sua lava-louças.
-Quando for lavar a louça, verifique se o rack está cheio. Lavar poucas louças por vez gera um maior gasto de energia, água e insumos.
-Não lave a louça com água suja. Se durante as lavagens do dia você notar a água ficando muito turva, não mantenha essa água no tanque para as próximas lavagens.
Esvazie a máquina e encha-a novamente. Lavar as louças com água suja, impede que a máquina trabalhe de forma eficiente.
-Não tente fazer a manutenção da sua lava-louças sozinho. Só faça intervenções se forem recomendadas por um profissional qualificado. A manutenção inadequada pode afetar outros componentes levando a danos mais graves na lava-louças.
Um outro fator fundamental para o bom funcionamento da sua lava-louças industrial é ter a equipe treinada para operar o equipamento corretamente. Os novos membros devem ser treinados e orientados sobre o modo de operação da lavadora.
Se necessário entre em contato com a equipe técnica responsável por cuidar da sua lava-louças e solicite um novo treinamento de operação e manutenção diária.
Embora as lavadoras sejam de fácil operação, é muito importante ter todos os detalhes esclarecidos como: aguardar o aquecimento da água do tanque, quando esvaziar a máquina, como carregar os racks, como fazer a limpeza diária, entre outros.
Além disso, conhecendo a máquina, um operador pode identificar pequenos problemas antes de se tornarem algo mais grave.
Se usada da maneira correta, a sua lava-louças industrial vai te ajudar a melhorar o processo geral da sua cozinha e ainda economizar água, produtos e muito tempo na lavagem de louças.