Para muitos tipos de limpeza, não existe apenas uma única forma de fazer certo.

 

Mas você sabia que algumas formas de “limpar” podem acabar atrapalhando o seu objetivo?

 

Algumas atitudes fazem com que, em vez de limpar, você deixe seus ambientes e objetos ainda mais sujos. Outras ainda fazem com que você tenha retrabalho!

Como não queremos gastar tempo e esforço limpando, para depois sofrer com o resultado de uma higienização ineficiente, é melhor já ajustar suas tarefas para evitar esses erros que dificultam sua vida.

Veja como esses 7 erros podem atrapalhar a limpeza do seu restaurante!

 

Limpeza restaurante

1.Deixar A Comida Secar Na Louça

Esse problema é considerado uma falha de operação no processo de lavagem de louças. Às vezes, as louças não são lavadas logo quando vem do salão. Então, os alimentos e bebidas secam nos pratos, talheres, xícaras e copos.

Quando isso acontece, fica bem mais difícil para a sua lava-louças remover os alimentos secos. Para evitar ter que refazer ciclos na lava-louças e gastar mais insumos, deixe as louças que não serão lavadas imediatamente em uma pia, cuba ou bacia com água.

Não precisa adicionar detergente ou produto algum na água, basta deixar os pratos e utensílios úmidos e quando for a hora, colocar na lava-louças.

Esses 7 Erros Podem Atrapalhar A Limpeza Do Seu Restaurante!

2.Usar Demais E Misturar Seus Panos De Limpeza

Se você tem aquele paninho que leva para todo lado e serve para tudo, desde limpar as mãos, limpar uma bancada aqui, uns respingos por ali e o que mais encontrar, talvez seja hora de rever esse hábito.

Em primeiro lugar, o pano para limpeza de mãos deve ser um e para limpeza de superfícies outro. Quando falamos de limpeza de empresas, esses dois não se misturam.

Em Segundo lugar, se a sua empresa tem uma cozinha ou qualquer local para alimentação, deve ter panos específicos para essa área e que não podem ser usados em outros locais.

Contaminação é um assunto muito sério e um simples pano de limpeza pode ser responsável por grandes impactos quando falamos de transferir bactérias causadoras de doenças. Usar um pano de outro ambiente ou superfície para a cozinha, pode infectar diversas pessoas durante a alimentação.

Quando se trata de lidar com a contaminação cruzada, existe um método simples e econômico que sua empresa pode usar: Um sistema de cores. O sistema de cores usa panos de cores variadas para áreas específicas, a fim de reduzir ou eliminar a contaminação cruzada e obter um ambiente de trabalho mais limpo e saudável.

Por exemplo, a limpeza de um escritório. O pano que foi usado para limpar o banheiro nunca deve ser usado para limpar uma mesa. Ao definir uma cor de pano que pode ser usado ​​no banheiro e outra que pode ser usado ​​na mesa, você nunca corre o risco de ter esses tipos de problema. É um sistema simples que qualquer um pode seguir.

Outro ponto é usar demais os panos de limpeza. Eles precisam ser lavados de uma até várias vezes por dia, dependendo da frequência de uso. Além disso, o ideal é trocá-los frequentemente. Não espere até eles rasgarem (kkkkk) precisamos lembrar que a limpeza de empresas não é igual a limpeza em casa.

Nas empresas são diversas pessoas diferentes que passaram por diferentes lugares trazendo e levando bactérias, fungos e outros microrganismos. Por isso, precisamos fazer todo o possível para evitar a proliferação desses germes. Uma das formas de fazer isso é trocando seu material de limpeza quando necessário.

lava louça industrial

3.Carregar Demais A Sua Lava-Louças

Sempre indicamos completar o rack para aproveitar bem o uso da água, energia e produtos da sua lava-louças, mas isso não significa sobrecarregar.

Quando empilhamos demais os utensílios, a lava-louças não consegue fazer o seu trabalho, que é jogar os jatos de água com detergente por toda a extensão das louças. Assim, você tem lavagens ineficientes que precisam ser repetidas até mais de uma vez para atingir o resultado ideal.

Algumas pessoas ainda acabam acreditando que a máquina é que está com problemas, porque não lava direito. Mas carregando os racks e operando a lava-louças corretamente, ela melhora demais o dia a dia das cozinhas e sem falhas de execução.

 

desinfetante esses 7 erros podem atrapalhar a limpeza do seu restaurante!

4.Negligenciar Os Pontos De Alto Contato

Todo lugar tem pontos de alto contato. Você pode considerar um ponto desse qualquer local/objeto que seja tocado frequentemente pelas pessoas que passam por ali. Alguns exemplos são: Maçanetas, botão de elevador, corrimãos, interruptores, a mesa de uma recepção, entre diversos outros pontos que vão variar de local para local. Você precisa observar e identificá-los na sua empresa.

Eles precisam ser limpos, porque quanto mais pessoas ou quanto mais vezes um objeto é tocado, maiores as chances de ele ser uma potencial fonte de contaminação.

Depois de identificar, é legal fazer um checklist para que esses pontos não sejam esquecidos nas próximas limpezas. Serve também para treinamento, caso a equipe de limpeza mude. Então, a cada limpeza esses pontos serão limpos e você pode controlar a transferências de contaminações.

Você pode fazer checklists para as atividades a serem realizadas e os locais que precisam ser limpos. Assim, nada será esquecido e ninguém precisa depender da memória para fazer o seu trabalho, afinal, no início pode ser difícil lembrar de tudo que precisa ser feito.

Além disso, dá segurança a pessoa fazendo a tarefa porque pode trabalhar tranquilo sem se preocupar em lembrar de tudo. Afinal, isso não é um teste de memorização.

carrinho de limpeza empresa

5.Guardar Os Materiais De Limpeza Antes De Lavar

Os materiais de limpeza, principalmente aqueles usados no banheiro, cozinha e área externa precisam de uma atenção especial após as limpezas.

Os materiais precisam de enxágue e desinfecção sempre que forem usados. Isso é importantíssimo para evitar a proliferação de germes. Sem essa limpeza, as bactérias e fungos teriam chance de se multiplicar e se espalhar para outras superfícies.

Além disso, na próxima limpeza, esses germes seriam passados para as superfícies que você estaria tentando limpar, tornando tudo ainda mais contaminado do que antes!

Lembrando que essa regra vale também para as esponjas. Já sabemos que elas são um local ideal para abrigar colônias de milhares bactérias. Assim, elas devem ser lavadas frequentemente e trocadas sempre que perderem suas características originais.

A falta de higienização dos itens de limpeza pode prejudicar a qualidade das limpezas, além de colocar em risco equipe e clientes.

 

Produto antibacteriano

6.Usar Produto De Limpeza Em Excesso

Se a sua limpeza exige uma quantidade pequena de produto, porque você usaria mais?

Se um pouquinho de limpador funciona, então mais funciona ainda melhor, certo? Na verdade, não. Não é assim que funciona com produtos de limpeza, especialmente com produtos concentrados.

O excesso de produto deixa uma camada de resíduo, uma espécie de filme, que atrai a sujeira e faz ela grudar na superfície. Outro problema, é que esse produto que sobra pode reagir com outros produtos ou com a própria superfície, agredindo o material.

Se estivermos falando de superfícies que tem contato com alimentos, pode ser ainda mais perigoso. Isso porque o resíduo pode ser transferido para comida e causar intoxicação alimentar.

A forma mais segura de utilizar um produto de limpeza é utilizar apenas a quantidade indicada no rótulo ou ficha técnica que foi determinada por testes realizados pelo fabricante. Além disso, se as indicações mencionarem a necessidade de enxágue, você precisa fazer isso até a remoção total dos restos de produto.

Para completar, garanta que sempre está usando produtos adequados para sua empresa. Produtos de limpeza professional devem ser registrados ou notificados pela ANVISA para serem comercializados legalmente. Além disso, devem ter disponíveis fichas técnicas e FISPQs para assegurar o consumidor das informações corretas sobre o produto.

 

Limpeza de Restaurante cozinha

7.Não Ter Um Plano De Limpeza Definido

Uma das peças chave para ter um sistema de limpeza que funcione continuamente de forma garantida é ter um plano de limpeza.

As equipes mudam com muita frequência nos restaurantes. Sem um planejamento de limpeza como as novas equipes sabem quando precisam limpar? Qual é o padrão de limpeza exigido na sua empresa? Quais são os itens que devem ser limpos diariamente? Mensamente? Anualmente? Quais os produtos e materiais indicados para cada limpeza?

Quando você não tem padrões definidos, como vai cobrar os resultados dos seus funcionários? Precisamos ter coerência. Planejamentos de limpeza definem previamente como e quando as tarefas precisam ser feitas. Dessa forma, as higienizações estão sempre dia, padronizadas e os ambientes são seguros para os clientes e para a própria equipe.

Veja como fazer o seu aqui: PLANEJAMENTO DE LIMPEZA

 

As limpezas precisam ser feitas constantemente e utilizam recursos como nosso tempo, esforço e orçamento. Então, melhor que sejam ser feitas de forma eficiente para evitar o retrabalho e realmente garantir a segurança e saúde de quem frequenta a sua empresa.

 

Photos by Unplash and Pexels

 

6 Falhas Na Limpeza Que Podem Alterar O Sabor Da Sua Comida!

Coisas Que Você Não Deve Limpar Com Detergente

Como Evitar Contaminações No Seu Restaurante

Top Itens Para Ter No Seu Carrinho De Limpeza

Dicas Para Ter Uma Cozinha Sempre Limpa e Segura!

Qual Desinfetante Escolher???