A limpeza do escritório é uma tarefa indispensável porque sabemos o quanto ela é importante.

 

 

 

Mas você sabia que ela pode impactar não só na saúde dos funcionários como também na sua produtividade?

 

 

As empresas têm necessidades especiais de limpeza, o alto fluxo e a variedade de pessoas e lugares de onde vem, traz um alto fluxo de contaminações. Isso, por si só, torna a profissionalização um ponto importante da limpeza de empresas. Mas infelizmente, ainda hoje, não são todas as empresas que percebem essa necessidade.

Veja esse e outros erros comuns que podem ser evitados na limpeza de empresas.

 

1 Procrastinar

Quando a limpeza deve ser feita? A limpeza deve ser programada, deve seguir um cronograma regular. Seja hoje, semana que vem ou mês que vem, com um cronograma definido você sabe quando a limpeza será feita.

Principalmente em um contexto de pandemia, a higiene pessoal e geral deve ter prioridade. Também deve se tornar um hábito que cada um que trabalha no local limpe após fazer sua refeição na copa, sua mesa de trabalho, etc. Assim a sujeira não acumula e a contaminação diminui.

 

limpeza escritório

 

2 Deixar restos de comida nas lixeiras do escritório

Esse é um hábito que deve ser mudado. Restos de alimento levam a mal cheiro e atração de pestes como moscas e baratas. O ideal é jogar restos de alimento em lixeiras na copa ou refeitório e esse lixo deve ser descartado diariamente.

 

3 Limpar apenas o que está à vista

Limpar só o que se vê é um sintoma da limpeza apenas por estética. Quando você só limpa o que está visível e quando só limpa sem levar em conta a contaminação, você está negligenciando a higiene real. Isso leva a acumulação de sujeira ao longo do tempo. E isso pode ser um risco para pessoas com alergia que vão sofrer com as consequências de reações alérgicas e rinite no trabalho, afetando seu bem estar.

 

4 Não passar aspirador o suficiente

Carpetes, tapetes, sofás, poltronas e outros itens de tecido precisam ser aspirados regularmente. Poeira, ácaros e odores ficam especialmente aderidos nesses materiais e precisam ser removidos por aspirador ou limpador a vapor. E mais uma vez, não fazer isso contribui para o acúmulo de contaminações e para causar reações alérgicas nas pessoas.

 

dicas limpeza profissional

 

5 Usar produtos de limpeza inadequados

Escritórios são empresas e o fluxo de pessoas e contaminações exige que os métodos e produtos utilizados sejam profissionais. O uso de produtos de higiene profissional não só facilita a limpeza como oferece um resultado muito superior, além da economia. 

 

Quer saber mais sobre os produtos de limpeza profissional? Veja aqui as Vantagens dos produtos profissionais

 

6 Usar os produtos de limpeza da forma errada

Não basta usar bons produtos de limpeza profissional para que ela seja feita da forma correta. A aplicação do produto conta por até metade do sucesso. Utilizar os produtos usando os EPIs, seguindo as recomendações dos fabricantes, respeitando a sua finalidade, modo de uso e tempo de ação são alguns dos fatores essenciais para ter uma limpeza eficaz e segura.

 

7 Pensar que só a equipe de limpeza é responsável pela higiene

Todo funcionário é responsável por pelo menos alguma pequena parte da limpeza. Se você trabalha em uma mesa todo dia, é seu dever limpá-la e manter os materiais que estão nela limpos e organizados. Principalmente quando falamos em contaminação. É importante fazer a desinfecção da mesa, cadeira e materiais regularmente.

 

 

8 Não dar instruções claras a equipe de limpeza

Se você é um gerente ou administrador responsável pela coordenação da equipe de limpeza é seu trabalho também saber o que e como as limpezas precisam ser feitas.

Essa é a única maneira de orientar e treinar a equipe de limpeza para que o serviço seja feito da maneira correta. No Brasil, é muito comum que pessoas que trabalhem com limpeza a anos nunca tenham tido um treinamento. Isso acontece porque culturalmente acreditamos que a limpeza é um processo intuitivo. Mas não é bem assim que funciona na prática. É preciso que as pessoas tenham informações básicas sobre métodos, produtos e suas funções para fazer uma aplicação segura e eficaz.

 

É importante fazer a limpeza do jeito certo!

Para manter o escritório limpinho e saudável é indispensável uma higienização regular e que considere os detalhes de uma limpeza realmente eficaz. Além disso, a colaboração de todos faz desse processo completo e torna o ambiente de trabalho melhor para todos.

 

Images by Pexels and Unsplash

Dicas para manter seu escritório livre de contaminações facilmente

O que a sua empresa precisa saber para evitar contaminações

Coronavírus [COVID-19] – Checklist de limpeza durante a pandemia

Coronavírus [COVID-19] – Como manter escritórios limpos e seguros

Quais são os produtos de limpeza mais usados no Brasil?