Mais do que nunca manter uma rotina de limpeza e desinfecção séria se tornou fundamental.

 

 

 

A chave para manter uma rotina de limpeza estabelecida no seu negócio é a consistência. Para manter suas dependências seguras e impecáveis, você vai precisar criar um calendário de limpeza que toda a sua equipe possa seguir.

 

 

Para isso, é muito útil ter um checklist que te ajude a completar suas tarefas.

 

  

Checklist de limpeza

 Normalmente um local desorganizado e mal higienizado é muito frustrante para os clientes. Ter um ambiente assim durante a pandemia então, é inaceitável. Não só pela opinião dos clientes, como pela saúde e segurança de todos.

 

Manter a limpeza é obrigatório para manter os padrões de segurança e saúde pelos quais todos os estabelecimentos relacionados com alimentos são regulados.

 

Essas limpezas constantes são indispensáveis para a garantia da saúde dos trabalhadores e clientes. Além, disso, utilizar produtos de limpeza profissional com certeza auxilia muito na tarefa de manter os ambientes limpos e impecáveis.

 

O que também ajuda muito é ter um planejamento que contenha:

 

  • Cronograma das limpezas
  • Que limpezas serão feitas
  • Como as limpezas devem ser realizas
  • Checklist com as tarefas que serão realizadas em cada higienização
  • Quem são os responsáveis
  • Quem irá conferir os resultados

 

limpeza restaurante

 

O checklist é um aliado muito útil porque permite que você:

 

  • Realize todas as suas tarefas sem esquecer de nada
  • Evite retrabalho
  • Siga um fluxo lógico de tarefas que te permite ter maior produtividade
  • Agilize a higienização porque você não precisa ficar lembrando o que deve ser limpo. Tudo que precisa ser feito está listado e na ordem correta.

 

Isso é especialmente importante agora, pois novas demandas de limpeza surgiram, algo que não estávamos acostumados nas limpezas comuns antigamente. Então, é melhor ter uma garantia que não vamos esquecer algo importante.

 

Para saber como fazer os demais passos para planejar a suas limpezas de forma fácil e eficaz, veja esse post: Planejamento de limpeza para empresas

 

 

 

A limpeza é um trabalho de equipe

O que se espera de todos que trabalham no Food service é que apresentem salões e banheiros limpo e desinfetados, áreas do backstage (preparação de alimentos, limpeza de louças, armazenamento, entre outras) e exposição de alimentos igualmente sanitizadas e equipamentos em bom estado de conservação.

 

Você precisa confiar que a sua equipe vai manter este padrão, mas como fazer isso?

 

Todos precisam estar cientes de como isso é importante. Equipe da cozinha, gerentes, garçons… A equipe inteira precisa estar envolvida. Sem a cooperação da equipe e sua supervisão, o processo fica mais propenso a falhas e deixar de completar tarefas importantes pode custar a saúde da equipe e clientes, além de notificações e autuações da vigilância sanitária.

 

limpeza restaurante

 

Para garantir o engajamento de todo o grupo, é recomendado supervisionar o trabalho da equipe frequentemente para garantir que as tarefas estejam sendo cumpridas corretamente. É importante lembrar aqui que essa supervisão deve ser mais instrutiva e levada com um trabalho em conjunto de todos no local. Cobranças ríspidas acabam afastando os funcionários do seu objetivo principal.

 

*Precisa de algumas dicas sobre as inspeções regulares? Saiba como estar sempre preparado para as inspeções da vigilância sanitária.

 

*Veja como sua cozinha deve estar preparada para uma inspeção aqui: Cozinha pronta para inspeção

 

*Essas são recomendações para condições regulares de operação, não do regime de pandemia. As recomendações com relação ao período de pandemia podem mudar frequentemente. Para ter as informações mais atualizadas confira sempre o site dos órgãos reguladores como: Organização Mundial da Saúde, ANVISA, Ministério da Saúde e órgãos estaduais e municipais.

 

 

Facilitando sua rotina de limpeza

A limpeza eficiente de cozinhas comerciais depende da atenção aos detalhes. Além disso, a variedade de ambientes como salão, hall, banheiros e demais áreas faz dessa tarefa um desafio.

Preparar um checklist de limpeza ajuda a manter a sua rotina organizada e aumenta o grau de eficiência. Isso também evita a perda de tempo fazendo as mesmas tarefas duas vezes ou esquecendo outras.

 Para auxiliar nessa tarefa, nós oferecemos a você estes dois checklists com passos simples que vão te ajudar a organizar a rotina diária, semanal e mensal.

 

  

Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Cozinha e bastidores aqui!

 

 

Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Salão aqui!

 

Você pode alterar e customizar o seu checklist conforme a disponibilidade da sua equipe, das suas necessidades particulares e do tamanho do seu restaurante, lanchonete ou café. O arquivo é em formato .docx (Word), isso significa que você pode alterar as áreas editáveis que vão aparecer destacadas para você (não se preocupe, ao imprimir as marcas somem). Você também pode inserir linhas para outras tarefas que queira adicionar.

 É recomendável criar dois checklist de limpeza separados. Uma para o salão e outra para a cozinha e bastidores, já que as necessidades de limpeza são muitas e variam.

 

 

Cozinha e bastidores

 

 

Diariamente

Atualmente a maioria das tarefas diárias deve ser feita mais de uma vez por dia. Então, isso vai variar dependendo do número de horas que o local fica aberto ao público e das recomendações dos órgãos responsáveis. Verifique a recomendação específica junto ao site do órgão de saúde da sua região.

 

  • Desinfetar as áreas de preparação de alimento – Esse trabalho deve ser feito entre turnos. Desinfete pias, lixeiras, corredores e prateleiras. Use produtos seguros e indicados para o ramo alimentício;
  • Limpar e desinfetar os espaços de trabalhos diários;
  • Limpar e desinfetar as pias
  • Limpar grelhas, fogão e chapa. Não esqueça de limpar atrás e embaixo desses equipamentos também;
  • Limpar cada um dos equipamentos de cozinha depois de cada uso (liquidificador, fritadeiras, espremedor para sucos, cortador de carnes e frios, etc) – Estenda a limpeza também para laterais, portas e demais partes do equipamento. Esvazie a fritadeira, cheque os filtros e troque o óleo quando necessário;
  • Limpar micro-ondas;
  • Lavar cortadores de carne;
  • Limpar as paredes (respingos);
  • Limpar o chão;

limpeza profissional empresa

  • Limpar máquinas de café, chá e refrigerante – Esvazie e limpe bules de café e de chá, lave os filtros e limpe os respingos. Mantenha máquinas de refrigerante livres de bactérias desinfetando os bicos;
  • Esvaziar as lixeiras;
  • Fazer a limpeza da máquina lava-louça;
  • Limpar e desinfetar os banheiros dos funcionários – Limpar e desinfetar as pias, privadas, dispensers, portas, maçanetas e interruptores de luz, retirar o lixo e repor papéis, sabonete, álcool gel e limpar os espelhos.
  • Lavar e desinfetar as entradas
  • Repor demais pontos de álcool gel e sanitizantes

 

 

Semanalmente

 

  • Desinfetar as áreas de descarte de lixo para evitar pestes e a proliferação de bactéria;
  • Limpar as janelas – Deixe todas as janelas brilhando, dentro e fora. Clientes formam as primeiras impressões do local já olhando a aparência do exterior. Janelas limpas também fazem uma diferença visual clareando os interiores;
  • Limpar as paredes – Paredes limpas regularmente mantém um ambiente limpo e saudável;
  • Fazer a limpeza dos fornos – interior e exterior;

 

 

  • Checar e desinfetar os ralos – Os ralos nas cozinhas, entradas e banheiros podem entupir ou começar a acumular sujeira. Além disso, podem ser fonte de bactérias fungos, causando mau cheiro. Por isso, lembre-se sempre de checar os ralos e higieniza-los regularmente;
  • Organizar a dispensa – Essa é uma das tarefas semanais prioritárias. Inspecionar, organizar e limpar as dispensas e refrigeradores. Verificar as validades e se alimentos pré-preparados ou fracionados foram rotulados corretamente. Limpar o local e prateleiras.
  • Limpar o sistema de ventilação e ar;

 

 

 

Mensalmente

 

  • Limpar máquina de gelo – Verifique o manual para identificar partes removíveis que devem ser limpas;
  • Limpar teto, paredes externas e calhas;
  • Limpar e desinfetar os freezers;
  • Limpar caixas de gordura – Esse é um trabalho sujo que deve fazer parte do cronograma. Essa checagem previne que a gordura entupa seu sistema de encanamento e evita maiores complicações.

 

 

Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Cozinha e bastidores aqui

 

 

Salão

É importante que sua equipe mantenha a área do salão tão limpa quanto a cozinha. Nós oferecemos abaixo um checklist de limpeza específico para o salão para você seguir diariamente, semanalmente e mensalmente.

Além das tarefas listadas, existem algumas outras que sua equipe deve realizar diversas vezes durante os dias de trabalho como: limpar e sanitizar as mesas entre clientes; limpar o conjunto de condimentos e demais objetos de mesa que estejam sujos; retirar migalhas e farelos de cadeiras e poltronas, entre outras.

Estas tarefas podem ser listadas a parte como um adicional de tarefas diárias e frequentes.

 

Diariamente

 

Atualmente a maioria das tarefas diárias deve ser feita mais de uma vez por dia. Então, isso vai variar dependendo do número de horas que o local fica aberto ao público e das recomendações dos órgãos responsáveis. Verifique a recomendação específica junto ao site do órgão de saúde da sua região.

 

  • Limpar e desinfetar a entrada – varrer e passar pano no chão;
  • Limpar e desinfetar os banheiros dos clientes – Limpar e desinfetar as pias, privadas, dispensers, portas, maçanetas, e interruptores de luz, retirar o lixo, repor papéis, sabonete e álcool gel, limpar os espelhos;
  • Limpar e desinfetar as mesas;

 

 

  • Limpar e desinfetar cadeiras e bancos – Garantir que as mesas e cadeiras não tenham poeira ou respingos e manchas;
  • Aspirar carpetes e tapetes;
  • Limpar chão;
  • Limpar as paredes (com respingos);
  • Limpar e desinfetar os balcões – remover manchas e respingos;
  • Limpar e desinfetar a área de recepção/ caixa – manter limpo e organizado;
  • Repor os itens da recepção/ caixa – Álcool gel, papéis, entre outros.
  • Esvaziar as lixeiras e colocá-las em áreas estratégicas;
  • Limpar e desinfetar os menus removendo respingos e manchas.
  • Limpar as portas e desinfetar as maçanetas, trilho e limpar manchas ou respingos;
  • Limpar e desinfetar interruptores, decoração e demais objetos expostos que possam ser tocados por clientes e equipe.
  • Repor demais pontos de álcool gel e sanitizantes

 

 

 

Semanalmente

 

  • Limpar os vidros de portas e janelas;
  • Espanar as prateleiras de bebidas e organizar as garrafas;
  • Limpar o exterior dos refrigeradores e demais equipamentos que fiquem expostos e mantê-los organizados;
  • Espanar e limpar luzes, luminárias e lustres
  • Lavar e limpar as janelas, cortinas, pega mãos e trilhos;
  • Espanar e limpar as prateleiras.

 

 

Mensalmente

 

  • Limpar o teto e cantos com teias de aranha;
  • Lavar as paredes;
  • Mantenha os armários de louça, panelas, talheres e copos organizados e limpos.

 

 

Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Salão

 

 

O uso dos checklists facilita a sua rotina de limpeza que é intensa nesse período. Mantendo seus equipamentos e objetos limpos, você terá sempre um ambiente saudável para a preparar e servir alimentos. Como resultado, sua empresa será mais limpa, atraente e uma ótima opção para os novos e velhos clientes.

 

 

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