Fonte da imagem: ⓒ cherrydeck.com

Junto com o COVID – 19 surgiu a necessidade de levar a limpeza a sério, mais do que nunca.

 

A limpeza sempre foi importante não só do ponto de vista estético, mas principalmente da saúde.

 

Apesar disso, sabemos que nem sempre ela foi feita levando em conta os princípios básicos para garantir uma higiene eficiente e que garantisse a segurança das pessoas trabalhando em ambientes fechados.

Na medida que as pessoas precisam voltar ou continuar a trabalhar em escritórios, coworkings, lojas, consultórios e qualquer outro ambiente fechado, a limpeza se torna um ponto essencial para evitar uma possível proliferação em massa do vírus entre as pessoas.

 

 

A higiene e limpeza no Brasil

No Brasil temos um sério problema de falta de treinamento em higiene e limpeza. Isso faz com que não apenas os protocolos não sejam seguidos, mas também que tenhamos problemas desde a preparação da limpeza.

 

Por esse motivo podemos identificar:

  • Empresas que usam produtos domésticos e/ou inadequados em suas limpezas;
  • Os produtos que são usados são desperdiçados ou usados da forma errada por falta de informação;
  • Aumento do risco de acidente por falta de Equipamento de proteção individual (EPIs);
  • Limpezas ineficientes por usar produtos inadequados ou falta de informação sobre como realizar as higienizações
  • Aumento do risco de proliferação de contaminações.

 

Esses são alguns entre diversos outros problemas que poderiam ser evitados. Mas para isso mudar precisamos de informação. Além disso, precisamos que essa informação chegue a equipe de limpeza através dos gerentes e gestores.

dicas limpeza profissional

 

Como fazer limpezas realmente eficientes

Após passar por uma situação de pandemia como essa em que estamos, passamos a pensar e agir diferente em relação a nosso ambiente. Passamos a notar os comportamentos das pessoas e as superfícies ao nosso redor de outra forma. Passamos a nos preocupar com a higiene em situações que isso não nos incomodava antes.

É normal ter um pouco de apreensão e ansiedade nesse caso, mas é possível tornar os ambientes mais seguros para todos. Para isso, é preciso que os responsáveis se comprometam de verdade com esse objetivo.

E para que funcione, além do comprometimento, é preciso ter: Um bom plano de ação, uma equipe engajada e os materiais corretos.

 

Como começar

Como primeiro passo dessa jornada, você pode desenvolver seu plano. Fique tranquilo, fazer um planejamento eficiente e adequado desse não é uma tarefa difícil, e pode ser feita em apenas 4 passos!

 

Passo 1:  Crie uma lista das tarefas principais – Aquelas que grandes tarefas que precisam ser feitas primeiro.

Passo 2:  Crie uma lista das tarefas secundárias – Tarefas complementares que são necessárias para completar a tarefa principal.

Passo 3: Determine a frequência das tarefas – Você precisa definir quando e quantas vezes as tarefas serão feitas.

Passo 4:  Complete seu plano colocando as tarefas e o seu cronograma de limpeza.

 

 

Veja mais detalhes sobre como fazer seu plano aqui: Planejamento de limpeza para empresa

No post você também encontra uma planilha com um modelo de plano que você pode alterar e completar conforme as necessidades de limpeza da sua empresa!

 

Antes de preparar o seu plano, veja esses posts sobre desinfecção que preparamos para você:

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a limpeza da sua empresa corretamente

Coronavírus [COVID-19] – Desinfecção por nebulização ou pulverização

Coronavírus [COVID-19] – Higiene Pessoal nas empresas

 

Eles vão te ajudar a definir o que precisa ser incluído no seu plano, além de ajudar você e sua equipe a entender os porquês por trás das limpezas e de como elas são feitas.

 

Para facilitar, é sempre bom para a equipe ter a mão um checklist com a lista das tarefas que devem ser completadas durante seu turno de limpeza.

 

Os checklists são legais porque permitem que você:

  • Realize todas as suas tarefas sem esquecer de nada
  • Evite retrabalho
  • Siga um fluxo lógico de tarefas que te permite ter maior produtividade
  • Agilize a higienização porque você não precisa ficar lembrando o que deve ser limpo. Tudo que precisa ser feito está listado e na ordem correta.

 

Para criar um checklist de limpeza, é útil pensar sobre os pontos críticos que podem facilitar a transmissão de vírus e bactérias.

Observe as áreas de seu escritório e observe aos pontos de alto contato em cada uma. Alguns dos pontos de transmissão típicos incluem:

  • Mesas e escrivaninhas
  • Bancadas
  • Poltronas
  • Maçanetas e puxadores
  • Interruptores
  • Telefones, mouses e teclados
  • Acessórios de mesa, como grampeadores, dispensadores de fita e porta-canetas
  • Telas digitais de toque
  • Botões de equipamentos

 

escritórios limpeza

 

Cozinha e salas de descanso

  • Alças e botões de eletrodomésticos (geladeira, torradeira, forno, lava-louças)
  • Jogos
  • Cadeiras nas áreas de estar
  • Estação de café e itens de serviço de café / chá

 

Banheiros

  • Louças sanitárias (e seus puxadores, torneiras)
  • Dispensadores de sabonete e toalhas
  • Latas de lixo

 

Salas de conferências e reuniões

  • Controles como botões de viva-voz, controles remotos
  • Televisores, telas sensíveis ao toque e projetores
  • Acessórios para quadro branco como canetas e apagadores

 

Como além das tarefas diárias ainda existem aquelas que precisam ser feitas numa periodicidade diferente, ajuda se você dividir as tarefas por períodos como: Diárias, semanais, mensais, anuais.

 

Nesse post você pode ver como fazer checklists: Checklist de limpeza para o período de pandemia. O modelo do post é de um restaurante, mas você pode alterar as tarefas conforme a sua empresa precisa.

Para uma ajudinha extra, fizemos um modelo de checklist que você pode usar.   

CHECKLIST-DE-LIMPEZA-Sala.Escritório  ⇐ Clique para baixar o material

 

Você pode alterar e customizar o seu checklist conforme a disponibilidade da sua equipe, das suas necessidades particulares e do tamanho da sua empresa. O arquivo é em formato .docx (Word), isso significa que você pode alterar as áreas editáveis que vão aparecer destacadas para você (não se preocupe, ao imprimir as marcas somem). Você também pode inserir linhas para outras tarefas que queira adicionar.

 

Juntando a equipe

Para que esse plano dê certo o pessoal responsável pela limpeza precisa saber e entender o que está acontecendo. É importante informar não só o que deve ser feito, mas também porque deve ser feito da forma que é.

Quando estamos limpando com a intenção principal de desinfetar é necessário seguir um protocolo. Para isso, a equipe precisa seguir passos e usar produtos os adequados para o objetivo. Eles só vão saber disso e estar preparados para tratar a limpeza de forma eficaz se tiverem as informações corretas antes de começar a limpeza.

Então o plano de limpeza deve chegar até a equipe que realmente fará a limpeza e deve ser explicado para que o objetivo fique claro para todos.

 

limpeza desinfecção virus 

Juntando os materiais necessários

Ter os produtos e materiais adequados já ajuda e muito a agilizar suas limpezas. Algumas dicas para isso são:

  • Verifique previamente o que você precisa limpar para poder determinar que produtos e materiais vai precisar. Se você tiver feito o seu plano antes, basta dar uma olhada nele;
  • Utilize produtos químicos profissionais e que sejam registrados ou notificados na ANVISA;
  • Siga as instruções do fabricante – Faça as diluições corretamente, aguarde o tempo de ação, verifique o modo de uso e se o produto é adequado para as suas superfícies e ambientes;
  • Uitlize os EPIs adequados;
  • Nunca misture produtos de limpeza. Isso é altamente perigoso e potencialmente fatal.

 

 

Veja que produtos e materiais utilizar nas suas limpezas contra o COVID-19 aqui:

Coronavírus [COVID-19] – Produtos e EPIs que as equipes de limpeza devem utilizar

Coronavírus [COVID-19] – Materiais de limpeza e EPI’S – O que usar e como manter

 

 

 

 

 

Outras dicas que valem a pena ser destacadas são:

  • Melhorar a circulação de ar no ambiente;
  • Fazer a limpeza dos filtros do ar condicionado;
  • Preferir a ventilação natural, quando possível;
  • Manter o distanciamento social;
  • Encorajar e relembrar sobre a higienização frequente das mãos;
  • Nunca deixar os dispensers de sabonete, álcool gel e papel toalha sem abastecimento;
  • Encorajar que pessoas que apresentem qualquer sintoma de COVID-19 permaneçam em casa.

 

 

Elaborar um bom plano e conversar com a sua equipe de limpeza é um grande primeiro passo para promover um ambiente de escritório mais saudável e limpo.

Images by Pexels and Unsplash

 

Coronavírus [COVID-19] – Checklist de limpeza durante a pandemia

Quais são os produtos de limpeza mais usados no Brasil?

Coronavírus [COVID-19] – Como economizar na higiene e limpeza durante a pandemia?

Coronavírus [COVID-19] – Higiene Pessoal nas empresas

Coronavírus [COVID-19] – Desinfecção por nebulização ou pulverização