Não só em período de pandemia, mas em qualquer que seja a situação, é importante que nossas empresas estejam alertas e tomem cuidado com contaminações.

 

 

As pessoas podem ficar doentes por diversos de tipos de contaminações e já vimos que a coisa fica incrivelmente séria quando a doença pode ser transmitida de uma pessoa pra outra.

 

Gripes, resfriados e intoxicações alimentares são algumas das contaminações que podem se espalhar em empresas. Elas podem ser especialmente sérias para crianças, idosos e pessoas com a imunidade já comprometida.

 

 

Os altos riscos das contaminações

Problemas com contaminação além de causar danos à saúde de equipe e clientes, ainda traz uma péssima reputação, porque tem relação direta com os protocolos de higiene e limpeza praticados na sua empresa.

Se a sua empresa ainda não tem sistemas e protocolos definidos para essa situação, agora é a hora. Se antes da pandemia esse assunto não estava em pauta na sua empresa, ele precisa estar na ponta da língua de todos os funcionários daqui pra frente.

Processos de higienização falhos aliados a falta de uma boa higiene pessoal por parte da equipe podem rapidamente transformar uma situação rotineira em um problema de alto risco de contaminação.

 

higiene pessoal álcool gel

 

Importante lembrar que isso não vale apenas para proteção contra o coronavírus. Diariamente estamos expostos a diversos microrganismos e, potencialmente, a infecções. Então, não podemos esquecer que além do coronavírus precisamos nos defender de outros germes e que mesmo quando o covid-19 não estiver mais circulando amplamente, os demais germes ainda estarão.

Além do risco de infectar uma única pessoa, não podemos esquecer do risco de crescimento exponencial das contaminações. Quanto mais pessoas são contaminadas, mais a doença pode se espalhar levando doenças a pessoas que nunca estiveram nem perto da sua empresa.

É pensando dessa forma que colocamos em perspectiva o quanto nossas ações contam e quão sério são os riscos que colocamos as outras pessoas.

Então o que as equipes precisam fazer para proteger a si mesmos e os outros nas empresas?

 

Você é a primeira e melhor defesa contra infecções 

Uma medida muito significativa no combate às contaminações nas empresas para a proteção da saúde é encorajar funcionários doentes, principalmente com sintomas infecciosos, a não irem trabalhar. Funcionários doentes oferecem muito mais riscos do que benefícios ao ambiente para colegas e clientes.

Outra ação simples e eficaz é garantir que todos saibam que é extremamente importante lavar as mãos regularmente e como fazer isso da forma correta. Para isso as empresas devem fornecer os insumos necessários para lavagem das mãos e lembretes para que essa atitude esteja sempre na mente das pessoas e, com o tempo, vire um hábito.

Os gerentes e supervisores devem se responsabilizar por espalhar essas mensagens e deixarem isso muito claro para toda a equipe.

Segundo o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, você deve lavar as mãos sempre que:

  • Antes, durante e depois de preparar comida
  • Antes de comer
  • Antes e depois de cuidar de alguém que está em casa doente com vômito e/ou diarreia
  • Antes e depois de tratar um corte ou ferida
  • Depois de ir ao banheiro
  • Depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha ido ao banheiro
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de tocar num animal, comida ou resíduos animais
  • Depois de tocar em lixo

Durante a pandemia da COVID-19, você também deve lavar as mãos:

  • Depois de ter estado num espaço público e tocado num objeto ou superfície que possa ter sido frequentemente tocado por outras pessoas, como puxadores das portas, botões, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras, ou caixas registadoras/telas de eletrônicos, etc.
  • Antes de tocar nos olhos, nariz ou boca porque é a forma como os germes entram nos nossos corpos.

 

higiene pessoal

 

Assim como saber quando lavar as mãos, saber como lavar é tão importante quanto. Não encontramos as informações claras e especificadas no site do ministério da saúde brasileiro, na página sobre o coronavírus não existe material educativo sobre lavagem das mãos, então usaremos o método proposto pelo CDC:

  1. Umedeça as suas mãos com água limpa, corrente (morna ou fria), desligue a torneira e aplique sabão.
  2. Ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra com sabão. Ensaboe as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  3. Esfregue as suas mãos durante pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Cante duas vezes a canção “Parabéns pra você” do princípio ao fim.
  4. Enxague as suas mãos em água limpa, corrente.
  5. Seque as suas mãos utilizando uma toalha de papel.

 

Atenção na limpeza

Depois de cuidar da higiene pessoal, é hora de observar como está a limpeza geral da empresa. E nesse ponto, contaminação cruzada é um problema sério que deve ser cuidado de perto. Esse é um daqueles problemas que passa despercebido até ser tarde demais. Mas que com certeza contribui para limpezas ineficientes, resultados perigosos e pessoas doentes.

Por isso, existem práticas que devem ser seguidas para que você garanta que a sua limpeza está realmente promovendo a saúde e segurança de deve às pessoas que passam pela empresa.

 

– Usar um sistema de cores para panos e baldes que permita que você separe os materiais de locais muito contaminados (como os banheiros) das demais áreas.

Ninguém quer que a mesa da copa acabe sendo limpa com o mesmo pano usado para limpar o vaso sanitário.

– Fazer as limpezas do fundo do ambiente para a saída, de cima para baixo e das áreas menos contaminadas para as de maior risco e sempre em apenas uma direção.

 

desinfecção

 

– Trocar luvas, mops, panos e baldes depois de limpar o banheiro. O banheiro deve ter materiais usados para limpar esse ambiente exclusivamente.

– Use produtos de limpeza profissionais e registrados/notificados nos órgãos reguladores.

– Use produtos adequados para o tipo de limpeza que está fazendo. Por exemplo, para locais de alto tráfego você precisa usar um bom produto profissional para limpeza pesada para garantir que seu piso fique perfeitamente limpo sem muito esforço.

– Use desinfetantes com o princípio ativo adequado para as superfícies que você precisa limpar e para os germes que você precisa eliminar.

Veja os tipos de desinfetantes e como fazer as limpezas corretamente nesse post: Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa

– Determine cronogramas para as suas limpezas para que elas sempre aconteçam quando precisam ser feitas e não quando sobrar tempo.

– Limpe e armazene os materiais de limpeza secos e organizados para evitar que os germes se reproduzam nos seus materiais quando guardados. Se não, na próxima limpeza em vez de limpar você vai estar espalhando colônias de germes pela empresa.

 

Por que é diferente limpar pensando na saúde?

Existem diferenças especiais quando limpamos por aparência e quando fazemos isso por uma questão de saúde e isso precisa estar muito claro para a equipe responsável pela limpeza.

Nós não conseguimos ver os vírus causados da gripe e do COVID-19, nem as bactérias e fungos que podem ser responsáveis pelas intoxicações alimentares e nunca sabemos se existe algo infeccioso nas superfícies que limpamos.

Por isso, a limpeza responsável pela prevenção precisa levar em conta como esses organismos são e se comportam. Só assim podemos limpar com a consciência do que precisamos fazer para proteger as pessoas.

Empresas que limpam com a intenção de proteção da saúde adotam sistemas de cores, utilizam produtos seguros e adequados para sua finalidade para obter os melhores resultados. Ignorar essas práticas que são testadas e aprovadas coloca um número incalculável de pessoas em risco.

desinfecção

 

Os pontos de alto contato e por que são vitais na prevenção de doenças

Os Pontos de alto contato ou hotspots são críticos nas limpezas das empresas porque eles são aqueles locais onde sempre tocamos. Maçanetas, botões, pega mãos, bancadas de recepções, registro de torneiras, são locais onde todos colocam as mãos e por isso é muito fácil ocorrer a transmissão de germes por esses locais.

Apesar de ser impossível manter estes locais impecavelmente limpos o tempo todo, limpá-los regularmente ajuda a reduzir a carga total de germes e evitar possíveis contaminações.

Esse é outro motivo para lavar as mãos ou usar álcool em gel sempre que tocar essas superfícies. Essa simples ação evita que você leve a carga de germes com você e acabe transportando para outra região.

 

Não importa o tipo de empresa, precisamos de limpezas eficientes e que levem em consideração a saúde e segurança das pessoas que passam por ali. Para isso, precisamos pôr em prática os conhecimentos testados e aprovados que garantem limpezas eficazes na pandemia e a qualquer momento.

 

Photos by Pexels

Veja mais conteúdo sobre desinfeção e como fazer isso nos posts a seguir:

A ciência da limpeza

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a limpeza da sua empresa corretamente

Coronavírus [COVID-19] – Produtos e EPIs que as equipes de limpeza devem utilizar

Coronavírus [COVID-19] – Materiais de limpeza e EPI’S – O que usar e como manter

Coronavírus [COVID-19] – Checklist de limpeza durante a pandemia

Coronavírus [COVID-19] – Como manter escritórios limpos e seguros

Coronavírus [COVID-19] – Desinfecção por nebulização ou pulverização

Coronavírus [COVID-19] – Como fica a higiene de restaurantes em meio a pandemia