As lava-louças industriais são equipamentos estruturalmente complexos, mas com uma operação muito simples.

Entender como a sua lavadora de louça funciona ajuda você a entender melhor como ela trabalha e a tomar os cuidados que ela precisa para garantir uma longa vida útil e o funcionamento correto sem falhas.

Como são as lava-louças

As lavadoras trabalham com vários componentes internos como motobombas, placas eletrônicas, válvulas, pressostatos, termostatos dentre diversos outros componentes. Essa variedade de peças requer cuidados básicos de manutenção diária.

Cuidar da sua lava-louça contribui muito para o bom funcionamento e aumento da durabilidade dela. Máquinas que recebem a atenção necessária sem dúvida podem chegar a durar 20 anos.

Essa é uma ótima notícia já que os equipamentos de cozinha são itens muito importantes em um restaurante, além de terem um custo de aquisição mais alto. Porém, utilizando bem e por tanto tempo esses equipamentos com certeza “se pagam” e trazem uma ajuda enorme para o seu dia a dia.

Mas alguém já te explicou como funcionam as lava-louças industriais? Veja qual é o passo a passo do funcionamento delas.

 

Como funciona uma lava-louça industrial?

lava-louça 

1.Preparação para lavagem

Ao carregar a sua lavadora com o rack e acionar o botão ligar ou operar da máquina lava-louça, você dá um comando á uma placa eletrônica.

Este comando que vai acionar outros componentes internos como a válvula solenóide, uma peça que libera ou impede a passagem de água para o equipamento. Quando a entrada de água é liberada, você tem o início do enchimento do tanque da máquina.

Em geral é durante o enchimento, que acontece antes da primeira lavagem do dia e quando você precisa trocar a água durante o dia, que o detergente entra na máquina também. O dosador é acionado e o produto é liberado diretamente dentro do tanque. O detergente então é diluído na água dele e vai junto com esta água até os braços onde é liberado sobre a louça pelos jatos soltos pelos bicos no ciclo de lavagem.

 

sabão detergente lava-louça

 

Ao mesmo tempo, durante o enchimento, é acionada a resistência do tanque. Você sabe que as lavadoras de louça trabalham com água quente, então, a água da lavagem deve estar a mais ou menos 60ºC.

E é por isso que você deve aguardar alguns minutos para a temperatura alcançar o esperado para o enxágue na primeira lavagem do dia. Nas próximas, a água do tanque já estará aquecida e a resistência estará preparada para aquecer apenas o suficiente para chegar à temperatura ideal.

 

2.Lavagem

Após o enchimento e aquecimento, a água que está no tanque será puxada pela tubulação interna para passar pelos braços giratórios e sair pelos bicos no ciclo de lavagem. É por este motivo que a água do tanque deve estar limpa. Se você observar que durante o dia a água está turva, esgote a máquina e encha-a novamente.

 

limpeza cozinha lava louça

Lava-louça com acúmulo de água suja após várias lavagens

 

Isso se dá pelo fato de que a máquina reutiliza parte da água utilizada na lavagem anterior na lavagem atual. Assim, ao longo das lavagens do dia pode se acumular sujeira no tanque. Se a água não for trocada nesses casos, a louça será lavada com água suja e prejudicará a qualidade da lavagem.

 

Esse também é o motivo pelo qual as louças devem passar por uma pré-limpeza básica antes de serem colocadas na máquina. Restos de alimentos sólidos, guardanapos, caroços, palitos, outros objetos ou grande quantidade de molhos contribuem para sujar ainda mais a água do tanque.

 

Pré limpeza de louça

Fazer a pré-limpeza da louça é muito importante para a qualidade da lavagem e bom funcionamento da sua lava-louça.

 

Além disso, esses restos são levados junto com a água e entopem os bicos, impossibilitando a passagem de água. Esse também é um dos fatores que contribuem para lavagens ineficientes.

Cabe lembrar aqui que por isso também é tão importante utilizar e limpar o filtro da sua motobomba. Qualquer objeto que passe do tanque pode ocasionar danos á este componente que é essencial para a lava-louça e tem alto custo de reposição.

 

3.Enxágue

Após o fim da lavagem, parte da água é eliminada e mais ou menos 20% de água “nova” entra na máquina para o enxágue. A temperatura do enxágue é maior, então existe um compartimento, o boiler, que possui uma resistência e é onde a água do enxágue fica armazenada.

A água armazenada ali vai sendo aquecida até a hora de ser mandada para dentro da máquina no enxágue.

 

Máquina lava louça industrial

 

É na água do boiler que o secante é liberado, e quando ela chega a mais ou menos 80ºC, sobe para ser usada no enxágue.

Em geral, durante o enxágue o detergente também entra na máquina. Nesse caso, ele entra durante o enchimento na primeira lavagem do dia (ou após o enchimento) e nas demais lavagens entra somente durante o ciclo de enxágue. O momento da entrada dos produtos pode variar conforme a ligação que foi feita do dosador. Você pode confirmar como isso acontece na sua máquina com o seu técnico responsável.

 

Entender o funcionamento das lava-louças é fácil e isso pode te ajudar a compreender e cuidar melhor da sua máquina. Se você tem dúvidas sobre outros componentes ou detalhes da sua máquina converse com o seu técnico especializado. Eles com certeza terão informações interessantes para compartilhar!

 

Precisando de uma lava-louças? Para conhecer modelos de lava-louça e saber como comprar uma, clique aqui.

Images by masterfiles, arquivo próprio.

O que você precisa saber sobre máquinas lava-louças industriais

Por que minha máquina lava-louças não está funcionando direito?

Como fazer a limpeza da sua lava-louças industrial

Como cuidar da sua lava-louças – Um guia para cozinhas muito ocupadas!