As lava-louças industriais podem fazer uma revolução na sua cozinha. Depois de instalar uma, você não consegue mais viver sem elas!

E isso se dá não só pela comodidade, mas uma máquina consegue tirar o peso de uma atividade extensa, e frequente de você e da sua equipe, possibilitando que sua atenção e tempo se voltem para atividades mais impactantes para sua empresa.

 

Conhecer e escolher a máquina lava-louça ideal faz com que seus processos fluam ágil e eficientemente. As lava-louças conseguem trabalhar rapidamente e lavar grandes quantidades de louças e utensílios.

 

Conheça aqui os detalhes para escolher sua lava-louças ideal!

 

Conhecendo as lava-louças industriais

As lava-louças para cozinhas comerciais tem seu design especialmente projetado para ter a potência que é exigida por um ambiente comercial, a capacidade para higienizar diversos utensílios e exterior e interior de fácil limpeza.

 

Instalação

 

Energia

Para ter uma lava-louça você precisa saber que elas não são como eletrodomésticos mais comuns 127 ou 220V que você liga na tomada. Geralmente as lavadoras são no mínimo 220V e não são ligadas na tomada, mas sim em um disjuntor próprio, que confere maior segurança para o a equipe, o local e o equipamento.

Neste disjuntor também será ligado o dosador, que funciona como um bombeador de produtos para dentro da máquina durante os ciclos de lavagem e enxágue.

Antes mesmo de comprar a máquina lava-louça é bom conferir se o local segue as recomendações do fabricante da máquina para a instalação. Tenha a ajuda de um eletricista profissional para este serviço.

 

Água

Para a instalação ainda é necessário que um sistema de entrada e saída de água sejam instalados. Já que durante o processo de lavagem é preciso encher a máquina com água limpa e depois liberar parte da água suja para o esgoto.

Na entrada de água é importante observar que a pressão deve ser adequada para que os componentes internos identifiquem a entrada suficiente de água. Geralmente a pressão da “água da rua” é suficiente. No caso de água que desça da caixa com pouca pressão, é necessária a instalação de uma bomba de pressão.

Verifique esta questão com um profissional especializado em lava-louças industriais. Caso você instale uma bomba sem necessidade, componentes da máquina podem ser rompidos com a pressão.

 

Precisando de uma lava-louças? Para conhecer modelos de lava-louça e saber como comprar uma, clique aqui.

Posicionamento

lava-louça industrial

Máquina lava-copos posicionada sobre bancada de inox

 

As lava-louças pequenas ou lava-copos, podem ser instaladas em cima da bancada da própria cozinha, sem problemas para seu funcionamento ou para a bancada.

máquina lava-louça compacta

Máquina lava-louça compacta posicionada sobre mesa de apoio

Já as lavadoras compactas precisam ser instaladas a uma altura de mais ou menos 60 cm do chão. Por isso, essa lava-louças são colocadas em cima de mesas de apoio de inox, mas não na bancada.

Isso acontece porque a altura da bancada, geralmente 85cm, é bem maior que o adequado para uma lava-louças compacta, tornando o carregamento e descarregamento de racks muito dificultado.

A altura da bancada mais a altura da máquina até o local onde o rack deve ser colocado, totalizam mais ou menos 1m. Um rack completamente carregado de pratos pode pesar em torno de 20Kg! Uma equipe que precise realizar esse processo de levantar e retirar todos os dias, diversas vezes terá pessoas correndo risco de lesões sérias na coluna.

Por outro lado, quando a máquina é colocada no chão e não possui uma bomba para drenagem da água temos o problema da lavadora não conseguir eliminar a água do tanque. Isso se dá pelo fato de que o escoamento da água da maioria das máquinas é por gravidade, então a saída de água precisa estar elevada em relação á entrada do esgoto.

O posicionamento também deve levar em conta o fluxo de trabalho da cozinha. Portas que se abrem na passagem, locais estreitos onde o carregamento dos racks é dificultado, lava-louças em locais contra o fluxo lógico de trabalho:

Pré-limpeza → carregamento dos racks → lava-louças → área de secagem → armazenamento

São situações que além de atrapalhar as tarefas, dela e dos outros, ainda podem aumentar o risco de quebra de materiais.

 

Dosagem dos produtos

dosador e diluidores de produtos limpeza

As lava-louças industriais precisam de produtos específicos. Como os produtos para lavagem são altamente concentrados, por segurança, não podem ter contato com as mãos do operador. Sendo assim, não existe compartimento para colocar o detergente e secante, como nas máquinas domésticas.

Nesse caso a dosagem é feita automáticamente por dosadores eletrônicos, como mencionado anteriormente. Existem máquinas com e sem dosadores acoplados. No caso das máquinas sem dosadores, você pode comprar um ou receber um em comodato do seu fornecedor de detergente e secante.

O comodato é interessante, pois no caso de falhas ou defeitos no dosador, você não fica sem apoio. Os dosadores comodatados são de responsabilidade do seu fornecedor. Então, em qualquer problema, basta acioná-lo.

 

Saiba como receber um dosador em comodato e ainda fazer parte de uma parceria cheia de vantagens!

 

Produtos

Como agora você já sabe, é necessário adquirir produtos específicos para a lavagem na máquina. O detergente é especialmente formulado para máquina lava-louça, pois é super concentrado e não faz espuma. O secante é também exclusivo para o equipamento e vai ajudar a sua louça a secar rapidamente depois de retirada da máquina.

Utilizar produtos não específicos, como detergente neutro, pode ser um problema e causar danos ao seu equipamento. O detergente comum gera uma quantidade imensa de espuma dentro da máquina, causando transbordamento. A água que transborda pode molhar componentes como a placa eletrônica, que quando queima impossibilita o funcionamento da máquina e tem alto custo de reposição.

 

O que pode e não pode ser lavado

louças

Pode ser lavado:

Louças em geral: pratos, cumbucas, travessas, xícaras, pires, outros objetos de louça.

Metais: panelas (verificar tamanho interno da máquina antes), talheres, baixelas, utensílios.

Vidro: Copos, taças, travessas, jarras, potes, outros objetos de vidro.

Plástico: Plástico rígido que aguente alta temperatura.

O que não pode ser lavado:

Objetos de plástico leve e fino. Isso se dá por dois motivos:  Primeiro, porque a água é muito quente para este tipo de polímero e pode deformar o material. E em segundo, porque os jatos de água dentro da máquina são fortes, e podem fazer com que esses objetos sejam arremessados e fiquem presos nos braços giratórios.

 

Secagem da louça

As lava-louças não têm um ciclo de secagem e a louça não sai seca delas. Isto não acontece em nenhuma lava-louças.

O que elas fazem é associar as altas temperaturas com um produto específico, o secante, que possibilita que a louça saia da máquina e seque rapidamente.

O secante promove a quebra das gotas de água em gotículas que são mais fáceis de escorrer e evaporar.

A alta temperatura a que a louça é exposta ajuda na evaporação da água. Isto também explica porque os pratos de porcelana (que absorve muito mais calor) secam mais rápido que os copos de vidro (absorvem menos calor).

Lembre-se: sempre consulte o manual e profissionais especializados em lava-louças e seus produtos.

 

As lava-louças são projetadas para lavar rápido e eficiente, auxiliando muito sua rotina. Elas são um excelente investimento para cozinhas que são muito ocupadas e desejam otimizar e ainda melhorar sua operação.

 

Precisando de uma lava-louças? Para conhecer modelos de lava-louça e saber como comprar uma, clique aqui.

Como escolher a melhor máquina lava-louças industrial – Parte 1

Comparativo: Lavagem de louça manual x máquina

Máquinas lava-louças: Economia e Segurança

10 coisas que você precisa saber sobre lavagem de louça