Boa parte de manter a segurança dos alimentos no seu restaurante é manter suas louças e utensílios impecavelmente limpos.
Saber como carregar os racks da sua lava-louças industrial pode te ajudar a economizar tempo, energia e dinheiro.
Vamos mostrar as melhores maneiras de carregar seu rack no dia a dia da sua cozinha.
Como Carregar A Lava-Louças Corretamente
Saber como carregar os racks é importante para ter uma boa lavagem das louças. Existem diversos tipos de lava-louças industriais no mercado, mas a estratégia é universal. Pode ser aplicada para todas elas.
O Que Lavar Primeiro?
Se a cozinha do restaurante tem apenas uma lava-louças para todos os tipos de itens, você precisa saber que a ordem da lavagem importa.
Se esse é o seu caso, os primeiros itens a serem lavados devem ser:
- Taças
- Copos
- Demais itens de vidro (Travessas, jarras, boleiras, outros tipos de displays, etc)
- Xícaras
- Potes e outros itens plásticos.
Fazemos essa recomendação, porque esses tipos de itens podem ficar com resíduos de amido e gordura se lavados depois das louças mais sujas.
Como sabemos, as lava-louças reutilizam parte de sua água a cada ciclo. Então, se copos forem lavados junto com os pratos, parte desse resíduo volta e fica impregnado neles.
Sendo assim, o ideal é lavar esses itens antes de todos os outros.
Use essas dicas para dispor os itens nos racks:
- Todos os itens da lista devem ser lavados com a boca para baixo.
- Se estiver usando um rack com pinos, coloque as xícaras, canecas e copos pequenos ao lado nos pinos, não sobre eles – Isso permite que os jatos de água alcancem todo o interior.
- Prefira racks com compartimentos e extensores específicos para taças altas e finas – Eles evitam que taças caiam e arranhem. Além, disso, podem ser usados para armazenamento por serem protegidos e arejados.
- Encher o rack com copos deixa eles mais estáveis e evita que os jatos batam e derrubem eles, consequentemente evitando quebras
- Se estiver lavando potes ou itens de plástico muito leves, tente colocá-los entre os outros itens mais pesados para que fiquem presos no lugar. Itens muito leves podem ser arremessados pelos jatos de água e prender ou até danificar os braços de lavagem e enxágue.
Como Carregar A Lava-Louças Nas Demais Lavagens
Depois de lavar os itens iniciais, você já pode continuar com o restante da louça
- Pratos
- Pires
- Bandejas
- Formas
- Cumbucas
- Espátulas, batedores, etc
Use essas dicas para dispor os itens nos racks:
- Coloque pratos grandes entre os pinos, todos na mesma direção e respeitando a capacidade máxima.
- Coloque os pratos menores na frente dos pratos grandes para que possam receber os jatos de água igualmente
- Se tiver bandejas ou tábuas de corte, coloque atrás de todos os pratos. Para que não bloqueiem a passagem de água para os pratos
- Cumbucas, molheiras e outros devem ser colocados com a boca para baixo e em ângulo para não acumular água no fundo.
- Espátulas e utensílios maiores devem ser deitados sobre o rack, entre as outras louças e as colheres e conchas viradas para baixo.
Como Carregar Os Racks Para Talheres
Os talheres podem ser lavados em copinhos plásticos próprios para lava-louças industriais ou em racks com compartimentos para talheres.
Use essas dicas para organizar seus garfos, facas e colheres:
- Coloque os talheres no rack e dê uma espalhada passando a mão sobre eles para que não fiquem muito “colados” ou presos um no outro, o que impede a passagem da água.
- Coloque os talheres com os cabos para baixo
- Facas de ponta podem ser colocadas com essa parte para baixo para evitar acidentes
O Que Não Colocar Na Lava-Louças
Existem alguns itens que não devem ser lavados na lava-louças para evitar danos aos materiais. Alguns deles são:
- Tábuas de corte, colheres e outros utensílios de madeira ou bambu
- Itens de alumínio, bronze ou latão
- Itens com decorações impressas
- Itens com tratamento não aderente
- Facas e outros materiais de corte – A maioria das facas de boa qualidade foi tratada termicamente e temperada durante o processo de fabricação, criando a dureza ideal da lâmina. A alta temperatura da água, em uma lava louças industrial, (e ao longo do tempo) pode alterar esse tratamento, “enfraquecendo” o aço e tornando-o mais difícil para manter e afiar.
Na dúvida se o item que você tem pode ser lavado na máquina? Cheque a embalagem, se ainda tiver, ou o site do fabricante para verificar se é seguro fazer a lavagem.
Erros Comuns Na Lavagem De Louças
A lava-louças foi idealizada e construída para te entregar a melhor lavagem possível. Mas, para que isso seja efetivo, precisamos fazer a nossa parte e opera-la, carregar os racks e fazer sua manutenção diária da forma certa.
Veja alguns erros que podem dificultar a lavagem das louças e como evitá-los.
- Colocar as louças aleatoriamente na lavadora – Carregar seus itens sem observar sua localização, pode acabar bloqueando jatos da água e assim o detergente não chega nas superfícies sujas, obrigando a repetir a lavagem.
- Deixar restos de alimentos grandes e lixo dentro dos pratos e louças – Uma lava-louças, como o nome já diz, é um equipamento de lavagem. Elas não possuem triturador de lixo embutido. Se você jogar restos no interior da máquina, vai danificá-la. Já encontramos todo tipo de restos obstruindo racks, braços e bicos de lava-louças em todos esses anos. Se o interior da lava-louças estiver sujo, ela não tem como fazer o seu trabalho de limpeza. Não é necessário enxaguar os pratos antes de colocá-los na máquina, mas precisar raspar os restos e lixos com uma bucha em uma lixeira antes da lavagem.
- Sobrecarregar os racks – Pode ser tentador encher o rack para acabar logo com a pilha que forma depois do serviço! Mas isso pode acabar tendo o efeito inverso, pois quanto mais louça empilhada, menos os jatos de água vão conseguir alcançar as louças. Obrigando a repetir os ciclos para ter uma lavagem completa.
- Não esgotar a água da lavadora – A água da máquina precisa ser trocada sempre que estiver suja. A lava-louças reutiliza parte água do tanque a cada ciclo. Então, vai chegar um momento que a água estará saturada, ou seja, com muito resto de bebidas, molhos e alimentos. Então você precisa parar a lavagem, esgotar a máquina e enche-la novamente. Se não, vai lavar a louça apenas com água suja e a lavagem não será eficiente. Além disso, ela deve ser esgotada e limpa diariamente após o término do período de trabalho.
Últimas Dicas Para Carregar A Sua Lava-Louças Corretamente
Para ter uma lavagem eficaz e segura, veja algumas dicas finais para você checar ao carregar sua lava-louças:
- Antes de colocar o rack dentro da máquina, verifique se os filtros e dreno estão encaixados corretamente em seus lugares, sem o dreno, a lava-louças não vai encher e sem os filtros, a sujeira que sai da louça pode entupir tubulações e danificar componentes.
- Verifique se os braços da sua máquina conseguem girar livremente. Se algo estiver encostando nos braços pode fazer com que eles não girem, prejudicando a lavagem e quebrando as peças que fixam o braço no lugar.
- Antes de iniciar o ciclo, veja se não tem nenhum item que seja de material muito leve. Objetos de materiais leves, como plástico mais fino, podem ser arremessados com a força dos jatos da água e quebrarem ou prenderem nos braços de lavagem, causando problemas.
As lava-louças industriais são bens muito duráveis e podem funcionar bem por muitos anos. Carregando os racks corretamente você contribui para a qualidade da lavagem e evita problemas no seu equipamento. Lembre-se, cuidar da sua lava-louças é a melhor maneira de evitar danos e manutenções!
Photos by Pexels, Unsplash and Freepik