Treinamento é um dos mais valiosos investimentos de uma empresa.

 

Então por que não treinamos nossas equipes de limpeza?

 

 

As empresas contratam e treinam pessoas para que elas trabalhem de forma eficiente. E se é assim, isso também é importante na área de limpeza. Treine você mesmo a sua equipe de limpeza com nossas dicas de hoje!

 

Para que serve o treinamento de equipes de limpeza?

As coisas não são sempre iguais na limpeza comercial, os procedimentos podem mudar, os equipamentos, produtos e os treinamentos ajudam a atualizar o conhecimento da equipe. O treinamento ajuda na manutenção da segurança e saúde dos funcionários, na performance do pessoal e também no seu desenvolvimento profissional.

Além disso, saber o que está usando e como trabalhar ajuda os funcionários a se sentirem mais confortáveis trabalhando com vários produtos ao mesmo tempo, com diferentes equipamentos e máquinas, além de conseguirem fazer isso com segurança, sem acidentes.

 

Treinamento de limpeza

 

Quem será o treinador?

Em alguns casos, nenhum dos funcionários está capacitado para aplicar um treinamento adequado. Então, você acaba com resultados abaixo do esperado, em termos de performance. No desenvolvimento e treinamento de equipes existem alguns passos que ajudam a facilitar o desenvolvimento de um “treinador”:

 

-Explicar a importância da tarefa e como ela está relacionada ao serviço geral

Não adianta você mostrar uma nova tarefa, produto ou ferramentas sem explicar o seu propósito. As pessoas precisam saber por que ela é importante e como está relacionado ao resultado final. Dessa forma, você evita baixos níveis de desempenho, riscos de danos à saúde, superfícies e equipamentos.

 

Você encontra materiais sobre os tipos de limpeza e sua importância aqui no Blog mesmo!

 

lava louça restaurante

 

-Explicar o procedimento e o processo

O pessoal precisa saber como fazer e quais as etapas do processo de limpeza. Aqui é importante lembrar que as pessoas aprendem de formas diferentes. Então é legal abordar os temas com recursos diversos como: material escrito, falado/gravado, visual (ícones, imagens, vídeos), prático, etc.

 

-Demonstrar como fazer

Além da teoria, é preciso demonstrar a prática também. Então prepare os materiais de limpeza, os produtos e mostre como diluir, como aplicar, como usar equipamentos e o que mais for considerado necessário para um bom entendimento da equipe.

 

-Observar a pessoa sendo treinada

Verificar como as pessoas se comportam durante o treinamento. Na parte prática, é importante observar se o fluxo do serviço está ideal, se existe alguma dificuldade, etc.

 

Treinamento de limpeza

 

-Dar feedback imediato e específico

Crie oportunidades para dar e receber feedback durante o treinamento. Por exemplo: Indicar no momento da prática algum ponto que precise melhorar garante que o erro não seja continuado. Podemos corrigir situações e melhorá-las de imediato. Além disso, ofereça encorajamento e elogios sempre que possível.

 

-Passar confiança na habilidade da pessoa sendo treinada

Seja encorajador, destaque os pontos positivos e ofereça ajuda quando necessário.

 

-Combinar ações de acompanhamento

Depois do fim do treinamento é legal ter um acompanhamento para verificar como foi a retenção da equipe. Verificando como as tarefas estão sendo feitas e se os materiais e produtos estão sendo usados corretamente.

É legal também pegar o feedback da equipe e ver se eles realmente se sentiram preparados e aptos para aplicar o que aprenderam no trabalho do dia a dia.

 

Esses passos são bem simples e diretos. Isso significa que a pessoa escolhida para ser o treinador deve desenvolver cada um desses itens para aplicar o treinamento em sua empresa.

Seguindo esses passos, você pode garantir que o treinamento será bem feito. Além disso, vai ajudar a sua equipe a fazer limpezas constantes, padronizadas e melhor executadas.

 

treinamento de limpeza

 

Treinando e Desenvolvendo Habilidades – Orientação de novos funcionários

Mesmo que você trabalhe duro na seleção de funcionários e escolha as melhores opções que encontrar, não significa que o trabalho executado será excelente. O que também não é uma coisa tão ruim assim.

Vale a pena contratar alguém que esteja de acordo com as regras, os valores da empresa, porque isso é que vai determinar o engajamento com o trabalho e sua disposição para aprender as tarefas e desenvolver suas habilidades. Com o treinamento você ajusta o padrão esperado para o trabalho e fecha o espaço entre a expectativa e a realidade.

 

O treinamento é importante para qualquer função, e com o pessoal da limpeza não é diferente. Eles precisam de informações para fazer bem a sua função. Existem três passos que você precisa completar durante a orientação e treinamento de um novo colaborador:

-Garantir que o novo funcionário se sinta bem recebido e parte da equipe

-Passar as informações essenciais como atividades da função, comportamento e regras do ambiente de trabalho.

-Ajudá-lo a compreender a empresa no sentido amplo. Como o trabalho dessa função se encaixa no todo.

 

 

Mais algumas coisas sobre o Treinamento

A performance das equipes melhora quando o treinamento existe. A gerência define os objetivos para a equipe e o treinamento ajuda os funcionários a atingi-los. Então treinar é, além de tudo, um marco de gerenciamento correto e estratégico.

Veja algumas coisas para lembrar de destacar durante o treinamento:

 

-Antes de colocar o treinamento em prática tudo o que será feito precisa estar planejado e preparado. Isso inclui decidir qual o conteúdo propriamente dito do curso e quais métodos serão usados. Para qualquer tipo de treinamento, até o mais simples, é necessário definir quais assuntos serão abordados, a profundidade do tema e o que será feito na teoria e na prática.

 

-Faça as pessoas entenderem a importância de ler e rever rótulos e fichas técnicas de produtos químicos antes de utilizá-los. Lembre o porquê disso ser essencial para garantir a segurança e o uso adequado.

 

-Lembre o pessoal de que se não souberem operar um equipamento, descubra as instruções primeiro. Também mostre as instruções sobre a manutenção diária (limpeza, calibragem) e como mantê-lo quando não estiver em uso. Isso evita acidentes de trabalho, mau uso das máquinas e custos com substituição de peças e componentes.

 

treinamento de limpeza

 

-Agora, uma coisa que a gerência precisa lembrar é de não comprar (e fazer utilizar) produtos de limpeza que sejam ruins para a saúde dos funcionários. Apesar de que algumas pessoas estejam acostumas a usar produtos perigosos como “querosene” por exemplo, esse não é um produto de limpeza e é altamente tóxico. Reveja a lista de compra de produtos de limpeza e mantenha só o que for realmente eficiente e seguro.

Outro risco é usar produtos fabricados em casa ou clandestinos, que não possuem regularização ou controle de qualidade para sua aplicação. Antes de fazer uso de produtos químicos de limpeza verifique sua procedência e se possuem a documentação necessária para garantir sua segurança.

 

-Não espere que as pessoas tenham todas o mesmo nível de conhecimento. Enquanto algumas tem experiência prévia com limpeza comercial, outras podem ainda não ter trabalhado nessa área ou apenas com limpeza doméstica. Por isso, é vital que o treinamento leve essa informação em consideração para que seja informativo e que todos entendam por completo.

 

-Forneça checklists para que o início do trabalho pós treinamento seja feito com maior confiança. Com o tempo, o pessoal pode pegar o jeito e ter uma boa ideia do que precisa fazer. Mas os checklists são úteis para que nada seja esquecido mesmo em dias corridos.

 

 

-Se você não encontrar os vídeos e outros materiais visuais que acha que seriam interessantes para o seu treinamento, por que não fazer os seus próprios? Use o seu treinamento para criar materiais para os próximos e melhorar a qualidade das suas aulas. Lembre-se que os vídeos curtos (até 30 segundos) são mais fáceis de serem compreendidos e absorvidos.

 

-Só porque alguém terminou o treinamento, não significa que não terá mais dúvidas. Não é justo assumir que todos se lembrarão de toda a informação passada. Esteja disponível para dar suporte a equipe quando necessário. Da mesma forma, podem surgir situações inesperadas, então o pessoal precisa saber como lidar com essas situações e com quem falar.

 

O sucesso do programa de treinamento depende de vários fatores. Mas o resultado será notado nas tarefas de limpeza do dia a dia. Investir no desenvolvimento dos seus funcionários leva a limpezas mais consistentes, seguras e uma equipe preparada e consciente do seu conhecimento sobre seu trabalho.

 

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