Você tem um cronograma de limpeza para sua cozinha industrial? E essa limpeza geralmente inclui a sua coifa?
Se você tem uma coifa é importantíssimo que a limpeza completa dela seja feita periodicamente.
Grande parte das partículas de gordura que saem voando pelo ar acabam na sua coifa. E a gordura é um tipo de substância altamente inflamável. Uma coifa com muita incrustação pode aumentar significativamente o risco de incêndio em uma cozinha comercial.
Para garantir a segurança de todos na cozinha, é essencial que a coifa seja limpa e inspecionada regularmente. Essa limpeza deve incluir todas as partes acessíveis da coifa como dutos e ventilação e devem ser limpas até voltarem ao inox puro, sem nenhuma incrustação.
1.Reduza o risco de incêndio na sua cozinha
Verifique no manual de instruções da sua coifa ou junto ao fabricante com que frequência a limpeza deve ser feita. Se não encontrar, faça a limpeza regularmente segundo um cronograma próprio. Esse cronograma pode se basear na quantidade de refeições e tipo de comida que sua cozinha serve.
Veja um exemplo de indicações a seguir:
– Restaurantes de fast food e com muita fritura: 30 dias
– Restaurantes que servem alto volume de refeições, mas sem muita fritura (almoço e jantar todos os dias/ 24 horas): 2 em 2 meses
– Restaurante com volume baixo (comida comum, apenas almoço): 6 em 6 meses
– Locais que servem poucas refeições ou sazonais (locais para eventos, salões de festa) – 1 ano
Lembrando que essas são indicações gerais e sempre recomendamos dar preferência para as instruções do fabricante. Se você não tiver acesso ao manual do seu equipamento, uma opção é procurar por ele com o nome da marca e modelo da coifa no Google.
Incêndios podem causar mortes, ferimentos graves e grandes danos e perdas ao seu negócio. Fazer a limpeza da coifa significa tomar as medidas necessárias para que uma tragédia facilmente evitável aconteça.
2.Mantenha a segurança
Uma pesquisa realizada em 2015 pela Geneva Association (associação francesa com 46 anos de experiência na área de pesquisa relacionadas a seguros) colocou o Brasil entre os três países onde mais morrem pessoas por incêndios em todo mundo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em prédios, a cozinha é o local mais propenso a acidentes.
Como a coifa é um equipamento usado todo dia, deve ser limpo regularmente assim como os demais equipamentos. Com o passar do tempo as partículas de gordura vão se acumulando não só na porção visível, mas também nos dutos onde o ar deveria circular livremente.
Como a gordura é uma substância inflamável, qualquer faísca pode fazer com que toda a estrutura da coifa entre em chamas.
A limpeza é uma obrigação do estabelecimento que está comprometido com a proteção de sua equipe e clientes. E a última coisa que você deseja é um incêndio que pode causar consequências devastadoras.
3.Mantenha a qualidade do ar
Além do risco de incêndio, uma coifa suja não é capaz de fazer seu papel, que é a troca de ar.
Isso significa que a qualidade do ar na cozinha e no restaurante ficarão comprometidos. Isso causa o típico “cheiro de fritura” que deixa a equipe e clientes cheirando a gordura mesmo depois de sair do ambiente. Esse é o tipo de experiência que não ajuda na imagem geral da sua empresa.
Para assegurar que a experiência completa seja boa, é bom evitar que o ambiente tenha cheiro desagradável ou fumaça.
E não para por aí. A cocção pode liberar diversos subprodutos que são considerados poluentes e que afetam a qualidade do ar para quem está trabalhando na cozinha.
Cozimentos a gás ou em eletros podem liberar dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono. E fica difícil eliminar essas substâncias com uma coifa que não cumpre seu papel, fazendo com que esses poluentes sejam inalados pelos funcionários, além de serem absorvidos pela comida.
Limpeza da coifa
Existem duas opções para a limpeza da coifa. Você pode contratar uma empresa especializada que vai tomar conta dessa tarefa por você ou pode fazer você mesmo.
Se você optar por fazer sozinho, temos algumas dicas a seguir:
IMPORTANTE: Consulte o manual de instruções do seu equipamento antes de fazer a limpeza.
Passo 1
Desligue fogões, fritadeiras, e tudo mais que estiver abaixo da coifa. Aguarde ela esfriar e depois desligue-a. Tire tudo da toma, garanta que não existe energia passando para nenhum desses equipamentos que podem ser molhados. Se tiver um disjuntor próprio, desligue-o também.
Passo 2
Cubra todas as superfícies abaixo e ao redor da área da limpeza. Você pode usar lonas plásticas reutilizáveis que depois de limpas possam guardadas para as próximas limpezas.
Passo 3
Pegue um balde ou outro recipiente com água morna e dilua a desengordurante (desincrustante) que você vai utilizar para fazer a limpeza. A água morna ajuda a remover a gordura mais facilmente.
Para esse tipo de limpeza recomendamos o Grill que remove gorduras incrustradas de coifas, chapas e demais equipamentos e utensílios de cozinhas industriais.
Para não errar na diluição, siga as recomendações do fabricante. Se você precisa de ajuda para saber como fazer a diluição de um produto, veja no post sobre o assunto para fazer isso sem erro e ainda faça o download de uma planilha grátis que calcula diluições para você!
Tire as partes removíveis e deixe de molho no produto diluído.
Para a aplicação no resto da coifa use um borrifador ou foamer manual. Eles vão te ajudar a espalhar o produto pelo equipamento de forma mais fácil e rápida. Aplique o produto onde houver gordura, inclusive dentro dos dutos. Você vai precisar ter acesso a parte do “chapéu” da coifa, que fica acima do telhado, porque ele também precisa ser limpo.
Não esqueça dos óculos de proteção nessa etapa, proteja os olhos para evitar acidentes com o produto de limpeza.
Passo 4
Depois de aguardar o tempo de ação do produto, vá removendo a gordura que irá escorrer da coifa, dutos e filtros.
Limpe o excesso de sujeira com pano ou esponja molhada e depois se ainda sobrar gordura, aplique o produto diluído novamente. Use esponja ou escova macia (evite abrasivos para não riscar o material da coifa) para remover alguma sujeira mais difícil.
Passo 5
Pegue as partes que estavam de molho e enxágue.
Enxágue o restante do equipamento. Isso pode ser feito com uma lavadora de alta pressão, mangueira ou outro método que achar melhor. Se for possível enxaguar com água morna/quente, também é interessante para retirar melhor os restos de gordura.
Passo 6
Seque a coifa e peças com pano macio para evitar manchas e ferrugem
Crie um cronograma e insira a limpeza da coifa na sua limpeza regular. Fazendo a limpeza dela regularmente você garante um ambiente seguro e saudável para equipe e clientes.
Photos by Pexels and Unsplash