Para colocar em prática um novo sistema é preciso disciplina e disposição.
Fazer a transição de um método usado por muito tempo para um novo pode ser desafiador, mas não precisa ser mais complicado do que o necessário.
Mantendo a mente aberta e aceitando que novos processos podem ajudar e melhorar a nossa vida é possível fazer uma mudança acontecer de forma tranquila e natural.
Limpeza em Equipe
No último post falamos sobre o que é a limpeza em equipe e como ela pode trazer vantagens e melhorar o processo de limpeza em grandes empresas.
Aprendemos sobre como esse método trabalha com a especialização da equipe e como pode ajudar a conseguir não só uma performance melhor, como também economizar tempo e dinheiro.
Agora veja como você pode implantar a limpeza em equipe na sua empresa com alguns passos simples:
1 Fazer uma Lista de Tarefas
A primeira etapa é fazer um levantamento das tarefas que precisam ser realizadas durante a limpeza. Isso é importante porque ajuda na hora de dividir as atividades dentro da equipe.
É essencial que tenhamos informações, dados antes de começar um planejamento e saber com clareza tudo que precisa ser feito é crucial para as próximas etapas do processo.
Então, liste tudo que souber e lembrar que precisa ser feito. Coloque também os lugares onde essas atividades são necessárias para ter uma ideia de quantidade:
- Varrer – Escritórios, Halls e corredores, Recepções.
- Passar aspirador – Sala de espera, Sala de reuniões.
- Limpar bancadas – Recepções, Copa, Área de descanso.
- Limpar janelas – Todas as áreas.
- Desinfetar portas e maçanetas, etc.
2 Fazer uma Lista das Pessoas
Em seguida, precisamos saber quantas pessoas tem na equipe e quem são. Depois disso, temos que ver em que setor estão e que atividades fazem hoje.
Então, podemos montar uma tabela como esta que temos abaixo para organizar nosso levantamento:
Integrante da Equipe | Setor | É responsável por |
Maria | Administrativo e Recepções | Limpeza geral dos ambientes |
Ana | Administrativo e Recepções | Limpeza geral dos ambientes |
Junior | Externo e Maquinário | Limpeza geral do estacionamento e equipamentos |
Miguel | Estoque e Armazenamento | Limpeza geral dos ambientes |
3 Consultar os Pontos Fortes da Equipe
Agora podemos ver se existem atividades em que as pessoas da equipe já se destacam por possuírem maior habilidade. Habilidade e afinidade são pontos importantes para a realização das tarefas de forma eficiente. Se isso acontecer, as tarefas correspondentes já podem começar a ser distribuídas entre essas pessoas.
Se não, as tarefas podem ser destinadas aleatoriamente ou de acordo com horários que devem ser feitas e pessoas da equipe disponíveis.
Limitações ou dificuldades que uma pessoa tenha em realizar uma tarefa devem ser levadas em conta, pois isso vai impactar na viabilidade e qualidade da limpeza a ser feita. Então é preciso conversar com a equipe de limpeza e discutir esses pontos de interesse antes de finalizar o planejamento.
4 Distribuir as Tarefas
Com tudo certo, depois de avaliadas todas as questões de viabilidade e disponibilidade, podemos dividir as atividades que cada um vai fazer.
Definidos o número de pessoas e a quantidade de atividades identificadas na lista final das tarefas, é possível fazer uma divisão inteligente e justa dos serviços.
Nessa etapa vamos refazer a tabela dos integrantes da equipe, mas agora identificando as atividades específicas pelas quais essa pessoa é responsável.
Integrante da Equipe | Setor | É responsável por |
Maria | Administrativo e Recepções | Limpeza e desinfecção de chão, paredes e aspirar. |
Ana | Administrativo e Recepções | Limpeza e desinfecção de mobiliário, objetos e janelas. |
Junior | Externo e Maquinário | Limpeza de chão externo. |
Miguel | Estoque e Armazenamento | Limpeza de estantes e maquinário. |
5 Criar um Cronograma
Por fim, é preciso definir um cronograma de limpeza. Esse cronograma precisa considerar as tarefas da lista, quando precisam ser feitas e os horários das pessoas da equipe.
Se existem turnos ou folgas elas precisam ser levadas em conta para garantir que tem pessoas para as tarefas nos horários necessários.
Esse cronograma não deve mudar muito do que já existe na empresa. Então, essa parte deve ser a mais rápida do planejamento.
Agora é só adicionar o cronograma na tabela e ele está finalizado!
Integrante da Equipe | Setor | É responsável por | Cronograma |
Maria | Administrativo e Recepções | Limpeza e desinfecção de chão, paredes e aspirar. | Segunda – Sexta – manhã |
Ana | Administrativo e Recepções | Limpeza e desinfecção de mobiliário, objetos e janelas. | Segunda – Sexta – manhã |
Junior | Externo e Maquinário | Limpeza de chão externo. | Segunda – Sexta – tarde |
Miguel | Estoque e Armazenamento | Limpeza de estantes e maquinário. | Segunda – Sexta – Tarde |
Materiais e Produtos
E pra começar o novo sistema com tudo, é bom verificar se os materiais e produtos de limpeza profissional que cada pessoa vai precisar para realizar suas atividades diárias estão disponíveis.
Além disso, é bom ter um supervisor que fique de olho e tenha um controle dos materiais e produtos para ter sempre disponível o que for necessário. Assim, não precisa haver troca de materiais entre os membros da equipe e evita contaminações cruzadas dentro da empresa.
O armazenamento também deve ser separado. Isso não precisa ser sofisticado ou complicado, apenas a sala de armazenamento pode ter armários, organizadoras, ou espaços delimitados, por exemplo, etiquetados com o nome de cada pessoa onde ela possa guardar os materiais pelos quais é responsável.
Com um bom planejamento e um pouquinho de disciplina é possível alcançar até mesmo grandes objetivos! Então não vai ser difícil melhorar o sistema de higienização da sua empresa e aproveitar as vantagens da limpeza em equipe 🙂
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