Como você está cuidando da sua lava-louças industrial?
Esperar Pelo Defeito ou Prevenir? Já dá para imaginar qual seria a resposta certa, não é?
Acontece que boa parte dos operadores de lava-louças não fazem a limpeza e manutenção regular do equipamento.
Em vez de manterem os cuidados preventivos, eles trabalham no dia a dia esperando que uma falha ou defeito aconteça.
Lava-Louças Bem Cuidadas Duram Mais
Em uma pesquisa feita pela Classeq, marca britânica de lava-louças industriais, descobriu que um terço das pessoas não cuida da prevenção de problemas das lava-louças. A pesquisa com os usuários finais, tinha o objetivo de entender o nível de seriedade com que a manutenção desses equipamentos é levada no mercado.
30% dos operadores ainda disseram que não seguem as recomendações (feitas pelos fabricantes e fornecedores) e deixam “as coisas acontecerem”.
Como já falamos aqui no blog, lava-louças que são bem cuidados tem maior vida útil e melhor performance, com equipamentos chegando a 20 anos ou mais de uso!
Lava-Louças Parada = Caos!
Quando está tudo funcionando corretamente é fácil esquecer do transtorno de uma máquina parada, mas o não funcionamento sempre tem seus efeitos negativos.
Pilhas de louça que se acumulam para lavar na mão, atraso no serviço, falhas na lavagem, quebra de material, além dos próprios custos de reparo, são alguns desses efeitos imediatos. Por isso, a prevenção é sempre a melhor escolha.
É bom lembrar que as lava-louças trabalham “sob alta pressão” nas cozinhas comerciais. Elas passam horas ligadas, a semana inteira. Isso, por si só, já é algo que põe as peças e componentes dos equipamentos a prova. Somando isso a falta de cuidado na operação e limpeza da máquina, faz com que o risco de falhas e defeitos seja aumentado.
Como esse é um equipamento para ter por muitos anos na sua cozinha, é sempre importante pensar no longo prazo. Um bom cuidado economiza muito dinheiro, além de evitar ter que trocar o equipamento antes do tempo.
Como Evitar Falhas Frequentes?
Umas das coisas que ajuda a manter sua lava-louças saudável é a pré-limpeza das louças.
A Pré-limpeza de louças, é o processo pelo qual toda louça com restos de alimentos deve passar antes de ser colocada para lavagem na máquina lava-louças.
Uma boa pré-limpeza garante a qualidade da higienização da louça pela máquina, assim como aumenta a durabilidade do equipamento.
Isso mesmo, a pré-limpeza evita, por exemplo, o entupimento frequente de bicos devido ao excesso de restos de alimentos. A água utilizada na lavagem e enxágue volta para a circulação na lavadora de louça, e com ela, vem também os detritos que entopem os bicos que deveriam mandar os jatos de água nos braços giratórios.
Como a a água é utilizada mais de uma vez no ciclo, a pré-limpeza também garante que esta água não esteja inutilizável e seja possível fazer uma lavagem eficiente. Lugares que não realizam a pré-limpeza das louças tem problemas frequentes na qualidade da higienização de louças e utensílios.
Fazer a pré-limpeza das louças é simples:
- Pratos, cumbucas e bandejas devem passar pela raspagem dos restos de alimento (ossos, caroços, etc). Objetos como colheres plásticas de café, palitos de dente, pedaços de embalagens plásticas que estejam dentro desses itens devem ser descartados.
- Colocar esse tipo de resíduo dentro da máquina pode causar prejuízos sérios, como queima da bomba de lavagem. Um dos componentes principais (e mais caros) da sua máquina.
- Xícaras, copos e taças com restos de bebida (milk-shakes, cafés com cremes, etc) devem ser enxaguados.
- Materiais que vão ficar aguardando um tempo até a lavagem podem ficar dentro de uma pia ou em uma bacia com água. Isso evita que molhos, queijo, chocolate, café entre outros sequem e fiquem muito difícil de remover.
É muito importante lembrar que não deve ser utilizado sabão neutro (detergente de louças comum) na pré-limpeza, pois os restos desse produto fazem um grande volume de espuma dentro da máquina, podendo causar transbordamento. Levando a molhar componentes eletrônicos da lavadora.
Prevenir Evita Defeitos na Sua Lava-Louças
Outra coisa muito importante é a limpeza interna da lava-louças, que deve ser diária.
Fazer ciclos consecutivos de lavagens sem a devida higienização gera acúmulo de restos de alimentos, bebidas e demais sujeiras que estivem nas louças.
Acumular detritos por muito tempo também pode prejudicar a qualidade da água utilizada na lavagem e enxágue da louça. Fazendo com que você tenha lavagens ineficientes e não consiga mais garantir a sanitização da louça, pois a quantidade de germes na água é muito alta.
Após desligar a lavora de louças, retire o dreno para que a água do tanque escorra. Com o tanque já sem água retire o filtro da bomba, os braços giratórios superiores e inferiores, os bicos de lavagem e enxágue e demais peças que forem removíveis em sua máquina.
Com a esponja e detergente faça a limpeza das peças, do interior e do exterior da máquina. Mas fique atento! Não use muito detergente, pois se sobrar resíduo pode gerar muita espuma dentro da máquina no próximo ciclo.
Se os bicos estiverem entupidos, use um objeto pontiagudo, como uma agulha, por exemplo, para desentupi-los enquanto ainda desmontados.
Veja o tutorial completo para limpeza de bicos de bicos aqui
- Enxágue bem todas as peças.
- Enxágue o interior do equipamento fazendo um ciclo de lavagem.
- Após a limpeza e o enxágue, finalize passando o pano limpo.
A Prevenção é Sempre a Melhor Escolha!
Para evitar falhas e defeitos frequentes, tem mais algumas coisas que você pode fazer:
Nunca deixe o tanque cheio de água de um dia para o outro. Além de essa água ser uma fonte de contaminação para louça, a água parada no tanque pode danificar componentes da sua lava-louças.
Embora as lavadoras sejam de fácil operação, é muito importante ter todos os detalhes esclarecidos como: aguardar o aquecimento da água do tanque, quando esvaziar a máquina, como carregar os racks, como fazer a limpeza diária, entre outros.
Além disso, conhecendo a máquina, um operador pode identificar pequenos problemas antes de se tornarem algo mais grave.
Conheça o funcionamento das lava-louças em: COMO FUNCIONA UMA LAVA-LOUÇAS?
Algo que ajuda a manter essa qualidade é sempre treinar todo funcionário que for operar a máquina. Se um funcionário deixa a empresa e uma nova pessoa vai passar a ter essa função, então ela precisa ter o conhecimento necessário para desempenhá-la bem e de forma que não danifique o equipamento por falta de conhecimento.
Não esqueça! Manter um cronograma de limpeza diário, além de operar a sua lava-louças da forma correta faz muita diferença no resultado final. Não só nas lavagens do dia a dia, como também na performance do equipamento no longo prazo.
Photos by Pexels and Unsplash