O aço inoxidável é sem dúvida muito bom para se trabalhar e a importância da sua versatilidade é incomparável para as cozinhas, principalmente comerciais e industriais.

 

 

Panelas, utensílios, bancadas, equipamentos, tudo pode ser feito com ele.

 

Suas vantagens estão em ser altamente durável, resistente a corrosão e basicamente a prova de calor, além de ser fácil de limpar.

Mas, apesar de todas a sua resistência, ainda precisamos cuidar dele.

 

limpar inox

 

Como Fazer a Limpeza e Cuidar do Seu Inox

 O inox pode ser danificado se você não tiver alguns cuidados básicos como usar esponjas abrasivas, usar produtos não adequados e algumas coisas não tão óbvias como não ter cuidado com água e sal.

Apesar do nome, o aço inoxidável pode sim oxidar e principalmente manchar. Mas hoje vamos te mostrar como cuidar do seu inox e mantê-lo como novo.

 

Não use Cloro para Limpar Inox

A água sanitária ainda é um dos produtos de limpeza mais usados na higiene geral. Mas o cloro, princípio ativo da sua formula, é agressivo para metais. Isso significa que ele pode causar manchas e oxidação.

O aço inoxidável é uma liga metálica que contém cromo. É o cromo que dá a resistência a corrosão ao inox. Ele forma uma camada protetora na superfície evitando oxidação e descoloração quando ele é exposto ao ar e água. A água sanitária pode agredir e quando essa camada é danificada é que acontecem pontos de corrosão.

Então, antes de usar um produto para a limpeza do seu inox, verifique se ele não possui cloro na composição. Se colocar ou derrubar por acidente, enxágue bem a superfície rapidamente.

Não Pule o Enxágue

Restos de alimentos, produtos e mesmo água suja podem deixar resíduos que mancham o inox. Depois de usar a superfície, utensílio ou equipamento lave e enxágue bem para evitar danificá-lo.

 

Não Use Esponjas de Aço ou Muito Abrasivas

Apesar de serem macias, as esponjas de aço soltam pequenos pedaços e eles podem enferrujar, manchando o inox. Já as esponjas abrasivas vão riscar a superfície, deixando com aparência de velho e mal cuidado. Em vez disso, use escova de plástico ou panos de microfibra.

Nem Sempre é Culpa do Produto de Limpeza

Se você usou o produto adequado, fez a diluição certa e enxaguou como deveria, então pode ser que a culpa não seja do seu limpador de inox.

Algumas marcas e manchas podem ser causadas pela água. Principalmente água dura, que é aquela com alta concentração de sais de cálcio ou magnésio. A água dura deixa incrustações desses sais por onde passa e isso pode aparecer como manchas no seu inox.

Geralmente secar após o enxágue ajuda a prevenir esse problema. Muita incrustação como no caso do interior de lava-louças e máquinas de café devem ser removidas com desincrustante ácido adequado para esta finalidade.

Siga as Linhas

Em muitos objetos de inox você consegue ver finas linhas no metal. Então, sempre que for limpar, esfregar ou polir, faça isso no sentido dessas linhas, nunca contra. Principalmente se estiver usando algum tipo de abrasivo. Fazendo isso você tem uma finalização mais limpa e mantém a textura original do inox sem arranhar.

 

limpeza de alumínio

Óleo em Panelas de Inox

Ao trabalhar com uma panela de inox, deixe ela aquecer antes de adicionar óleos ou outras gorduras. Se fizer isso, você vai ter como resultado uma superfície menos aderente. Assim, menos alimento vai grudar e será mais fácil de limpar, evitando danificar e manchar também.

Quando estiver aquecendo ou fritando alimentos com óleo, cuidado com a temperatura. Óleo queimado pode ser especialmente difícil de remover do inox. Se queimar, deixe a panela com água morna e detergente por um tempo, de molho. Depois esfregue com uma escova plástica.

Sal em Panelas de Inox

Adicionar sal a uma panela de inox com água antes dela ferver pode causar pontos de corrosão. Com o tempo, vão começar a aparecer pequenos pontos de ferrugem na superfície das suas panelas que são irreversíveis. Para evitar isso, adicione o sal (aos poucos) depois da água ferver.

Como Fazer a Limpeza Diária do Inox

Existem algumas formas de limpar aço inoxidável.

  • Para limpezas leves do dia a dia, como poeira ou respingos, você pode usar um pano de microfibra com água morna. Essa é uma forma rápida, segura e muitas vezes suficiente para uma limpeza simples.

Seque com papel ou pano para evitar marcas de água.

 

como limpar inox

Remoção de manchas causadas por utilização de produtos não específicos em equipamento de inox.

  • Para limpezas que exijam um pouco mais, como respingos de gordura, por exemplo, você pode usar um pano de microfibra com água morna e detergente neutro. O detergente não vai agredir o inox e vai ser suficiente para remover pequenas quantidades de gordura.

Para uma boa higienização, não coloque o detergente direto no inox. Coloque a água morna em um recipiente e misture um pouco de detergente. Depois molhe o pano nessa mistura para fazer a limpeza.

Enxágue e seque com papel ou pano para evitar marcas de água.

 

  • Para limpezas mais pesadas como manchas e incrustações, é melhor escolher um limpador para inox. Você encontra desincrustantes adequados para remover gordura do inox, limpadores ácidos que servem para remover resíduos minerais e ainda produtos para polir e proteger a superfície do aço inox.

Verifique qual é a sua necessidade, leia as instruções dos produtos e na dúvida, teste a limpeza em um ponto mais Escondido primeiro. Não esqueça que, tirando os polidores, os demais produtos devem ser enxaguados e deve secar a superfície para evitar resíduos e manchas.

 

Por mais resistente e durável que seja, é bom saber sobre quais cuidados ter com o inox. Assim você garante que poderá aproveitar as suas vantagens por mais tempo.

Conheça produtos para a limpeza da sua cozinha industrial aqui: Produtos Profissionais para Cozinhas Comerciais

 

 

Photos by pexels and unsplash

Como Escolher os Melhores Produtos para a Limpeza da Sua Cozinha Comercial

Como Melhorar a Limpeza: Dicas Práticas para Limpezas Profissionais

Cozinha engordurada? Saiba como facilitar o seu trabalho

 

Segurança dos Alimentos: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a RDC 216 da ANVISA – Parte 1

Como Treinar a sua Equipe de Limpeza