Para quem trabalha no serviço de alimentação e quer mantê-lo funcionando perfeitamente, ter a higiene em dia é fundamental.
A limpeza não é apenas questão de estética. A higiene no food service está associada à saúde.
Manter um espaço limpo e organizado mostra o cuidado que você tem com o seu cliente e como ele é importante para você. Além disso, garante que suas preparações estarão de acordo com seu desejo de servir uma comida excelente para seu público.
A operação de limpeza deve garantir que os equipamentos, a cozinha, o salão e tudo mais foram limpos e “inspecionados”. Falamos inspecionados no sentido de que após a limpeza, foi verificado que realmente está tudo em ordem e nada foi esquecido.
Regras de higiene e segurança para o food service
1.Faça a limpeza da forma correta
Como sabemos a higiene não pode ser apenas estética, tem que ter a saúde como objetivo. Para isso, limpe e desinfete as superfícies, áreas de preparação de alimento, bancadas, equipamentos, chão e paredes.
Esse processo deve remover todos os resíduos de alimento, poeira e principalmente os germes que poderiam ser fonte de contaminação. Crie uma rotina de limpeza, onde as tarefas sejam listadas e organizadas de maneira diária, semanal e mensal.
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E para garantir que nada será esquecido, basta fazer um checklist com os pontos que você considera essenciais observar e acompanhar para ver se tudo foi feito e da maneira certa.
Aprenda a fazer um checklist para levar a higiene da sua empresa a outro nível!
Para que sua limpeza seja realmente eficaz e ainda seja possível economizar, utilize produtos profissionais. Os produtos de limpeza profissional são especialmente formulados para as demandas de limpeza de empresas.
Esses produtos são concentrados, ou seja, te oferecem muito mais ingredientes ativos por embalagem, resultando em um valor bem menor. E o preço não é a melhor das vantagens, com produtos profissionais o resultado da sua limpeza é muito superior, em comparação aos produtos domésticos.
Na dúvida? Saiba como os produtos de limpeza profissional são a melhor escolha para sua empresa.
2.Controle de pestes
As pestes não são só um sinal de descuido, como também representam um alto risco de contaminação! Todos sabem que ratos e baratas podem transmitir doenças e ter isso na cozinha é um alerta de que a comida do lugar não é segura.
Esse tipo de problema pode não só afastar clientes e te dar avaliações extremamente negativas, como pode causar também notificações e interdições pela vigilância sanitária.
Informe-se sobre os tipos de pestes que podem invadir a área onde você está e tome medidas preventivas. Se um sinal de infestação for identificado, chame uma empresa especializada rapidamente.
Isso é muito importante. Não utilize nenhum método que possa colocar a sua comida ainda mais em risco como inseticidas e “veneno para rato”.
Essas substâncias podem contaminar os alimentos e causar ainda mais danos. Entre em contato com uma empresa especializada, pois eles podem oferecer um método específico para ambientes que lidam com alimentos.
Outra medida para prevenção de pestes é fazer a limpeza das áreas externas, ao redor do prédio (quando possível) para impedir que o ambiente seja propício para a proliferação dos animais.
3.Áreas de self service
É possível manter os protocolos de higiene adequados em áreas de self service?
Embora os funcionários sejam treinados com as práticas adequadas para lidar com a comida e garantir que a higiene e segurança sejam mantidas, os seus clientes provavelmente não são. É por isso que as áreas de self service são especialmente propensas á contaminação.
Para assegurar a higiene mesmo nessas áreas, existem algumas medidas que podem ser tomadas.
– Limpe e desinfete as superfícies, utensílios, recipientes, protetor salivar e bancadas.
– Forneça guardanapos, talheres, e outros objetos em embalagem de uso único (embalados separadamente).
– Se não for possível embalar os talheres, forneça-os de uma forma que os clientes só possam tocar nos cabos.
– A equipe deve ser treinada para que monitore e corrija imediatamente quando alguma prática que vai contra os protocolos de higiene ocorrer.
– Sempre forneça pegadores individuais para os alimentos, evitando a troca de um prato para outro e eventual toque na comida.
– De maneira geral evite ou dificulte o contato dos alimentos e objetos de uso pessoal (talher, guardanapo, pratos, entre outros) com possíveis contaminantes como mãos, saliva, cabelo, poeira, e outros.
4.Equipe alinhada
Toda a equipe deve estar ciente de como são os protocolos de higiene corretos. Isso não precisa ser algo complexo, você pode fazer treinamentos simples, para as tarefas que exijam certo preparo.
Ainda, para essas e as outras tarefas, crie listagens separadas por área ou por atividades. Nelas você pode colocar itens como:
Exemplo:
Banheiro
– Não misturar os panos de limpeza geral com os de limpeza de banheiro.
– Verifique e reabasteça (se necessário) os dispensers de papel higiênico, papel toalha, sabonete e álcool em gel dos banheiros 3 vezes por dia. Manhã, tarde e noite.
– Verifique e faça a limpeza durante o funcionamento do restaurante de hora em hora.
Dessa forma você tem:
– Informações claras e simples;
– Toda a equipe pode usar;
– O responsável sempre saberá o que fazer;
– Nada será esquecido!
Se todos sabem o que fazer, uma eventual falha pode ser corrigida pelos outros membros sem problema. Isso confere uma operação completa e eficiente, que só traz benefícios para empresa e clientes.
O fato é que não importa o quanto a comida seja boa, problemas de higiene afastam clientes e podem causar interdições. Podemos evitar que problemas graves aconteçam planejando, se preparando e colocando em prática as regras de higiene no serviço de alimentação.
Manter as medidas que vão contribuir para uma higiene impecável e ter uma equipe preparada para lidar com a rotina e situações do dia a dia vai manter a sua comida e clientes sempre seguros!
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