A chave para manter uma rotina de limpeza estabelecida no seu negócio é a consistência.
Para manter suas dependências impecáveis, você vai precisar criar um calendário de limpeza que toda a sua equipe possa seguir.
A importância de um ambiente limpo
Um local desorganizado e mal higienizado é muito frustrante para os clientes. Um estudo¹ realizado no Brasil em 2014 com consumidores de restaurantes self service identificou que 48% do público considera a higiene e limpeza o fator mais importante na sua escolha pelo restaurante.
Manter a limpeza é obrigatório para manter os padrões de segurança e saúde pelos quais todos os estabelecimentos relacionados com alimentos são regulados.
É por esse motivo que as inspeções da vigilância sanitária são mantidas, para assegurar que esses padrões são levados a sério e seguidos pelos restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés.
Essas limpezas constantes são indispensáveis para a garantia da saúde dos trabalhadores e clientes. Além, disso, utilizar produtos de limpeza profissional com certeza auxilia muito na tarefa de manter os ambientes limpos e impecáveis.
A limpeza é um trabalho de equipe
Quando o cliente entra no seu restaurante, ele espera um salão limpo do chão ao teto. Quando os inspetores entram no seu restaurante eles procuram por áreas de preparação e exposição de alimentos sanitizadas e equipamentos em bom estado de conservação.
Precisa de algumas dicas? Saiba como estar sempre preparado para as inspeções da vigilância sanitária aqui!
Você confia na sua equipe para manter este padrão? Você pode acreditar que tudo estará impecável e trabalhando com uma rotina de limpeza pré-determinada?
Sem a cooperação da equipe e sua supervisão, o processo fica mais propenso a falhas e deixar de completar tarefas importantes pode te custar clientes e notificações da vigilância sanitária.
Para garantir o engajamento de todo o grupo, é recomendado supervisionar o trabalho da equipe frequentemente para garantir que as tarefas estejam sendo cumpridas corretamente. É importante lembrar aqui que essa supervisão deve ser mais instrutiva e levada com um trabalho em conjunto de todos no local. Cobranças ríspidas e frequentes acabam afastando os funcionários do seu objetivo principal.
Facilitando o processo
A limpeza eficiente de cozinhas comerciais depende da atenção aos detalhes. Além disso, a variedade de ambientes como salão, hall, banheiros e demais áreas faz dessa tarefa um desafio.
Preparar um checklist de limpeza ajuda a manter a sua rotina organizada e aumenta o grau de eficiência. Isso também evita a perda de tempo fazendo as mesmas tarefas duas vezes ou esquecendo outras.
Para auxiliar nessa tarefa, nós oferecemos a você estes dois checklists com passos simples que vão te ajudar a organizar a rotina diária, semanal e mensal.
Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Cozinha e bastidores aqui!
Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Salão aqui!
Você pode alterar e customizar o seu checklist conforme a disponibilidade da sua equipe, das suas necessidades particulares e do tamanho do seu restaurante, lanchonete ou café. O arquivo é em formato .docx (Word), isso significa que você pode alterar as áreas editáveis que vão aparecer destacadas para você (não se preocupe, ao imprimir as marcas somem). Você também pode inserir linhas para outras tarefas que queira adicionar.
É recomendável criar dois checklist de limpeza separados. Uma para o salão e outra para a cozinha e bastidores, já que as necessidades de limpeza são muitas e variam.
Cozinha e bastidores
Diariamente
-Desinfetar as áreas de preparação de alimento – Esse trabalho deve ser feito entre turnos. Desinfete pias, lixeiras, corredores e prateleiras. Use produtos seguros e indicados para o ramo alimentício;
– Limpar os espaços de trabalhos diários;
–Limpar grelhas, fogão e chapa. Não esqueça de limpar atrás e embaixo desses equipamentos também;
–Limpar cada um dos equipamentos de cozinha depois de cada uso (liquidificador, fritadeiras, espremedor para sucos, cortador de carnes e frios, etc) – Estenda a limpeza também para laterais, portas e demais partes do equipamento. Esvazie a fritadeira, cheque os filtros e troque o óleo quando necessário;
–Limpar micro-ondas;
–Lavar cortadores de carne;
–Limpar as paredes (respingos);
–Limpar o chão;
–Limpar máquinas de café, chá e refrigerante – Esvazie e limpe bules de café e de chá, lave os filtros e limpe os respingos. Mantenha máquinas de refrigerante livres de bactérias desinfetando os bicos;
–Esvaziar as lixeiras;
–Fazer a limpeza da máquina lava-louça;
–Limpar e desinfetar os banheiros dos funcionários – Limpar e desinfetar as privadas, dispensers, portas, maçanetas e interruptores de luz, retirar o lixo e repor papéis, sabonete, álcool gel e limpar os espelhos.
Semanalmente
-Desinfetar as áreas de descarte de lixo para evitar pestes e a proliferação de bactéria;
–Lavar e desinfetar as entradas;
–Limpar as janelas – Deixe todas as janelas brilhando, dentro e fora. Clientes formam as primeiras impressões do local já olhando a aparência do exterior. Janelas limpas também fazem uma diferença visual clareando os interiores;
–Limpar as paredes – Paredes limpas regularmente mantém um ambiente limpo e saudável;
–Fazer a limpeza dos fornos – interior e exterior;
–Checar e desinfetar os ralos – Os ralos nas cozinhas, entradas e banheiros podem entupir ou começar a acumular sujeira. Além disso, podem ser fonte de bactérias fungos, causando mau cheiro. Por isso, lembre-se sempre de checar os ralos e higieniza-los regularmente;
–Organizar a dispensa – Essa é uma das tarefas semanais prioritárias. Inspecionar, organizar e limpar as dispensas e refrigeradores. Verificar as validades e se alimentos pré-preparados ou fracionados foram rotulados corretamente. Limpar o local e prateleiras.
Mensalmente
-Limpar máquina de gelo – Verifique o manual para identificar partes removíveis que devem ser limpas;
-Limpar o sistema de ventilação e ar;
-Limpar teto, paredes externas e calhas;
-Limpar e desinfetar os freezers;
-Limpar caixas de gordura – Esse é um trabalho sujo que deve fazer parte do cronograma. Essa checagem previne que a gordura entupa seu sistema de encanamento e evita maiores complicações.
Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Cozinha e bastidores aqui!
Salão
É importante que sua equipe mantenha a área do salão tão limpa quanto a cozinha. Nós oferecemos abaixo um checklist de limpeza específico para o salão para você seguir diariamente, semanalmente e mensalmente.
Além das tarefas listadas, existem algumas outras que sua equipe deve realizar diversas vezes durante os dias de trabalho como: limpar e sanitizar as mesas entre clientes; limpar o conjunto de condimentos e demais objetos de mesa que estejam sujos; retirar migalhas e farelos de cadeiras e poltronas, entre outras.
Estas tarefas podem ser listadas a parte como um adicional de tarefas diárias e frequentes.
Faça o Download do seu CHECKLIST DE LIMPEZA – Salão aqui!
Diariamente
-Limpar a entrada – varrer e passar pano no chão;
-Limpar e desinfetar os banheiros dos clientes – Limpar e desinfetar as privadas, dispensers, portas, maçanetas e interruptores de luz, retirar o lixo, repor papéis, sabonete e álcool gel, limpar os espelhos;
-Limpar e desinfetar as mesas;
-Limpar cadeiras e bancos – Garantir que as mesas e cadeiras não tenham poeira ou respingos e manchas;
-Aspirar carpetes e tapetes;
-Limpar chão;
-Limpar as paredes (com respingos);
-Limpar os balcões – remover manchas e respingos;
-Limpar a área de recepção/ caixa – manter limpo e organizado;
-Repor os itens da recepção/ caixa;
-Esvaziar as lixeiras e coloca-las em áreas estratégicas;
-Aplicar odorizador de ar;
-Limpar os menus removendo respingos e manchas.
Semanalmente
-Limpar as portas e desinfetar as maçanetas, trilho e limpar manchas ou respingos;
-Limpar os vidros de portas e janelas;
-Espanar as prateleiras de bebidas e organizar as garrafas;
-Limpar o exterior dos refrigeradores e mantê-los organizados;
-Espanar e limpar luzes, luminárias, lustres, interruptores e decoração (incluindo plantas);
-Lavar e limpar as janelas, cortinas, pega mãos e trilhos;
-Espanar e limpar as prateleiras.
Mensalmente
-Limpar o teto e cantos com teias de aranha;
-Lavar as paredes;
-Mantenha os armários de louça, panelas, talheres e copos organizados e limpos.
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Usando um checklist fica mais fácil de manter organizado, delegar tarefas e manter as exigências da vigilância. Mantendo seus equipamentos e objetos limpos, você terá sempre um ambiente saudável para a preparação de alimentos e consegue ainda aumentar o tempo de vida do seu maquinário.
Siga as rotinas e cheque se sua equipe também está engajada com os objetivos. Como resultado, sua empresa será mais limpa e atraente para os novos e velhos clientes.
¹ ANJOS, M.C. et al Avaliação dos fatores que influenciam o consumidor na escolha de restaurantes do tipo self-service. Revista Contextos da Alimentação. Vol. 3, no 1. dezembro de 2014