Não tem como escapar. Se você trabalha no food service e não serve alimentos em descartáveis, vai ter louça para lavar.

 

 

Mas você está fazendo isso de uma forma que ofereça a segurança que seu cliente precisa?

 

Lavando a louça com segurança

As pias são necessárias e são perfeitas para uma lavagem rápida entre procedimentos da cozinha. Mas uma operação que depende apenas da lavagem na pia para limpar suas louças e utensílios está longe do adequado. Fazer o pessoal da cozinha passar horas lavando, esfregando louças e lutando para acompanhar a demanda de uma cozinha agitada além de desnecessário é contra produtivo.

O próprio trabalho de lavar a louça é desmotivador. É uma atividade desagradável e que consome muito tempo. A automação dessa tarefa com a instalação de uma lava-louça industrial melhora a eficiência, segurança e produtividade em uma cozinha comercial.

As lava-louças garantem uma série de benefícios, entre eles higiene e sanitização adequadas o que ajuda a manter os protocolos de segurança alimentar e altos padrões de limpeza na sua cozinha.

 

sabão para lava-louça

 

Assumindo o risco

Um dos maiores fatores de risco associados ao uso das pias para a lavagem de louças é o erro humano. Erros nas etapas dos processos, concentração dos desinfetantes ou no respeito ao tempo de ação dos produtos são alguns exemplos que podem acontecer.

Assumindo esse risco você não só lida com a possibilidade de restos de gordura e outras sujeiras nos pratos, mas também arrisca a segurança dos alimentos e a violação dos protocolos de higiene saúde.

 

Temperatura da água

A água quente é necessária tanto para a limpeza, quanto para a higienização das louças. Essa temperatura varia ao longo do tempo, então se uma pia é utilizada para lavagem, a água usada para imersão da louça deve ser renovada periodicamente.

O ideal é que a temperatura da água seja suficiente para remover bactérias. Mas ao mesmo tempo, nessa temperatura não é possível manipular as louças com as mãos, tornando muito difícil conseguir fazer isso na lavagem manual.

Nas lava-louças industriais a temperatura da água é ajustada através de termostatos que fazem a regulagem de lavagem e enxágue a cada ciclo. Dessa forma, você tem certeza de que cada uma das louças na máquina será higienizada a 60ºC na lavagem e a 80ºC no enxágue. A alta temperatura também ajuda a remover incrustações que são difíceis de remover em temperaturas mais baixas.

 

Bicos lava louça industrial

 

Limpeza eficaz

Ao fazer a lavagem manual, após a etapa de lavagem é preciso fazer uma etapa de desinfecção. Já que a água não chega na temperatura adequada e o detergente neutro não tem as propriedades necessárias para eliminar germes.

Então, para que a sanitização ocorra da forma correta, os itens devem ser inteiramente submersos na solução de desinfetante por um período de tempo.

Por outro lado, as máquinas associam produtos concentrados á jatos fortes de água quente que são suficientes para a limpeza.

Para limpar e remover microrganismos a quantidade certa do detergente altamente concentrado precisa ser adicionada à água. O uso dos dosadores nas lava-louças industriais elimina a possibilidade de erro e de desperdício porque dosa o produto de forma sistematicamente correta. O uso desse equipamento também evita o risco de acidentes com produtos químicos, pois não necessita que o operador manuseie o produto.

 

Secagem rápida

O método usado para secar é tão importante como o de lavar, do ponto de vista da saúde.

Se a lavagem é feita a mão e a secagem das louças é feita com panos, os riscos para a saúde aumentam ainda mais.

A umidade das toalhas de louça facilita o crescimento de fungos e bactérias. Quando fazemos a lavagem na lavadora, ao terminar o ciclo as louças estarão quentes e a associação com o secante que é utilizado durante o enxágue permite que a louça seque rapidamente se deixada ao ambiente, sem empilhar.

Deixar os pratos e copos secarem no próprio rack é uma opção ainda melhor porque a água pode escorrer e a separação entre eles permite sua secagem em poucos minutos.

 

rack lava louça

 

 

Economizando recursos

Além de todos os benefícios com relação a higiene e saúde, o uso das pias pode ter um grande impacto ambiental e no seu bolso.

Muita água é necessária para encher as pias, elas precisam ser trocadas constantemente e o enxágue é com água corrente. Para uma operação que lava almoço e jantar, o volume de água gasto é imenso.

De acordo com a Sabesp¹, companhia de água de São Paulo, lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em prédios térreos como casas (menor pressão do que em apartamentos). Se a pressão for alta, o consumo pode chegar a 243L de água. Imagine uma torneira aberta lavando toda a louça do restaurante por uma hora. O consumo chegaria a impressionantes 468L de água ou 972L nas torneiras com alta pressão.

Cada vez que você lava louça na mão está desperdiçando água, energia e dinheiro!

 

água

 

Enquanto isso, no lava-louça industrial usando a quantidade de água inicial do tanque de 12L de uma lava-louças compacta como a VWK500, mais a média de entrada de água de 3,2L por ciclo, você usará 47,2L de água no total. Porque a cada ciclo, você usa apenas 3,2L de água nova.

Usando uma máquina você salva literalmente centenas de litros de água por dia!

Além disso, com uma lava-louças, você tem um ciclo completo em apenas 2 minutos e meio. Sua equipe gasta menos tempo lavando louça, menos esforço desnecessário na operação de lavagem, menos recursos e mais tempo se concentrando nas tarefas da cozinha e no bom atendimento ao cliente.

 

Com as demandas de crescimento do seu negócio e de entregar uma experiência segura e memorável ao seu cliente, fazer a troca do método de lavagem manual para as lava-louças industriais reduzem o risco de você se encontrar em situações embaraçosas e que causam danos a imagem do seu restaurante. Além disso, ainda pode criar uma experiência melhor para seus funcionários e economizar tempo e dinheiro.

 

¹Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/04/13/lavar-louca-na-mao-gasta-mais-agua-que-as-maquinas-de-lavar.htm?cmpid=copiaecola

 

Lava-louças industriais: O que os operadores precisam saber

5 fatores da boa performance de uma lava-louças industrial

O que fazer e não fazer para que a lava-louças tenha máxima performance

 

Palavra do especialista: Dicas dos técnicos para sua lava-louça industrial!

Como uma lava-louça industrial funciona