Os hábitos que temos na cozinha de nossas casas nem sempre são os melhores. Por isso, temos que ficar sempre de olho para não cometer os mesmos erros ao trabalhar numa cozinha profissional.

 

As práticas das cozinhas profissionais devem seguir as normas e recomendações da vigilância sanitária para garantir um ambiente seguro para funcionários e clientes.

 

Alguns maus hábitos que trazemos de casa (e nem mesmo nos damos conta deles) podem levar á uma proliferação de germes e levar a contaminações no trabalho. Para evitar esse problemão, temos que estar atentos a algumas atitudes no dia a dia.

Veja os 10 hábitos e situações que só entende quem trabalha na cozinha

 

esponja dentro da pia

 

1. Esponjas e utensílios de limpeza deixados dentro da pia com as louças sujas

Essa é uma daquelas coisas que pode acontecer por causa do hábito. Objetos deixados na pia suja, especialmente as esponjas, servem como um ambiente perfeito para a proliferação desenfreada de bactérias que vão ser passadas para as louças e objetos a serem limpos depois.

 

2. Usar materiais de limpeza não tão limpos

Mesmo sem serem abandonados dentro da pia suja, as esponjas e panos de limpeza já contém germes. Por isso é muito importante que esses materiais sejam desinfetados regularmente. O ideal é, que depois de lavar, sejam mergulhados durante um tempo (o recomendado pelo fabricante) em uma solução de desinfetante adequado.

 

limpar cozinha restaurante

 

3. Balcões que não são tão desinfetados quanto deveriam.

Passar um paninho no balcão depois de usá-lo pode fazê-lo parecer limpo. Mas a realidade é que não significa exatamente que está. “Limpo” em uma cozinha deve significar sem sujeira E sem contaminação.

A cozinha é um local crítico e infecções saídas daí podem causar problemas de saúde sérios e inclusive morte. Nós não conseguimos ver os tipos de germes que estão circulando, se tão altamente perigosos ou não. A contaminação pode vir de basicamente qualquer lugar. É por isso que a proteção deve ser sempre máxima.

Limpe os balcões com limpador geral (detergente ou multiuso) e depois aplique um desinfetante adequado para a área alimentícia.

Lembrando que álcool e paninho geralmente não são suficientes para a limpeza. Em primeiro lugar é apenas o álcool 70% o adequado para eliminar germes. E depois disso, é preciso que o álcool seja deixado sobre a superfície durante alguns minutos para que seja eficiente na desinfecção.

 

cozinha restaurante

 

4. Comida velha no freezer/geladeira

Comidas resfriadas, mas não congeladas podem criar fungos e bactérias que causam a decomposição. Comidas que ficaram verdes e irreconhecíveis não são só nojentas, mas potencialmente perigosas. A comida congelada geralmente não sofre os mesmos efeitos, mas também pode causar problemas quando consumida, pois, ao descongelar as bactérias voltam a ativa.

Claro que não é só comida velha que pode estar contaminada, isso pode acontecer com qualquer comida da geladeira ou freezer. Para evitar problemas com comidas resfriadas siga essas dicas:

  • Não esqueça de anotar sempre as datas de abertura/preparo/validade nos alimentos guardados.
  • Organize que os mais antigos fiquem sempre na frente para serem usados primeiro.
  • Guarde os alimentos em embalagens herméticas. Assim fica mais difícil de estragar e se isso acontecer, a contaminação não prolifera para outras comidas.
  • Respingos no refrigerador devem ser limpos imediatamente, pois as bactérias adoram viver na umidade desse tipo de lugar.
  • Inclua a geladeira no seu cronograma de limpeza e desinfecção periódico. Além de reduz o risco de contaminação, ainda elimina maus odores e ajuda a manter a organização.

 

5. Lixeiras que deveriam ser esvaziadas e desinfetada com maior frequência

Isso não só causa um mau cheiro péssimo, mas também é o lugar ideal para proliferação de germes. Além de tirar o lixo, desinfete as lixeiras regularmente.

 

louça suja

 

6. Restos de comida abandonados

Um prato sujo aqui, um copo ali, pedaços de comida que voaram durante o prepare… Esse é o tipo de coisa que serve de base para a proliferação de germes que podem infectar outras louças e alimentos. Como esses germes são minúsculos, eles não precisam que o copo sujo toque no alimento para infectá-lo, basta um vento para que eles viagem por vários metros.

Para evitar essa situação podemos criar regras básicas como: “Toda louça suja será colocada na pia e Lavada em até X minutos/horas”. Os respingos já serão removidos se você tiver uma limpeza regular agendada como por exemplo, todo dia após o expediente.

 

7. Respingos de comida no microondas

Nesse caso o problema é o mesmo do item 6. Respingos viram criadouros de bactérias, vírus e qualquer outro microrganismo que estiver ali no ambiente.

Para não correr esse risco, pode ser definida a limpeza rápida após cada uso e depois uma limpeza mais profunda durante a higienização diária da cozinha ou pode ser limpo ao fim do expediente.

 

8. Preparar comida quando está doente.

Os vírus e bactérias que causam a maioria dos resfriados, gripe e intoxicação alimentar podem ser transmitidos quando uma pessoa doente está preparando um alimento. Sendo assim, o melhor a se fazer quando estamos doentes é ficar longe da cozinha e evitar a propagação.

 

limpar cozinha

 

9. Não limpar as superfícies depois de preparar comida crua

Comidas cruas, sejam carnes ou vegetais, podem conter bactérias que podem ser levadas a outros alimentos. Sempre depois de trabalhar com comida crua, o ideal é higienizar a área antes de iniciar a próxima preparação. Nunca podemos prever quando um alimento estará contaminado, alimentos perfeitamente impecáveis podem carregar bactérias na superfície. Isso evita a contaminação cruzada e traz mais segurança para sua comida.

Dica: Depois de preparar a comida crua, jogue água quente com sabão e depois um desinfetante adequado para indústria alimentícia.

 

Muitos de nós não pensam que os itens que citamos aqui podem causar problemas tão sérios. A realidade é que eles podem sim causar situações preocupantes, e como nunca sabemos quando isso pode acontecer, temos que estar sempre preparados! Prevenir é a melhor opção para garantir a saúde e segurança da equipe e clientes.

 

Images by Unsplash and Pexels

Como eliminar os germes das louças no seu restaurante

Como manter a higiene adequada no food service?

Como uma lava-louça industrial funciona

10 coisas que você tem que saber sobre sua lava-louças industrial

[Passo a passo] Máquina lava-louças: Limpeza de bicos