Se você está fazendo as coisas da nossa lista de hoje, pode ser que você esteja tornando a sua limpeza mais difícil do que ela precisa ser.
Você já viu vários posts aqui no blog com dicas para tornar suas limpezas mais práticas e rápidas.
Mas você já pensou que existem hábitos que podem dificultar as suas limpezas? Nem sempre consideramos isso.
Nós estamos sempre pesquisando e testando formas que sejam realmente eficazes e que ajudem as empresas a tornarem seus processos de limpeza mais fáceis, menos trabalhosos, mais ágeis.
Sabemos também que nem todas as dicas que se encontram por aí realmente são úteis (às vezes até perigosas). Então, para evitar limpezas mais difíceis, que consomem mais produtos e tempo sem necessidade, listamos alguns hábitos de limpeza que podem ser contra produtivos. Veja quais são eles:
1.Usar Produto em Excesso
Se a sua limpeza exige uma quantidade pequena de produto, porque você usaria mais?
Se um pouquinho de limpador funciona, então mais funciona ainda melhor, certo? Na verdade, não. Não é assim que funciona com produtos de limpeza, especialmente com produtos concentrados.
O excesso de produto deixa uma camada de resíduo, uma espécie de filme, que atrai a sujeira e faz ela grudar na superfície. Outro problema, é que esse produto que sobra pode reagir com outros produtos ou com a própria superfície, agredindo o material.
Se estivermos falando de superfícies que tem contato com alimentos, pode ser ainda mais perigoso. Isso porque o resíduo pode ser transferido para comida e causar intoxicação alimentar.
A forma mais segura de utilizar um produto de limpeza é utilizar apenas a quantidade indicada no rótulo ou ficha técnica que foi determinada por testes realizados pelo fabricante. Além disso, se as indicações mencionarem a necessidade de enxágue, você precisa fazer isso até a remoção total dos restos de produto.
2.Não Ler As Instruções
Falando em indicações, antes de usar qualquer tipo de produto, material de limpeza ou equipamento, você precisa ler as instruções! Passar direto para o uso sem nem dar uma olhadinha nas instruções pode ter resultados decepcionantes.
Nós já vimos vários casos passarem por aqui, desde arruinar um piso cerâmico e precisar trocá-lo, até danificar equipamentos caros de cozinha por falta de operação correta.
As instruções dos produtos de limpeza te contam várias coisas importantes, como:
- Quanto de produto deve ser aplicado;
- Quais as superfícies que podem ser limpas;
- Quanto tempo o produto precisa para agir
- Como removê-lo.
Isso é essencial para garantir que você está usando o produto de forma correta e segura. Assim você não estraga seus objetos e não prejudica as pessoas que vão usá-lo depois.
As instruções dos materiais de limpeza evitam que você os utilize nas superfícies erradas, por exemplo. As instruções dos equipamentos te ajudam a trabalhar com eles na sua melhor performance, além de evitar falhas e danos que poderiam ser evitados pela operação correta.
Da próxima vez que for usar um produto, mesmo que seja comum ou já conhecido, dê uma olhada no modo de uso para garantir.
3.Usar Produtos Agressivos Sem Necessidade
Se você tem usado produtos químicos muito agressivos, existe a chance de acabar gerando mais danos do que benefícios.
O primeiro produto que vem a mente nesse tópico é o querosene. Querosene não é produto de limpeza. Ele é altamente agressivo para pessoas no curto e principalmente longo prazo. O Querosene tem Benzeno na sua composição que é um agente comprovadamente cancerígeno para os seres humanos.
Embora, se você for pesquisar, não exista uma publicação confirmando o potencial carcinogênico do querosene em si, não existe limite seguro de exposição para substâncias cancerígenas, ou seja, não importa se você teve contato com 1mililitro ou 1 litro de Benzeno, qualquer exposição é potencialmente perigosa para uma pessoa.
Produtos desse tipo devem ser usados apenas para seus fins específicos e utilizando equipamentos de segurança adequados. O uso indevido pode causar problemas para todos, especialmente pessoas que já tem problemas de saúde, idosos, crianças e pets.
Use apenas produtos químicos que sejam realmente destinados para a limpeza, registrados ou notificados na ANVISA e sempre utilizando EPI (Equipamento de Proteção Individual).
4.Usar Seus Panos ou Lenços de Limpeza Errado
Como falamos antes, usar produtos de limpeza em excesso é um problema. Mas o outro extremo, usar pouco, também não ajuda.
Um único lenço umedecido de limpeza não vai dar conta de fazer toda a limpeza de uma recepção ou de um banheiro, por exemplo. Um pano de microfibra precisa ser enxaguado e o produto reaplicado para fazer essas limpezas também.
Então, quando for fazer as suas limpezas, especialmente as desinfecções, fique atento para a forma como está usando seu pano e o produto. Um pano com desinfetante precisa deixar a superfície molhada por pelo menos 5 minutos* para que a desinfecção seja eficaz.
* Para saber o tempo exato, verifique o tempo de ação do seu produto especificamente
5.Usar Materiais de Limpeza Contaminados
Todo material usado na limpeza suja, logo, precisa ser limpo depois. Mas além de “passar uma aguinha” eles precisam ser realmente lavados e desinfetados. Utensílios que não são higienizados da forma adequada podem se transformar em um a base para a proliferação de bactérias e outros germes.
Isso significa que a próxima vez que você for usá-lo, vai espalhar essa contaminação por todo o lugar!
Após a limpeza lave seus materiais com água e sabão e desinfete com um desinfetante adequado ou com água fervente, como no caso das esponjas.
6.Armazenar Seus Produtos da Forma Errada
Seus produtos de limpeza precisam ficar em local seguro e que possa ser trancado. Estamos falando de limpezas de empresas, então precisamos evitar que os produtos sejam acessados por qualquer pessoa e acabem causando um acidente.
A área precisa ser ventilada, fresca, então não deve receber sol diretamente e seca, sem excesso de umidade. Os produtos precisam permanecer em embalagens fechadas e devem ser identificados.
Produto sem rótulo ou identificação é lixo. Esse tipo de produto não deve ser utilizado porque você não pode ter certeza do que é, se está na validade, qual o modo de uso, quais riscos oferece, etc.
Produtos que tenham cloro ou peróxido de hidrogênio na fórmula devem ficar, de preferência, em embalagens escuras/foscas. Produtos concentrados e na embalagem original devem ser usados em até 6 meses e os já diluídos no pulverizador, por exemplo, devem ser usados na mesma semana, depois descartados.
Depois desse período, você corre o risco de ter um produto que não funciona mais, pois o cloro e o peróxido de hidrônio degradam em contato com a luz e oxigênio. Assim, você acaba tendo limpezas ineficazes.
7.Usar Sua Lava-Louças Errado
Lava-louças industriais são maravilhosas! Nós amamos as lava-louças por aqui. Essas facilitam o trabalho da cozinha, higienizam as louças perfeitamente e ainda te ajudam a economizar.
Mas se você não trabalhar com ela do jeito certo, ela não vai te ajudar. As lavadoras industriais precisam ser higienizadas diariamente! Elas fazem a limpeza da louça, removem os restos de alimento e toda essa sujeira que não sai quando ela é drenada, vai se acumulando dentro do tanque, nos braços e bicos.
Quando você não limpa a lava-louças, os resíduos vão circular novamente quando a água do tanque for reutilizada. Isso significa que você vai jogar água suja de novo e novo em cima da sua louça.
Aí, quando isso acontece, não tem como exigir uma limpeza impecável da máquina, porque o processo está errado. Além disso, a sujeira entope os bicos por onde a água deveria sair para lavar e enxaguar, e assim, você acha que a máquina não está funcionando direito, quando é apenas uma questão de limpeza.
Outro problema é carregar demais ao racks. Quando você coloca louças muito empilhadas ou mais do que deveria, a água e o detergente não conseguem passar por todos os lugares e você acaba com louças mal lavadas.
Confira o manual do fabricante, converse com seu fornecedor/ técnico ou dê uma olhada aqui no blog. Temos vários posts sobre lava-louças industriais e como mantê-las em bom funcionamento.
Veja como fazer a limpeza aqui: Como fazer a limpeza da sua lava-louças industrial
Veja como fazer a limpeza dos braços e bicos aqui: [Passo a passo] Máquina lava-louças: Limpeza de bicos
E aí, já sabia que esses hábitos poderiam atrapalhar suas limpezas? Sempre é tempo de aprender técnicas novas e tornar nossas limpezas mais eficazes e práticas.
Photos by Pexels, Unsplash and Freepik
excelente artigo parabéns
Oi João,
Obrigada pelo apoio!
Abraço,
Bianca