Você usa produtos de limpeza profissional concentrados?
Para fazer limpezas eficazes e para que os produtos que você usa realmente facilitarem o seu trabalho, é preciso trabalhar com as diluições corretas.
Principalmente quando falamos em desinfecção, ou seja, remoção de germes, temos que saber que fazer a diluição certa vai impactar diretamente o resultado.
Diluição correta e limpezas mais eficazes
Para remover microrganismos que potencialmente causam doenças e criar um espaço limpo e seguro é vital que a equipe de limpeza tenha a disposição meios de fazer a diluição adequada dos produtos de higiene profissional.
Quando trabalhamos fazendo a diluição manual isso envolve não somente ter os materiais necessários para isso, mas também ter as informações necessárias, ou seja, saber como fazer os cálculos de diluição corretamente.
A conta necessária para fazer as diluições não é difícil, mas nem sempre o pessoal está disposto a seguir todas as instruções no momento da diluição. Assim, graças à tecnologia, podemos contar com dispensers automáticos que entregam a concentração certa de produtos todas as vezes que forem necessárias.
Vantagens da diluição correta
Quando você escolhe por trabalhar com as diluições corretas dos produtos na sua empresa, algumas das vantagens que terá é:
1 Trabalhar com o produto na sua máxima performance
Quando fazemos a diluição de um produto de limpeza profissional certo, garantimos que estamos seguindo justamente o que o fabricante indicou. Isso é importante porque os fabricantes sabem quanto de princípio ativo terá em cada diluição e fazem testes com estas diluições sugeridas.
Trabalhando com a quantidade certinha, nem mais, nem menos, você tem a limpeza ideal indicada para aquela concentração de produto.
2 Evita dano ás superfícies
Quando os fabricantes fazem os testes com seus produtos, também podem ter certeza que nas concentrações indicadas o produto não vai agredir as superfícies as quais o produto é destinado. Assim você evita danificar tintas, coberturas, borrachas e o próprio material da superfície que está aplicando.
Além disso ainda o excesso de produto na diluição pode deixar resíduos após a aplicação, deixando restos grudentos ou manchas na área que foi limpa.
3 Evita retrabalho
O excesso de produto na limpeza deixa resíduos que te obrigam a limpar novamente para removê-lo ou para tirar as manchas que ficaram. Já quando aplica pouco produto é obrigado a limpar novamente porque a sujeira não vai sair da primeira vez.
Isso é especialmente perigoso quando vamos desinfetar uma superfície e não usamos produto suficiente. Isso pode resultar em uma superfície que parece desinfetada, mas ainda oferece riscos reais a segurança de quem vai usar o espaço.
4 Reduz o desperdício de recursos
A medição incorreta dos produtos diminui a performance deles e faz você gastar mais tempo com o retrabalho, mais água por ter que enxaguar mais vezes, gastando mais produtos e energia para uma tarefa que poderia ter sido resolvida rápido e sem custos extras.
5 Equipe mais segura
Quando usados nas concentrações erradas, geralmente em excesso, os produtos de limpeza podem pôr a segurança da equipe de limpeza em risco. Isso porque dependendo do princípio ativo do produto ele pode liberar gases e causar irritações na pele e nos olhos, algo que não aconteceria se fosse diluído corretamente.
Seja qual for o número de produtos usados, o uso de diluidores reduz á exposição das pessoas aos produtos concentrados. Evitando assim possíveis queimaduras químicas e outros acidentes. Isso é algo que vale a pena principalmente quando são pessoas que trabalham com produtos de limpeza todos os dias, por vários anos.
Diluidores para uma diluição sempre certa
Com os diluidores você garante que vai ter essas vantagens todas as vezes, porque ele vai fazer a diluição sempre como você tiver pré-determinado.
O mesmo diluidor consegue atuar em uma ampla variação de diluições. Basta ajustá-lo ao instalar. Com eles você consegue diluir uma série de produtos: Detergentes, multiusos, desengraxantes, limpadores, desinfetantes, entre outros.
Só é importante observar que você precisa usar um diluidor para cada produto. Isso acontece porque as diluições são diferentes, então quando você determina a diluição ela vale para um produto, mas pode não valer para o outro que precisa de uma diluição maior ou menor.
Além disso, também o ideal é que não aconteça a mistura dos produtos, então se você trocar de produto, mas ainda restar o produto anterior nas mangueiras, vai acabar misturando eles na solução final.
Como escolher o seu diluidor ideal
Os diluidores variam conforme seu sistema – hidráulicos ou elétricos – e aplicação.
Essas são algumas das coisas que você precisa verificar para escolher o modelo que é melhor para a sua empresa:
Verifique se o diluidor é adequado para a sua necessidade – Veja se o diluidor é apropriado para seu produto. Alguns diluidores servem apenas para produtos líquidos, enquanto outros podem diluir produtos mais viscosos ou até em pó. Não esqueça de observar isso antes de escolher o modelo ideal para você.
Verifique o controle da diluição – Veja se o diluidor alcança a diluição indicada no seu produto. Alguns diluidores oferecem uma amplitude de diluição diferente dos outros, então precisa verificar isso antes.
Considere opções portáteis e com geração de espuma – Diluidores portáteis são muito úteis para a limpeza de grandes áreas e os geradores de espuma também ajudam a espalhar o produto muito mais rápido e permitem que ele fique sobre a superfície por tempo suficiente para o produto ter a sua ação. É muito bom para áreas de difícil alcance e com resíduos de óleos e gorduras.
Escolha um local adequado para a instalação – Os diluidores e produtos precisam ficar protegidos da ação do tempo: sol, chuva e calor excessivo. Sendo assim, é necessário que você disponha de uma área coberta para a instalação deles. Se isso não for respeitado, os produtos sofrerão alterações e isso resultará em problemas na sua performance. Além disso, a vida útil do diluidor também é reduzida.
Fácil Operação – Escolha um modelo que seja fácil de trabalhar, então qualquer um ficará confortável em usá-lo sem problema.
Dessa forma a transição é até mais fácil, porque muitas vezes encontramos resistência de funcionários que estão acostumados a trabalhar diretamente com produtos de pronto uso a muitos anos e acabam tendo dificuldade em se adaptar com um produto diluído.
O que acontece na realidade, é que para quem vai aplicar não existe muita diferença, é só pegar o produto e usar. Mas só o fato da pessoa saber que está sendo colocado água no produto pode levar a pensar que é um produto “fraco”. Na verdade, muitas vezes o produto profissional diluído corretamente, ainda é mais “forte” do que um produto de limpeza doméstico comum.
Com a chegada da Pandemia o mundo pôde perceber a importância e a necessidade das limpezas e desinfecções e das equipes que fazem esse trabalho diariamente. As higienizações não são apenas uma melhoria estética, é um assunto de saúde pública em todas as empresas. Com a ajuda dos diluidores as equipes podem continuar fazendo seu trabalho e ter resultados ainda melhores.
Photos by Pexels and Unsplash