Fazer a limpeza regular da cozinha do seu restaurante pode remover a sujeira e o encardido.
Mas só uma limpeza completa é capaz de remover a sujeira profunda, manchas e contaminações.
Mas a limpeza diária não é suficiente?
Se o seu objetivo é ter uma cozinha que se destaque pela higiene e que passa sem problema algum pela inspeção da vigilância sanitária, você precisa ter algumas coisas em mente.
Como a cozinha é o centro de restaurantes, cafés, lanchonetes, padarias e confeitarias é essencial que ela seja mantida organizada e o mais limpa possível.
A limpeza diária com certeza ajuda a manter as coisas em ordem…Mas só até certo ponto. Gordura, migalhas e todo o tipo de sujeira imaginável pode ser acumulada nos cantos e frestas por toda a cozinha.
Essas áreas de difícil acesso ou que são esquecidas mesmo, passam batido na limpeza diária. Até porque não tem como arrastar móveis e equipamentos pra limpar todo santo dia, não é?
Embora nem sempre fique à vista do público, uma cozinha mal higienizada pode afetar a imagem do restaurante e sem dúvida causar um impacto negativo na avaliação da vigilância.
Como a cozinha deve operar?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define os padrões pelos quais a sua cozinha deve operar, em relação a higiene, controle de pragas, armazenamento, manipulação de alimentos e até mesmo a estrutura do local.
A agência tem a finalidade de proteger o consumidor, garantindo que a alimentação fora de casa seja segura. Para isso, cobra dos estabelecimentos que sigam os padrões de higiene. Caso as recomendações não sejam seguidas e os locais apresentarem muitos problemas podem ser notificados e até mesmo fechados até que se adequem as normas.
Ressaltando que a intenção da vigilância não é pegar no seu pé rsrs e sim proteger o consumidor de infecções alimentares, doenças e parasitas que podem causar danos sérios à saúde em alguns casos, até a morte. Por isso essa inspeção é tão importante para os clientes.
Para evitar problemas mais sérios como a interdição da sua cozinha, mantenha medidas constantes de manutenção da higiene que vão além da limpeza diária.
Por que programar uma limpeza além da regular?
Enquanto no dia-a-dia a gente consegue se livrar da sujeira superficial, uma limpeza mais completa elimina o que a gente geralmente não consegue dar atenção suficiente. Principalmente as áreas que são difíceis de ver ou alcançar.
Algumas partes que merecem uma atenção especial são:
- Paredes, cantos dos pisos e rodapés
- Equipamentos de cozinha – geladeira, fogão, micro-ondas, etc.
- Balcões, pias e ralos
- Armários e gavetas
Eles locais precisam ser inspecionados de todos os lados para que a limpeza seja completa e eficaz. A sujeira que se acumula em cada um desses lugares se torna um possível foco de contaminação na sua cozinha. Além de que a proliferação dos germes e a incrustação pode causar mau cheiro.
Quanto aos equipamentos, o acúmulo ainda pode ocasionar falhas nos aparelhos, causando prejuízos grandes.
Se preparando
Se você pretende deixar o seu restaurante sempre limpo e organizando como se estivesse esperando uma inspeção, existe algumas dicas que podem ser valiosas. Veja algumas coisas que podem ajudar:
– Consulte a legislação local – Veja o que é exigido dos estabelecimentos da mesma categoria que o seu pela legislação local. Isso pode ser variar nos municípios.
– Esteja sempre atento às questões de segurança relacionadas aos alimentos e ao ambiente.
– Treine sua equipe em conjunto para que todos tenham conhecimento do que é exigido e para que estejam igualmente preparados para seguir as normas.
– Faça inspeções internas de surpresa e use o mesmo formulário, ou similar, ao que os agentes da vigilância sanitária utilizam.
– Após as inspeções surpresa mostre os resultados obtidos a seus funcionários e converse sobre o que está legal e o que precisa mudar.
Veja com mais detalhes sobre Como se preparar para inspeção da vigilância sanitária
Planejando a limpeza
Para começar da maneira certa e implantar um sistema que funcione por muito tempo na sua cozinha é legal seguir alguns passos simples.
Passo 1: Crie uma lista das tarefas principais – Antes de decidir quando limpar, determine o que deve ser limpo. Para isso, identifique as tarefas que são essenciais para manter o local limpo e organizado.
Passo 2: Crie uma lista das tarefas secundárias – Agora identifique as tarefas que são importantes, porém em segundo plano, para manter o restaurante limpo e organizado.
Passo 3: Determine a frequência das tarefas – Escolha a frequência para cada uma das tarefas: Prefere limpar tudo rapidamente todos os dias? Prefere dividir dia sim/ dia não? Uma vez por semana? Você decide conforme a necessidade que observa.
Passo 4: Complete seu plano – Complete a tabela que fizemos para ajudar a facilitar essa organização. Se preferir, pode fazer sua própria tabela incluindo o que mais achar necessário.
Passo 5: Faça um checklist de limpeza
Veja mais detalhes sobre como montar um plano de limpeza personalizado aqui
Quando a gente organiza direitinho e planeja fica mais fácil implantar um método para que tudo fique limpinho sempre.
Fazer com que sua cozinha e todo o estabelecimento fiquem brilhando é um trabalho de equipe. Converse com seus colaboradores, mostre essas dicas e combine maneiras que manter tudo em ordem!