Nos ambientes de trabalho temos equipes e clientes circulando o tempo todo.
Em época de gripe, como podemos fazer para evitar a contaminação dessas pessoas?
As contaminações, do vírus da gripe e resfriado que ficam em alta no inverno, como tantas outras transmitidas por vírus, fungos e bactérias podem ocorrer entre as pessoas ou pela transferência em objetos contaminados.
As pessoas passam muito de seu tempo nas empresas e é nosso dever cuidar para que o ambiente esteja limpo evitando a proliferação de contaminações.
Por onde começar?
Os hábitos são parte importante dos nossos dias e atuam mais do que imaginamos na nossa vida. Então, tudo que fazemos como rotina, sem pensar, são nossos hábitos e fazem parte de nós.
Alguns hábitos são bons, outros ruins. O ideal é prestar atenção para que possamos ter mais hábitos bons do que ruins e no ambiente de trabalho, isso é especialmente importante. E muitas vezes, bons hábitos precisam ser relembrados para serem absorvidos.
Por isso, quando relacionamos higiene pessoal e trabalho o desenvolvimento dos bons hábitos é um trabalho constante.
Passo 1 – A higiene pessoal
Além da equipe, é bom lembrar os clientes também, se sua empresa é aberta ao público. E quando se trata de lembretes, pesquisas apontam que sinais visuais aumentam a retenção da atenção e do aprendizado. Eduque e relembre as pessoas da maneira correta de agir nas situações do dia a dia.
Veja alguns modelos de placas que podem ser utilizadas para relembrar as pessoas de como proceder protegendo a própria saúde e dos demais:
Salve e imprima essas imagens para colocar na sua empresa!
A lista a seguir indica quando devemos lavar as mãos, então dependendo da sua empresa você pode colocar as placas próximo aos locais onde essas atividades ocorrem:
-Antes, durante e depois da preparação de alimentos;
-Antes de comer;
-Antes e depois de cuidar ou manter contato com uma pessoa que esteja doente;
-Após usar o banheiro;
-Após trocar fraldas ou auxiliar crianças no banheiro;
-Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
-Após tocar um animal (Importante lembrar já que temos muitos locais pet friendly hoje e apesar de serem bichinhos domésticos, ainda assim podem transmitir germes que causam doenças em humanos);
-Após mexer com lixo.
É legal também deixar disponível para equipe e clientes dispensers de álcool em gel. Dessa forma, as pessoas podem fazer a higiene das mãos frequentemente.
Passo 2 – Evitando a contaminação através da limpeza em empresas
Além da higiene pessoal destacada, é importante lembrar que os ambientes e objetos de uso compartilhado devem ser limpos frequentemente. Porém, quando temos o objetivo de reduzir infecções e evitar contaminações, temos que ter em mente que a limpeza deve remover os germes e não apenas a sujeira.
Limpar sem ter atenção devida a eliminação dos germes não tem efeito na diminuição das contaminações. Nesse caso, a limpeza deve ser uma questão de saúde, não de aparência.
Existem pontos que devem ser considerados críticos, estes pontos são os que são mais tocados e por diversas pessoas na empresa como:
-Mesas compartilhadas,
-Telefones,
-Teclados,
-Interruptores,
-Menus em restaurantes,
-Maçanetas, entre tantos outros.
Para estes pontos pode ser desenvolvida uma lista para que não sejam esquecidos e o ideal é fazer a desinfecção diária.
Imagine que Pedro, está se recuperando de uma infecção viral (uma gripe, por exemplo). Ele atende ao telefone, que é compartilhado, depois de coçar seu nariz. Ao fazer isso, deixa um amontoado de germes (invisíveis, claro) para a próxima pessoa que precisar utilizar aquele telefone.
Nós não podemos erradicar os germes do ambiente, mas podemos fazer nossa parte para prevenir que esses pontos de muito contato sejam um ponto de contaminação.
Passo 3 – Evitando a contaminação cruzada
No caso dos ambientes de trabalho, a contaminação cruzada ocorre quando um objeto contaminado entra em contato com um objeto limpo.
Existem algumas maneiras de evitar que ocorra a contaminação cruzada:
-Utilizar panos de limpeza de cores diferentes para diferentes áreas.
-Higienizar muito bem e desinfetar os objetos mais tocados
-Trocar a água do mop ou balde para reduzir a proliferação dos germes
-Usar os produtos adequados para cada local como: limpadores comuns para áreas de baixo risco de contaminação e limpador, em seguida desinfetante para áreas que precisem de desinfecção.
-Manter o local de armazenamento higienizado e lavar panos, mops e outros antes de guardar.
-Lavar as luvas de limpeza como se estivesse utilizando as mãos, a cada início, fim ou troca de tarefa.
-Manter tapetes na entrada para reduzir a entrada de detritos e contaminações.
Podemos reduzir as contaminações nas empresas nas épocas de gripe e em todas as outras! Só precisamos trabalhar na conscientização pessoal e na limpeza geral visando a saúde de todos.