Os toalheiros são elementos essenciais em cozinhas comerciais e banheiros de todo tipo de empresas. Com uma grande variedade disponível, existem algumas características que você precisa observar.

 

 

Posicionamento

 

O toalheiro é um equipamento que vai exercer uma função importante na sua empresa e por isso não pode acabar virando um empecilho. Sendo assim, é importante escolher o lugar onde o dispenser vai ser disposto observando detalhes como:

 

– Se o local de instalação não possui nenhuma tubulação de água ou energia passando dentro da parede; o dispenser precisa ser fixado com buchas e parafusos, por isso, é importante verificar se há alguma tubulação na parede escolhida.

 

– Se é passagem constante de funcionários ou clientes; toalheiros colocados em passagem sofrem sérios riscos de quebra. Em empresas onde os funcionários precisam passar pelo local com pressa ou carregados de materiais o risco de passar pelo dispenser, esbarrar e quebra-lo é grande. Evite posicionar dispenser em passagens.

 

– Se a altura e posição são compatíveis com a reação natural do usuário; por exemplo, ao lavar as mão é normal que você as escorra e tente alcançar o papel na mesma altura que estava da pia. Logo, um dispenser muito acima ou muito abaixo dificulta o acesso do usuário ao papel.

 

 

Tipo de papel

 

Antes de escolher o dispenser, geralmente é melhor avaliar primeiro o tipo do papel que você deseja utilizar. Cada um tem suas características e por isso alguns papéis são destinados a toalheiros específicos.

 

Quanto aos tipos de papel, as opções são bobina e interfolhado.

 

 

Papel toalha bobina

 

Os papéis bobina são ideais para áreas de alto tráfego como shoppings, cinemas e restaurantes movimentados.

 Papel toalha e higienico para empresas Curitiba

Geralmente são comercializados em caixas com 6 bobinas de 200 metros, uma quantidade muito boa para que você não precise reabastecer o dispenser com muita frequência.

 

Estes papéis estão disponíveis no mercado com uma variedade de modelos variando principalmente em gramatura. A gramatura é avaliada pela densidade em gramas por m² de papel.

 

Gramaturas altas significam papéis espessos, geralmente mais nobres e de maior valor. Um exemplo são os papéis bobina a partir de 32g.

 

Gramaturas menores representam papéis mais finos e de menor valor. Não significa, no entanto, que sejam papéis ruins, existe diversos modelos de papéis, por exemplo, 28g no mercado que são perfeitamente adequados para a maioria dos estabelecimentos.

 

 

Papel toalha interfolhado

 

Papéis toalhas interfolhados tem uma variedade ainda maior de modelos. Estes papéis são muito versáteis e são encontrados desde a qualidade “marrom” até o super macio folha dupla.

 papel toalha

As classificações “marrom” e “creme” geralmente se aplicam ao papel reciclado, que não fica branco após o processo de reciclagem. São papéis de qualidade inferior, muito baratos e geralmente esfarelam nas mãos.

 

No meio termo existe uma infinidade de modelos que são comumente: brancos, 100% celulose, que indicam papéis não reciclados e que podem variar em gramatura, tamanho, número de folhas e embalagem (caixa ou pacote).

 

No extremo superior estão os papéis interfolhados folha dupla e os de alta gramatura.

 

No entanto, as nomenclaturas variam muito com as marcas e isso pode ser confuso. Para saber mesmo como é o papel, o ideal é tocar e testá-lo, só assim é possível fazer uma boa avaliação.

 

Este tipo de papel é indicado para locais de circulação baixa ou média de pessoas. Isso se dá pelo fato de papéis interfolhados não serem tão econômicos quanto as versões em bobina.

Os interfolhados também são indicados especialmente para cozinhas, onde não se pode ter contato com as partes do dispenser, desse modo você puxa diretamente no papel.

 

Em média, em um dispenser de papel toalha interfolhado cabem 600 folhas por vez. Desse modo, se cada pessoa utilizar 2 folhas para secar as mãos, é possível utilizar um abastecimento 300 vezes.

 

 

Tipos de dispenser

Os toalheiros de parede são compactos e podem se adaptar a qualquer empresa. Além de o design ser versátil, combinando com qualquer ambiente, o dispenser proporciona um ar profissional ao seu banheiro ou lavatório.

Os modelos mais comuns no mercado são os seguintes:

 

A seguir você pode observar os tipos de dispenser e suas características:

 Alavanca

Ideal para locais com médio tráfego

Utiliza preferencialmente papel 28g ou similares

Gasto aproximado de 50cm de papel por pessoa

O papel é dispensado após o acionamento da alavanca e é cortado pelo usuário no serrilhado do dispenser

 

 

 

Autocorte

 Ideal para áreas com alto tráfego

Utiliza preferencialmente papel 32g ou similares

Gasto aproximado de 25-30cm por pessoa

O papel deve ser puxado pelo usuário e é cortado automaticamente pelo dispenser

 

toalheiro papel toalha

Fonte: Plestin

 

Eletrônico

Ideal para áreas com alto tráfego

Utiliza papel 28, 32g ou similares

Gasto aproximado de 25-50cm por pessoa (variando conforme o papel utilizado).

Utiliza energia elétrica ou baterias (dependendo do modelo)

Hands-free – não é preciso encostar no dispenser ou puxar o papel. O equipamento é acionado por sensor.

 

Interfolha

Ideal para locais de baixo tráfego

Pode ser utilizado qualquer modelo de papel interfolhado

Gasto médio de 80 cm de papel por pessoa (4 folhas)

O usuário puxa o número de folhas que desejar

 

Após conhecer os diferentes tipos de papéis, dispenser e considerar o fluxo de pessoas você está pronto para fazer a melhor escolha para sua empresa.

Tipos de sabonetes para ambientes comerciais

Recuperação de louças

 

Plano de limpeza

Checklist de limpeza