Quando procuramos por soluções eficientes e econômicas em higiene institucional, antes de tudo devemos analisar as necessidades existentes nos diversos ambientes. Aqui você vai encontrar as dicas essenciais para a higiene e limpeza da sua empresa.

 

 

Mas por que devo me preocupar com limpeza institucional na minha empresa?

 

Basicamente se você possui uma empresa de qualquer porte você já deve ter ouvido falar em soluções de higiene profissional.

Seja uma empresa apenas com serviços internos, mas vários funcionários ou atendimento direto á cliente. Nesse último caso, isso implica em circulação constante de pessoas, o que torna o uso das soluções profissionais uma necessidade.

Este tipo de solução é interessante porque os ambientes comerciais possuem exigências diferentes do ambiente doméstico.

Isso se dá principalmente pelo fato da maior circulação de pessoas, o que acaba gerando:

  • Maior quantidade de sujeira;
  • Estas sujeiras são de remoção mais difícil; por se acumularem rapidamente e por terem tantas pessoas trazendo diferentes tipos de detritos;
  • Necessidade de papéis institucionais (em rolos grandes ou interfolhados) e dispensers (toalheiros e saboneteiras);
  • Controle de desinfecção; a grande circulação de pessoas gera a necessidade de controle de possíveis doenças contagiosas;

A aplicação de soluções de higiene profissional não implica necessariamente na contratação de serviços caros de limpeza terceirizada, mas sim no investimento em produtos químicos, equipamentos, acessórios e utensílios que irão auxiliar na limpeza e manutenção dos ambientes.

 

Por onde a limpeza na minha empresa deve começar?

 

Já que tudo precisa ser limpo em algum momento, de início, temos que lembrar das principais áreas a serem higienizadas separadamente e avaliar o que cada uma precisa, como vemos a seguir:

 

Limpeza de pisos

limpeza de piso

 

Pisos manchados e marcados não trazem uma boa imagem de higiene e limpeza para sua empresa. Pensando nisso, uma limpeza específica para pisos institucionais é recomendada.

Para a limpeza geral o que você precisa é de um ‘limpa pisos’ que, como o próprio nome diz, é mais específico para esse fim. Deve ter ação detergente e pode ser clorado ou não. Este produto deve ser para limpeza de sujidades em geral – leve, média ou pesada, para que você possa variar a utilização conforme sua necessidade.

Outra solução, mais completa e complexa, porém de fácil implantação para comércios e instituições com grande circulação de pessoas é a aplicação de um sistema de tratamento de pisos.

 

Conheça mais sobre tratamento de pisos aqui! ‘Tratamento de pisos – saiba como esta técnica pode mudar a aparência da sua empresa

 

Limpeza de janelas, portas de vidro e espelhos

limpeza de vidro

 

 

Assim como pisos, vidros e espelhos manchados dão uma visão de falta de cuidado a sua empresa, portanto, uma boa opção na limpeza profissional é investir em um limpa-vidros multiuso.

Geralmente são produtos com ação detergente removedora de diversos tipos de sujidades, que não produzem grande quantidade de espuma e não deixam manchas.

O uso de tecidos descartáveis e que não soltem fibras (“pelinhos”) no vidro também é um fator importante a se considerar, e para isso, os panos multiuso são uma boa opção. Esse tipo de pano é prático e econômico, pois é vendido em rolos de até 300 metros e já picotados para limpeza profissional.

 

Limpeza e higienização de superfícies diversas

limpeza de balcão

 

Mesas, cadeiras, balcões entre outras superfícies que você tenha a vista e para o uso dos clientes devem sempre estar livre de sujeiras. Imagine você chegando a um comércio e quando se apoia em um balcão, acaba saindo com a roupa suja, realmente não é nada agradável. Assim, na rotina de higiene e limpeza da sua empresa, você deve sempre ter a mão um limpador multiuso.

Os limpadores multiuso se encaixam muito bem na limpeza de superfícies e objetos de qualquer local. Eles eliminam a sujeira superficial, não agridem os materiais e também tem como característica não serem agressivos quando em contato com a pele, porém, lembre-se de sempre utilizar luvas no manuseio dos produtos de limpeza da sua empresa! 

Geralmente no uso comum, na rotina de higiene e limpeza um limpador não clorado, para limpeza geral e um clorado (com hipoclorito de sódio, o mesmo princípio ativo da água sanitária, para desinfecção) deve servir. Lembrando que ambos devem ter ação detergente para remoção de gorduras e outras sujidades.

 

Higienização de equipamentos

 

Para higienização e limpeza dos equipamentos da sua empresa como: máquinas de café, geladeiras, frigobares, lava-louças entre diversos outros utensílios e máquinas; limpadores multiuso, assim como os indicados anteriormente para a limpeza de superfícies diversas também servem bem.

E como você deve lembrar, os produtos de limpeza institucional são concentrados, e aqui, você poderá utilizar uma diluição maior, obtendo um maior rendimento dos produtos.

Agora, se os seus equipamentos forem de inox, vale investir em um produto específico para este material. Isso irá garantir que você tenha equipamentos limpos e com aparência de recém-comprados por muito tempo!

 

Rotinas de desinfecção

 

A desinfecção é um tipo de limpeza complexa, pois envolve o controle de doenças.

 

Rotinas de desinfecção necessitam de calendário de frequência e produtos que variam, basicamente, conforme o material a ser limpo e os microrganismos a serem controlados.

 

Dessa forma, a escolha do desinfetante é particular e deve considerar diversos fatores.

Quer saber mais sobre desinfecção? Nós temos mais informações esperando você aqui → Desinfecção: Fatores importantes e produtos

Separando assim, fica mais fácil decidir em que produtos investir na higiene e limpeza da sua empresa evitando o desperdício em produtos desnecessários.

E o seu negócio o que precisa?

Limpeza geral de empresas – Mix Clor Foam

Você precisa saber: Tipos de detergente

Plano de limpeza

Como fazer a diluição de produtos de limpeza?