Com a época de fim de ano chegando, muitos lugares se preparam para um período de férias coletivas.
Mas para outros esse é a época que o movimento está chegando.
Então, quais os desafios de higiene que esses locais podem ter?
Restaurantes, shoppings e hotéis geralmente encontram alto fluxo de clientes nessa época.
Para muitos restaurantes, a época de festas traz um grande aumento no número de refeições servidas diariamente. E enquanto o crescimento sazonal é ótimo, é importante passar uma boa impressão para que pelo menos parte dessas pessoas voltem.
A Higiene Forma as Primeiras Impressões
Anthony Bourdain era um chefe famoso de nova York e disse em uma entrevista
“Eu não vou comer em um restaurante com banheiros sujos. Essa não é uma decisão difícil. Eles te deixam ver os banheiros. Se o restaurante não se incomoda em trocar a tela do mictório ou manter os banheiros e chão limpos, então imagine como as áreas de refrigeração e de trabalho deles se parece”.
A sujeira do chão, dos banheiros, dispensers vazios, são problemas que surgem quando o fluxo de pessoal aumenta, mas como são fáceis de notar, também devem ser solucionados rapidamente.
Problemas ainda piores como mau odor, precisam ser considerados e solucionados já antes de acontecer. Ralos, por exemplo, podem apresentar mau odor inesperadamente por causa do crescimento bacteriano. Sendo assim, o controle de bactérias precisa ser feito regularmente, ao longo do ano, para que não surja no pior momento.
Pesquisar conduzidas em relações a odores percebidos em locais como restaurantes, bares, shoppings e prédios públicos revelaram que quase 80% dos consumidores que sentiram cheiros ruins no banheiro saíram com uma percepção negativa do local. 85% dessas pessoas associou o mal cheiro a falta de higiene e limpeza.
Cheiros ruins tem um efeito imediato no nosso inconsciente. Eles trazem sentimentos como nojo e repulsa. Com certeza você não quer que seu cliente tenha esse tipo de sentimento associado com o seu negócio.
Porque a pesquisa também identificou que boa parte das pessoas decide deixar local ou não quer voltar no futuro.
Esses achados mostram o que a gente já imaginava. Os clientes estão atentos e se importam MUITO com a higiene e limpeza do local que frequentam! E isso influencia fortemente na visão que ele tem sobre o local e se voltará a consumir lá no futuro.
Dicas Para a Higiene Geral
Assim como as pessoas estão planejando e se organizando para suas viagens, os locais precisam estar planejando e fazendo listas para que a alta temporada não seja um período de caos, mas de sucesso.
É óbvio que a higiene e limpeza é uma questão que já deve ser prioridade o ano todo. Mas a época de maior movimento pode trazer uma maior complexidade para essa questão. Afinal, mais pessoas, significa cuidados e medidas extra de limpeza periódica e pontual, além do aumento da necessidade de desinfecção.
Com o fluxo de pessoas e turistas de todas as partes chegando e saindo o cuidado com a transmissão de doenças infecciosas deve ser um item no topo da lista de preocupações. Tivemos um exemplo extremo de como esse tipo de transmissão é real e preocupante nessa pandemia, então é bom que tenhamos aprendido a lição e continuemos a colocar em prática a desinfecção e o cuidado com a higiene pessoal.
Veja algumas áreas onde você deve dar uma atenção extra durante essa temporada:
Área de Recepção
Para a limpeza da recepção, é importante ter em mente a limpeza e desinfecção das superfícies de maior contato durante todo o período de funcionamento. Com o aumento das circulações de pessoas os tapetes devem ser limpos com maior frequência também.
Cozinha
O treinamento do pessoal da cozinha com relação a operação e limpeza deve estar em dia já antes do período de festas.
Como nesse período geralmente são contratados funcionários temporários, é essencial que exista um treinamento para que as pessoas tenham consciência da importância da sua higiene pessoal e da limpeza geral para a segurança dos alimentos! Se isso não for feito, a saúde e segurança dos clientes estarão em risco.
Lavagens das mãos, lavagem dos alimentos, contaminação cruzada, intoxicação alimentar, uso correto dos produtos de limpeza, desinfecção, são apenas alguns dos pontos a serem levantados nesse treinamento.
Outra dica importante é fazer uma limpeza profunda antes do início da temporada e garantir que itens como a coifa, então limpos e prontos pro alto volume de uso das próximas semanas.
Banheiros
É vital que exista um cronograma pré determinado de quando e como serão feitas as limpezas do banheiro. E ainda assim é necessário que ele seja checado periodicamente para verificar se não tem nenhum “problema”.
Um dos problemas comuns de banheiros é o mal cheiro. O odor pode vir das lixeiras, ralos e vasos sanitários e urinóis. Assim, a manutenção depende de esvaziar o lixo, trocar o saco de lixo regularmente, fazer a limpeza das lixeiras, usar desinfetantes para o controle do crescimento bacteriano nos demais locais.
Além da limpeza é preciso fazer um levantamento dos materiais de reposição necessários e já fazer as compras antes da temporada. Isso garante que você não vai ficar sem e de que não vai precisar abrir mão da qualidade dos materiais que usa regularmente, nem vai precisar pagar mais caro por eles no caso de emergências.
Salão
O salão é o local onde os clientes vão passar a maior parte do tempo no restaurante. Então, eles precisam estar sempre limpos e os locais de contato desinfetados.
Você com certeza está acostumado a fazer essa limpeza regularmente. Mas não esqueça dos cantinhos, das paredes, vidros, encostos, pés de mobiliário, porta condimentos, etc.
Outro ponto importante é verificar se o controle de pestes está em dia. A última coisa que você quer é insetos passeando pelo seu salão ou cozinha nesse período (e em qualquer outro do ano)! Chame uma empresa de confiança e que use produtos adequados para áreas de manipulação de alimentos, para não ter problemas como esse na alta temporada.
Fim do ano é assim: descanso para uns e alto volume de trabalho para outros. Para que seu fim de ano movimentado seja um sucesso, não esqueça dessas dicas de limpeza!
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Muito obrigada pela informação que você nos deu! Vou compartilhar.
Oi Daniela,
Obrigada pelo apoio!
Abraço,
Bianca