8 horas por dia no escritório, algumas dentro do carro e o resto em casa. É assim o seu dia normal?
Se sim, precisamos verificar a qualidade do ar que você está respirando regularmente. Geralmente não notamos a quantidade de tempo que passamos em ambiente fechado até a qualidade do ar ficar bem ruim, com poeira ou maus odores.
O que não é conhecido pela maioria das pessoas é que muitos contaminantes do ar podem causar diversos problemas de saúde.
Além desses contaminantes causarem doenças, um estudo¹ de 2016 indica que a qualidade do ar está associada com a capacidade cognitiva de trabalhadores em escritórios, ou seja, a qualidade do ar pode afetar até mesmo a sua capacidade de pensar claramente.
Ao entender e controlar os contaminantes do ar, podemos reduzir o risco de vários problemas de saúde e produtividade.
Veja algumas fontes de contaminantes que afetam o ar interno:
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- Poeira
- Ácaros
- Bactérias e vírus
- Fungos e mofos e esporos
- Fibras de diversos materiais
- Gás carbônico – pela própria respiração das pessoas
- Perfumes e odores corporais
- Fumaça de Tabaco – aderida as roupas e objetos de fumantes
- Gases como Formaldeídos – presentes em tintas e colas
Poeira e ácaros estão disponíveis em grandes quantidades em qualquer lugar, ainda mais quando a limpeza é negligenciada. Eles podem desencadear alergias, o que afeta imediatamente o bem estar, humor e produtividade das pessoas.
Locais com grande concentração de pessoas acumulam uma grande quantidade de CO² apenas pela respiração delas. Um ambiente estressante causa uma produção ainda maior desse gás pelas pessoas. Quando em altos níveis, o CO² pode fazer com que as pessoas sintam-se com baixa energia.
Como a poluição chega até a sua empresa?
-Ar que entra de fora
-Levados com as pessoas
-Móveis novos, pinturas e reformas
A maioria de nós não considera e muitas vezes nem se lembra do impacto que a qualidade do ar em ambientes fechados pode produzir. Além disso, muitos prédios não tiveram o planejamento para proporcionar uma ventilação adequada.
Qual é a solução? Para que o ar permaneça fresco e as pessoas saudáveis, existem algumas medidas que podemos tomar.
Veja os 6 passos para melhor a qualidade do ar na sua empresa:
1.Usar aspirador com filtro eficiente, potência e adaptadores adequados para os locais que serão limpos.
Isso é especialmente importante em locais que tem carpetes e tapetes. Ajuda a reduzir as concentrações de alérgenos
2.Limpeza regular do chão e superfícies
Use produtos profissionais para fazer a limpeza das superfícies. Esses produtos podem ser com ou sem perfume. Se o local não tiver uma boa ventilação, é melhor optar pelas opções sem fragrância para evitar que concentre os odores e irrite o pessoal.
3.Tenha tapetes de entrada
Os tapetes são úteis para que as pessoas possam passar o pé e deixar parte dos contaminantes que seriam levados para dentro
4.Considere a umidade do local
Umidade baixa ou muito alta pode causar problemas de saúde e aumentar a concentração de alérgenos. Para isso existem desumidificadores/umidificadores que mantém o ar sempre fresco e em equilíbrio.
5.Keep it natural
Usar fragrâncias artificiais nem sempre é uma boa opção. Odorizadores são bons em hotéis, por exemplo, mas podem se tornar um incômodo em escritórios. Além disso, em locais com ventilação ruim, isso contribui para maior concentração de vapores químicos no ar. Nesses casos, manter o ar fresco e natural é a melhor opção.
6.Tenha plantas
Se possível, coloque algumas plantas no escritório. Elas captam o CO² do ar e deixam o ambiente mais fresco.
O ar interno também pode ficar poluído. Permitir que a qualidade do ar fique ruim pode ser péssimo para a saúde e bem estar dos funcionários. A manutenção é essencial para a proteção de todos.
É possível manter um lugar com um ar fresco e seguro para todos usado as dicas que você viu aqui!
¹Fonte: https://ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.1510037