As fichas técnicas são suas grandes aliadas em limpeza institucional, saiba por quê.
O que são fichas técnicas?
Fichas técnicas são documentos, claro, de ordem técnica, produzidas pelas indústrias responsáveis pela fabricação de determinado produto.
Basicamente todos que produzem algum item de uso para terceiros devem produzir uma ficha técnica. Porém, até mesmo atividades e serviços são passíveis de produção de fichas técnicas, você sabia que até mesmo para jogos de futebol elas são geradas? Realmente estão em todo lugar.
Mas qual é a função de uma ficha técnica?
No caso da indústria de produtos químicos, como os de higiene e limpeza, as fichas técnicas devem descrever uma série de características e particularidades do produto, são elas:
•Finalidades – qual é a função do produto;
•Aplicação – em quais superfícies e objetos o produto pode ser aplicado;
•Instruções de uso – como ele deve ser aplicado;
•Diluições e materiais – qual deverá ser a proporção de produto para quantidade de água para uma aplicação correta e com que tipo de material (esponja, fibras de limpeza, panos, mops, entre outros acessórios de limpeza) ele deverá ser aplicado.
Além disso, as fichas técnicas ainda fornecem informações sobre:
•Composição – ingredientes que compõe a fórmula do produto;
•Propriedades químicas da fórmula – Nesse caso são listados aspectos particulares da fórmula;
•Modelo da embalagem – capacidade em KG, L, entre outras unidades de medida;
•Número de registro da ANVISA – produtos de qualidade e confiança de marcas que estão preocupadas com a saúde e segurança do consumidor possuem registro na ANVISA. Esse registro garante que o produto foi formulado e produzido seguindo padrões de qualidade e seguranças controlados.
•Responsável técnico pela produção – nome e registro no conselho regional de química do profissional químico responsável pela produção do produto.
Auxilio no dia a dia da sua equipe de limpeza
Este documento tão importante não deve ser ignorado! Ele descreve exatamente como o produto é e como você deve proceder na aplicação.
Pense em um produto novo, por exemplo, você acabou de comprar um produto muito bem recomendado, mas que nunca teve contato antes. Como você procede nesses casos? Você recebeu indicações do vendedor? Elas foram suficientes? Ou você utiliza com base no que sabe de produtos que já comprou anteriormente?
Os produtos de limpeza embora muito parecidos podem possuir propriedades bem diferentes, o que implica em finalidades, aplicações e modos de uso que podem variar muito.
Você deve lembrar que o rótulo do produto também fornece parte dessas informações, porém, sabemos que quando diluído ele é passado para outras embalagens e não temos mais acesso fácil a esse rótulo. Além de que eles podem sofrer deterioração conforme condições de transporte e armazenamento do produto.
Nessas ocasiões as fichas técnicas são de grande ajuda.
Em muitos casos, as fichas pode até mesmo pode auxiliar na aplicação de produtos que você já estava habituado a utilizar visando sua máxima eficiência, como por exemplo, diluindo-se para que possa ser aplicado em outras superfícies, ou mesmo evitando o desperdício.
Está em dúvida na utilização de algum produto químico, ou gostaria de mais informações? Solicite a ficha técnica ao seu fornecedor!
Bom dia solicito mais informações sobre os vossos produtos
Claro, Carla! Te enviarei um e-mail. Obrigada pelo seu comentário 🙂