Na continuação da nossa série de dois posts sobre como escolher a melhor máquina lava-louças industrial, hoje você conhecerá os fatores mais importantes para tomar sua decisão de compra.
Confira o post anterior e conheça os modelos de máquinas lava-louças industriais do mercado
Fatores a se considerar ao comprar uma lava-louças industrial
Existem várias considerações a se fazer de modo a garantir a escolha da lavadora que é mais adequada para você. A escolha do equipamento correto pode auxiliar muito o fluxo de trabalho da sua cozinha e da sua equipe, mas uma escolha errada pode custar muito caro no final, além de atrapalhar sua rotina.
Como a maioria de nós não pode se dar o luxo se fazer uma escolha tão importante errada, a seguir você encontra os fatores principais que deve levar em conta ao fazer sua compra.
Tamanho e capacidade
Não faz sentido iniciar o processo de compra da máquina se você não tiver o espaço necessário. Como ponto de partida, meça o espaço disponível na sua cozinha para a instalação do equipamento.
As cozinhas geralmente são lugares onde várias pessoas trabalham ao mesmo tempo, circulando, fazendo atividades diferentes. Então além de medir o espaço, verifique se a lavadora não vai atrapalhar o trabalho de alguém no lugar onde estará posicionada. Assim como se permitirá que os racks sejam carregados e descarregados da máquina.
Claro que como mencionado no post anterior, é importante estimar corretamente a quantidade de louças e utensílios utilizados por sua cozinha em cada turno. Assim é possível saber que lavadora se encaixa melhor para sua cozinha.
Facilidade de uso
Um ou mais operadores serão responsáveis por colocar a lava-louças para funcionar diariamente, diversas vezes por dia. Desse modo, é importante que a operação do equipamento seja o mais simples possível para agilizar o processo.
Em geral as lava-louças industriais hoje no mercado são pensadas para isso mesmo, fácil operação.
De qualquer forma, é bom levar em conta se no espaço que a lavadora for colocada a operação também será facilitada. Por isso, imagine como será o processo no local onde você planeja colocar o equipamento. Verifique se a pré-limpeza poderá ficar do lado, se a colocação e retirada dos racks poderá ser feita tranquilamente, enfim, verifique se algo pode dificultar ou atrasar a tarefa.
Velocidade
Se o seu volume de louças é alto, é provável que precise de uma lavadora ágil. A capacidade também tem parte nisso, afinal, quanto mais louça você conseguir lavar por vez melhor. Mas outro ponto importante é quando tempo dura o ciclo.
A maioria das lava-louças trabalha e consegue concluir um ciclo bem rápido. Em geral, elas levam 2 minutos e meio para completar o processo.
Dependendo da louça que você precisa lavar, veja também se existem outras maneiras de acelerar o processo como a opção de ciclo rápido para louças pouco sujas. Essa opção existe em algumas opções do mercado.
Consumo de água e energia
É claro que usando uma lavadora de louça você ainda terá gastos com água e energia, mas eles podem ser reduzidos. Você encontra hoje modelos que foram pensados para oferecer economia ao cliente.
Boas máquinas de lavar louça são muito econômicas com relação à quantidade de água utilizada e a quantidade energia deve ser analisada conforme o modelo escolhido.
Exigências quanto à instalação: água e energia
Esse é um detalhe muitas vezes esquecido, porém de extrema importância. Você deve, antes de fazer a compra, assegurar que suas instalações estejam prontas para receber o equipamento.
Verifique o sistema elétrico identificando se possui a voltagem correta e se é possível fazer uso de um disjuntor isolado. Assim como o disjuntor, um registro de água isolado também é interessante; e saiba se a entrada/saída de água é adequada.
Não estar atento a esses pontos pode te custar mais tempo e dinheiro no futuro, se tudo tiver que ser feito às pressas. Além disso, se as instalações não suportarem as mudanças é possível que você não possa nem usar a lavadora.
Custo
Seja em um restaurante, lanchonete, café ou bar, se você tem um orçamento restrito deve encontra o equipamento que se encaixe exatamente entre o que você precisa e o que pode pagar.
Para a maioria dos estabelecimentos uma lavadora compacta deve servir perfeitamente, o que é uma boa notícia, pois o preço desses equipamentos é razoável. Existem muitos equipamentos dessa categoria muito bons e com preços bem justos.
Agora, se você tem um estabelecimento com um fluxo grande de refeições não tem como fugir, será preciso gastar um dinheiro a mais para comprar uma lava louças maior que vai atender melhor a sua grande demanda.
Evite a tentação de comprar uma máquina menor por um baixo preço, mesmo sabendo que seu fluxo de louças é médio/grande ou se existe previsão de aumentar no futuro.
Nesse caso, essa decisão pode acabar gerando a necessidade de trocar de máquina num futuro muito próximo, o que vai levar a maiores gastos.
Lembre-se! O custo do equipamento não é o único a se considerar. Você deve pesquisar também se haverá custo de serviços como instalação e treinamento.
Extra:
Racks
Se a sua lavadora não vier com racks para a lavagem de louça saiba que você irá precisar de alguns. A quantidade necessária depende de quanta louça você precisa lavar por turno. Dessa forma, enquanto um rack é lavado, outros podem ser abastecidos para serem colocados para lavar imediatamente após o fim do ciclo, assim, acelerando o processo de limpeza.
Garanta que você tem os racks certos para os itens que precisa lavar. Existem diversos modelos de racks e você pode adquiri-los conforme a sua necessidade.
Confira aqui os modelos de rack e como organizá-los
Apresentar uma louça limpa e impecável não é opcional para as cozinhas comerciais e perder tanto tempo numa tarefa como essa é algo que não é interessante para a maioria das cozinhas. Por esse motivo, a escolha da lava-louças ideal é importante para o bom andamento da cozinha mesmo nos horários de pico. Este é um equipamento que irá auxiliar muito as suas tarefas e fazer a diferença no seu dia a dia.