Nas empresas, seja qual for o seguimento, existem diversas pessoas em movimento e interação o tempo todo.

 

Acontece que as pessoas não são as únicas circulando pelos ambientes. Existe uma grande variedade de microrganismos e substâncias que podem afetar a saúde das pessoas no trabalho.

 

Em 2015, nos Estados Unidos, funcionários precisaram ser afastados do trabalho por doença em média 7,4 dias. O custo de salário desses dias de funcionários em atestado médico somou 16.6 bilhões¹ de dólares (!!!) no Canadá, em 2011. As principais razões para os afastamentos foram:

  • Gripe
  • Resfriado
  • Dores de cabeça

Além dos custos com salários, existem vários custos adicionais indiretos associados com a falta de funcionários por doença como tempo procurando um substituto, aumento da carga de trabalho para outros funcionários que precisam assumir de quem faltou, atrasos, perda de prazos, entre outros.

Com esses dados podemos perceber que qualquer coisa que impacte na saúde e bem estar dos funcionários deve ser uma preocupação importante. A saúde física e mental dos colaboradores é diretamente proporcional aos seus níveis de motivação e produtividade.

 

escritório limpo

 

 

A falta de limpeza e higiene é um perigo à saúde

A falta de higiene pode ser uma causa significativa de faltas no trabalho. Trabalhadores passam em media 1/3 de suas vidas nas empresas. Durante a jornada, muitas coisas são tocadas: Maçanetas, mesas, telefones e cafeteiras são algumas delas.

A transferência de germes ocorre entre tudo que se toca. Os fungos e seus esporos presentes no chão, por exemplo, são transportados por todo o ambiente. Não é difícil perceber o quanto é benéfico cuidar da limpeza e eliminar potenciais riscos.

 

 

Não faltar significa estar bem?

Esses tipos de contaminações podem causar também diferentes formas de mal estar. No caso onde empregados estão fisicamente presentes, mas devido á problemas físicos considerados “leves” ou emocionais, são distraídos ao ponto de reduzir significativamente sua produtividade.

A rinite que não é considerada uma doença e não se enquadra em um caso para atestado pode acabar com o dia inteiro de um funcionário, dependendo da sua intensidade.

Todos esses contaminantes podem gerar diversos sintomas na equipe incluindo: dores de cabeça, tosse, coceira, fadiga, náusea, que dificultam a concentração e acabam atrapalhando seu dia de trabalho:

As limpezas ajudam e muito no controle desses contaminantes no ambiente. Você pode ver as dicas sobre como fazer uma limpeza completíssima e eficiente nesse post: 7 Dicas para a limpeza completa da sua empresa

A manutenção regular, frequente e adequada beneficia a todos trazendo mais saúde e segurança aos colaboradores.

 

Limpeza de empresas

 

 

Como melhorar a saúde e produtividade?

Com relação á produtividade de um funcionário, um dos fatores que você pode ter controle e fazer todo o possível para melhorar é tornar o ambiente de trabalho agradável e seguro. E isso implica em manter instalações com higiene, limpeza, organização e manutenção em dia. Além de remover riscos sérios de contaminação, esse tipo de ação mostra que a saúde e bem estar dos seus funcionários é importante e tem muito valor para sua empresa.

Para conhecer um jeito que pode te ajudar na limpeza e organização permanentes da sua empresa, veja o post sobre o Método 5S.

 

Usar algum tempo e dinheiro para planejar e implementar uma boa rotina de higienização com certeza é válido. Considerando a melhora da produtividade, e os custos diretos e indiretos com o absenteísmo minimizados, enquanto funcionários ficam mais felizes, saudáveis e motivados.

 

¹ https://www.cbc.ca/news/business/sick-days-cost-canadian-economy-16-6b-1.1864833

Photos by Unsplash and Pexels

Limpeza e organização sem falhas: O método 5S

A limpeza pode afetar a imagem de uma marca ou empresa?

O que os clientes acham da limpeza geral da sua empresa?

Maneiras simples de manter a qualidade do ar na sua empresa

7 Dicas para a limpeza completa da sua empresa