A cozinha é o ponto central de restaurantes, lanchonetes e cafés. Mantê-la limpa e organizada deve ser sempre uma prioridade.
O dia a dia de uma cozinha é movimentado, muitas atividades acontecem o tempo todo e pode ser difícil manter uma rotina de limpeza em meio a todo o caos. Respingos de gordura e pedaços de alimentos misteriosos atrás e embaixo dos equipamentos são alguns dos itens que temos que lidar no dia a dia.
Para evitar a bagunça gerada pelas atividades diárias é que se faz necessário um sistema para organizar a limpeza das cozinhas industriais.
Organização e limpeza são essenciais
Uma cozinha desorganizada cria distrações, irritação e estresse. Isso pode também significar um problema sério de saúde e segurança.
O que a equipe precisa e deseja para realizar seu trabalho é uma cozinha, além de equipada, organizada. Isso cria um ambiente que propicia o pensamento mais claro, foco, e promove a realização dos colaboradores.
O que os clientes e inspetores dos órgãos reguladores querem são ambientes como áreas de preparação e exposição de alimentos limpas, organizadas e equipamentos em bom estado de conservação. Porque isso mostra como a saúde e segurança são importantes para sua empresa.
É por esse motivo também que as inspeções da vigilância sanitária são realizadas regularmente, para assegurar que esses padrões sejam seguidos e que equipe e clientes estejam seguros.
Utilizar produtos de limpeza profissional auxilia muito na tarefa de manter os ambientes impecáveis. Manutenções preventivas e checagem regular dos equipamentos também.
Determinando o padrão de limpeza
Você confia no padrão de limpeza atual da sua equipe?
Se for solicitado, por exemplo, que “limpem a cozinha”, eles atingirão suas expectativas? Se a limpeza envolver 30 segundos de esfregar e enxugar, é provável que não.
A única maneira de conseguir uma cozinha limpa que condiz com suas expectativas é criar, anunciar, distribuir e verificar (ou seja, garantir que está sendo feito) uma rotina de limpeza clara e direta.
Pode ser que algo “limpo” tenha significados diferentes para cada um. Determinar previamente o que significa e qual o padrão desejado de “limpo” por meio de uma rotina específica torna o trabalho previsível e sem possibilidade de falhas.
Todos trabalhando juntos
Sem a cooperação de toda a equipe e sua supervisão, é impossível manter um processo perfeito. Para que este projeto seja colocado em prática de forma tranquila, porém efetiva, é importante que você tenha o engajamento da equipe.
Algumas dicas para a implementação de novas rotinas de limpeza são:
– Antes do início do processo anuncie a mudança para que todos vão se preparando.
– Após determinar a rotina, comunique a toda à equipe juntamente para que todos estejam cientes.
– Distribua manuais com os procedimentos ou deixe-os disponíveis para consulta para que todos possam se familiarizar.
– Faça um treinamento para cada tarefa e cada grupo que irá executá-la.
Para garantir o engajamento de todo o grupo, as dicas são:
– Crie um ambiente em que as pessoas fiquem confortáveis para expor suas sugestões e dúvidas sobre o novo projeto. Isso faz com que a equipe sinta que faz parte do desenvolvimento do processo e não é apenas um dos recursos.
– Mantenha uma comunicação ativa para poder dar instruções e receber feedback do pessoal.
– Supervisione o trabalho da equipe frequentemente para garantir que as tarefas estejam sendo cumpridas corretamente.
É importante lembrar aqui que essa supervisão deve ser instrutiva e o processo levado com um trabalho em conjunto de todos no local. Cobranças ríspidas acabam afastando os funcionários do seu objetivo principal.
Como preparar a rotina de limpeza?
Todo local que serve alimentos precisa de uma rotina de limpeza especial para cozinhas comerciais detalhando tudo que você espera que seja limpo, quando e como.
Para garantir que as limpezas sejam feitas da maneira correta e não da forma mais rápida possível, é preciso pré determinar algumas instruções.
Para alguém que não tenha a preparação ou disposição necessária para realizar uma tarefa, simplesmente passar um pano ou uma esponja é fazer uma limpeza. Esta pessoa pode não estar errada, a limpeza foi feita, mas de forma parcial.
Se você deseja um padrão de limpeza específico, é preciso inserir instruções como a seguir:
Exemplo:
Limpar o fogão – Segundas-feiras
- Limpar a porta, laterais e parede atrás do fogão com esponja ou fibraço e produto removedor de gordura.
- Remover as grades e lavar com esponja, bucha e produto removedor de gordura.
- Remover e lavar os queimadores com esponja e produto removedor de gordura.
- Lavar os botões/acionadores com esponja e produto removedor de gordura.
- Demais instruções conforme necessário
Esse tipo de detalhamento faz as suas exigências e expectativas para a limpeza do fogão claras. Isso também torna mais fácil para você controlar as tarefas que foram completadas, pois se a limpeza não seguiu o protocolo, então não conta como uma tarefa completa.
Rotina de Limpeza
A seguir estão listas de tarefas que devem realizadas. Essas atividades estão separadas conforme a frequência que devem ser feitas: Diária, semanal e mensalmente.
Abaixo você encontra também uma planilha que pode ser usada como uma rotina de limpeza para cozinhas. Seu objetivo é ajuda-lo a implementar um sistema de limpeza consistente na sua cozinha e aprofundar o modo como as coisas devem ser limpas de forma detalhada.
O detalhamento é para limpezas específicas, as limpezas do dia a dia que são apenas “passar um paninho” podem ser apenas listadas sem detalhes.
FAÇA O DOWNLOAD DA SUA ROTINA DE LIMPEZA AQUI ⇒ Procedimento e rotina de higienização Guaira Clean – Cozinha Industrial
*As listas e planilhas são apenas um guia. Você pode incluir ou excluir tarefas conforme sua necessidade.
Diariamente
-Desinfetar as áreas de preparação de alimento – Esse trabalho deve ser feito entre turnos. Desinfete pias, lixeiras, corredores e prateleiras. Use produtos seguros e indicados para o ramo alimentício;
-Limpar os demais espaços de trabalhos diários;
-Limpar e desinfetar as pias;
-Limpar grelhas, fogão e chapa. Não esquecer de limpar atrás e embaixo desses equipamentos também;
-Fazer a limpeza dos fornos – interior e exterior;
-Limpar cada um dos equipamentos de cozinha depois de cada uso (liquidificador, fritadeiras, espremedor para sucos, cortador de carnes e frios, etc) – Estender a limpeza também para laterais, portas e demais partes do equipamento;
-Esvaziar a fritadeira, checar os filtros e trocar o óleo quando necessário;
-Limpar o microondas;
-Limpar as paredes (respingos);
-Limpar o chão;
-Limpar máquinas de café, chá e refrigerante – Esvaziar e limpar bules de café e de chá, lavar os filtros e limpar os respingos. Manter máquinas de refrigerante livres de bactérias desinfetando os bicos;
-Esvaziar as lixeiras;
-Fazer a limpeza da máquina lava-louça;
– Desinfetar e trocar os panos de limpeza.
Semanalmente
-Desinfetar as áreas de descarte de lixo para evitar pestes e a proliferação de bactérias;
-Lavar e desinfetar as entradas;
-Limpar as janelas – Deixe todas as janelas brilhando, dentro e fora. Clientes formam as primeiras impressões do local já olhando a aparência do exterior;
-Limpar as paredes – Forneça á equipe escadas, produtos de limpeza apropriados e material de limpeza. Paredes limpas regularmente mantém um ambiente agradável e saudável;
-Checar e desinfetar os ralos – Os ralos nas cozinhas, entradas e banheiros podem entupir ou começar a acumular sujeira. Além disso, podem ser fonte de bactérias fungos, causando mau cheiro. Por isso, lembre sempre de checar os ralos e higieniza-los regularmente;
-Limpar e organizar geladeiras e freezers;
-Organizar a dispensa – Inspecionar, organizar e limpar as dispensas e refrigeradores. Verificar as validades e se alimentos pré-preparados ou fracionados foram rotulados corretamente. Limpar o local e prateleiras.
Mensalmente
-Limpar máquina de gelo – Verifique o manual para identificar partes removíveis que devem ser limpas;
-Limpar o sistema de ventilação e ar;
-Limpar o teto;
-Desinfetar geladeiras e freezers;
-Limpar caixas de gordura – Esse é um trabalho sujo que deve fazer parte do cronograma. Essa checagem previne que a gordura entupa seu sistema de encanamento e evita maiores complicações.
Lembre-se!!! Os materiais de limpeza utilizados para higienizar a cozinha devem ser exclusivos desse ambiente. O uso de materiais usados pra limpar o salão ou banheiro, por exemplo, podem causar contaminações sérias nas áreas de processamento de alimentos.
Você viu como é possível implantar uma rotina de limpeza na sua cozinha profissional. Para isso, basta planejar e agir:
1.Organize-se – Determine o que precisa ser feito;
2.Defina os padrões para sua limpeza;
3.Consiga o apoio e ajuda da sua equipe;
4.Prepare sua rotina de limpeza com o suporte da nossa planilha de Procedimento e rotina de higienização Guaira Clean – Cozinha Industrial;
5. Mão na massa!
Colocar em prática uma rotina de limpeza vai te ajudar a manter uma cozinha segura para funcionários e clientes. Um local limpo o organizado previne contaminações e garante segurança e qualidade.
Comece hoje mesmo seu planejamento!