Você sabe como se preparar para a inspeção da vigilância sanitária?

 

Quando os agentes da vigilância chegam bate aquele nervosismo? Essa fase acabou! Hoje você vai saber como estar sempre preparado para passar em uma inspeção.

 

Até hoje para você as inspeções da vigilância sanitária foram eventos estressantes? Daqueles que você torce pra não acontecer e quando chega, torce pra acabar?! Calma, tudo pode melhorar!

É importante lembrar que os agentes não tem o objetivo de fechar a sua empresa. As inspeções são atividades mantidas pelas agências de controle para garantir a segurança do público. No caso dos restaurantes, bares, cafés e lanchonetes eles devem ter certeza de que os alimentos são manipulados e preparados de acordo com a regulamentação local.

Torcer pelo melhor acontecer não é a melhor atitude numa situação dessas, mas a boa notícia é que existem diversas dicas que podemos seguir para garantir uma boa avaliação.

 

O que saber antes da inspeção sanitária

Antes da visita dos agentes, é bom se informar sobre a regulação vigente em relação à higiene, limpeza e segurança exigidas para o funcionamento legal do seu negócio. Você pode encontrar essa informações no site da ANVISA.

Assim que isso tudo for verificado, você pode seguir alguns passos para garantir que sua empresa esteja seguindo as regras.

Quando entendemos as exigências e temos um plano de ação, as inspeções se tornam apenas mais um elemento da rotina.

 

 

Montando um plano

inspecao vigilancia

Para se preparar para a visita da vigilância, em primeiro lugar, você e sua equipe podem criar um plano de eliminação de riscos.

Esse plano visa identificar os pontos que devem receber uma atenção especial. Um exemplo seriam áreas da cozinha onde o risco de contaminação de alimentos seja maior. Nesse caso, identificados os pontos, você pode eliminar os riscos e evitar a contaminação.

O plano de eliminação de riscos deve conter:

  • Legislação que se aplica a seu negócio;
  • Esse documento é bem importante, principalmente para quem trabalha com o food service. Portanto, é interessante tê-lo guardado para consulta, mesmo que você não vá seguir o plano de higienização.
  • Pontos críticos de cada setor (cozinha, salão, banheiros, etc);
  • Pontos críticos da equipe (uniformes, higiene pessoal, EPIs, etc);
  • Ações de melhoria nos setores e equipes;
  • Treinamento;
  • Inspeções internas surpresa;
  • Avaliação.

Para traçar um bom plano, você pode seguir algumas das ações que listamos a seguir. Estas atividades podem ser implementadas na rotina da empresa, com a frequência que a equipe achar necessária.

Lembre-se! Cada lugar é diferente, então com base na lista a seguir defina os pontos da sua empresa e planeje conforme suas necessidades.

 

O que é importante verificar?

– Consulte a legislação local (na internet, nos sites ou nos próprios locais como prefeitura e demais órgãos reguladores) para se assegurar de que as normas estejam sendo seguidas e para você saber exatamente o que precisa ser feito em relação à limpeza, higiene e segurança.

– Esteja sempre atento às questões de segurança relacionadas aos alimentos e ao ambiente como: contaminação cruzada, higiene pessoal e regulação da temperatura interna.

– Entre no seu estabelecimento como se fosse um estranho e note a aparência, as imperfeições, a higiene, você se sentiria seguro e confortável neste lugar?

inspeção vigilância sanitária

– Treine sua equipe em conjunto para que todos tenham conhecimento do que é exigido e para que estejam igualmente preparados para seguir as normas. Deixe claro o quão importante a segurança dos clientes é pra você e que também deve ser para eles.

– Faça inspeções internas de surpresa. Tente fazer isso de maneira educativa e não repreensiva. Se aplicada corretamente, essa é uma boa forma de manter seus funcionários atentos e sempre engajados com o padrão de qualidade e segurança exigidos.

–  Para as inspeções, use o mesmo formulário, ou similar, ao que os agentes da vigilância sanitária utilizam.

– Após as inspeções surpresa mostre os resultados obtidos a seus funcionários e discuta com eles o que foi observado, o que precisa mudar e o que obtiveram melhora.

– Monitore sempre os setores de preparação e armazenamento de alimentos visando o máximo de higiene e organização.

– Mantenha sua equipe sempre atualizada quanto aos procedimentos de higiene e limpeza. Coloque cartazes lembrando do cuidado que se deve ter com a higiene, distribua manuais com os procedimentos de limpeza ou deixe-os disponíveis e sempre a vista para consulta.

 

Faça o download do checklist da inspeção interna surpresa! (link abaixo) Esse material vai te ajudar a identificar, cobrir e corrigir todos os pontos críticos da sua empresa. Os formulários que criamos foram baseados nas exigências dos agentes da vigilância sanitária de Curitiba atualmente.

Roteiro de inspeção interna – Bares e lanchonetes

Roteiro de inspeção interna – Restaurantes e similares

Roteiro de inspeção interna – Panificadoras

Ter as medidas planejadas e documentadas garante que no dia da inspeção você, sua equipe e sua empresa estarão prontos.

 

Orientações técnicas da vigilância sanitária

inspeção vigilância sanitária

O site da secretaria municipal da saúde de Curitiba é um dos lugares que fornece orientações para as empresas seguirem e se adequarem ao que é solicitado na região. Abaixo estão algumas indicações técnicas para os estabelecimentos que manipulam alimentos. Essas informações podem ser encontrada no próprio site da secretaria.

 

  • Estrutura Física

Algumas das exigências relacionadas à estrutura física da empresa são:

– Pia / lavatório para higienização das mãos com toalha de papel descartável e sabão líquido;

– Tanque ou pia para lavagem dos utensílios e equipamentos de material liso, lavável e impermeável, em número suficiente à atividade com água quente e fria;

– Depósito ventilado com aberturas teladas;

– Ventilação com fluxo de ar direcionado da área limpa para a área suja;

– Caixas de gordura e esgoto localizadas fora da área de produção;

– Layout atendendo um fluxo que evite a contaminação cruzada de alimentos;

– Vestiários: separados por sexo, com armários para guarda de objetos pessoais

– Instalações sanitárias, sem comunicação direta com áreas de produção, separadas por sexo dotadas de vaso sanitário, lavatório, porta toalhas de papel, sabão líquido e lixeira provida de tampa.

*Para lista completa das exigências dos alimentos consulte a secretaria municipal da sua cidade.

 

  • Equipamentos e Utensílios

Algumas das exigências relacionadas aos equipamentos e utensílios são:

– Armários, estantes e balcões para manipulação de alimentos, revestidos de material liso, lavável e impermeável;

– Estrados de material que facilite limpeza, altura mínima de 20 cm e afastados das paredes no mínimo 20 cm;

– Coletores de lixo com tampa acionada por pedal e providos de sacos plásticos;

– Utensílios e recipientes, para a guarda de alimentos ,de fácil limpeza e com tampa;

– Estrados, tábuas de corte, macetes de carnes e bandejas, de material liso, lavável e impermeável;

– Manutenção e limpeza diária dos equipamentos e utensílios.

*Para lista completa das exigências dos alimentos consulte a secretaria municipal da sua cidade.

 

  • Manipuladores – Equipe 

– Todos os funcionários devem estar em perfeitas condições de saúde;

– Apresentar-se com uniforme de trabalho completo, (de tonalidade clara, gorro, avental e botas);

– Devem estar com as mãos limpas, unhas cortadas, sem esmalte, sem o uso de adornos nas mãos e braços.

– Realizar exames de saúde periódicos.

 

  • Alimentos

– Obedecer orientações do fabricante quanto a temperatura de conservação dos produtos alimentícios armazenados;

– Manter os recipientes de alimentos identificados , com nome do produto e data de vencimento;

– Conservar alimentos preparados em separado dos in natura;

– Todo alimento deve ser manipulado em local limpo e organizado, objetos em desuso e estranhos ao local não devem permanecer na área de manipulação.

*Para lista completa das exigências dos alimentos consulte a secretaria municipal da sua cidade.

 

  • Documentação exigida das empresas 

– Alvará expedido pela Prefeitura Municipal de Curitiba;

– Licença Sanitária expedida pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

limpeza de cozinhas

 

Orientações gerais para o dia da inspeção

Quando o dia chegar, com o plano sendo seguido a risca, você estará preparadíssimo! Mas ainda vale seguir mais algumas dicas importantes:

-Durante a inspeção acompanhe o agente e veja as possíveis violações em primeira mão. É importante para entender o que ele notou de errado no momento em que viu.

-Se você não entender o porquê de uma violação peça uma explicação no momento da inspeção, assim será mais fácil de corrigir o problema.

-Após a inspeção, é hora de avaliar os resultados e partir para a prática, corrigindo as falhas conforme as instruções.

 

Dicas extra!

⇒ Treinamento imediato! Da próxima vez que você contratar um funcionário para sua empresa deixe claro que neste lugar a preocupação com a segurança e qualidade ao entregar um alimento ao cliente é sua prioridade!

Geralmente fica mais fácil para uma pessoa assimilar uma necessidade quando é uma das primeiras coisas que aprende ao entrar na sua empresa. Por outro lado, quando já faz um tempo que iniciou o trabalho isso pode parecer uma tarefa a mais para completar e não parte da sua função.

⇒ Mantenha um arquivo com todos os documentos referentes às normas da vigilância sanitária, as guias de inspeção dos agentes e das inspeções internas, assim como os controles do corpo de bombeiros e extintores, dedetização e etc. Manter essas informações juntas é muito útil quando a consulta é necessária.

Rotinas de higiene e limpezaA elaboração de rotinas de limpeza diárias, semanais e mensais podem ser de grande ajuda para garantir que está sempre tudo em ordem. As limpezas devem incluir todas as áreas, inclusive as externas.

 

Não esqueça de fazer o download do checklist da inspeção interna surpresa! (link abaixo) Esse material vai te ajudar a identificar, cobrir e corrigir todos os pontos críticos da sua empresa. Os formulários que criamos foram baseados nas exigências dos agentes da vigilância sanitária de Curitiba atualmente.

Roteiro de inspeção interna – Bares e lanchonetes

Roteiro de inspeção interna – Restaurantes e similares

Roteiro de inspeção interna – Panificadoras

 

Com um plano em mãos, uma equipe treinada e as rotinas sendo aplicadas diariamente não tem erro. Agora, quando os agentes chegarem vai ser a hora do seu negócio brilhar!

 

 

Photos by Pexels and Unsplash

Higiene nas empresas: quais os locais mais cheios de germes?

Higiene pessoal em cozinhas comerciais

Checklist de limpeza

Plano de limpeza