Limpeza regulares ajudam a reduzir crises de alergia e aliviar seus sintomas.
Mas algumas vezes a limpeza em si pode causar alergias nas pessoas.
Para evitar isso, vamos dar algumas dicas para:
-Pessoas que sofrem de alergia e precisam fazer limpezas regularmente;
-Pessoas que não sofrem de alergia, mas precisam fazer limpezas eficientes e que não causem danos aos demais usuários do ambiente que podem ter alergia.
Limpezas e Alergias
As limpezas regulares são vitais para o controle da poeira, ácaros, mofo e outros alérgenos que estão no ambiente e podem causar crises respiratórias nas pessoas.
Mas ás vezes, a própria limpeza pode ser causadora de problemas para o responsável pela higienização ou para quem vai fazer uso do local depois.
Veja como podemos fazer limpezas melhores e que não causem problemas para nenhum dos envolvidos com elas!
Dicas para Limpezas Hipoalergênicas
Use máscara
Sempre que for fazer uma limpeza use uma máscara adequada para filtrar o ar que você está respirando. Se for apenas poeira, uma máscara tripla simples deve servir. Se for trabalhar com produtos químicos, use máscara com filtro para vapores.
Limpe de cima pra baixo
Comece limpando os itens mais ao alto. Dessa forma a sujeira vai caindo para o que está embaixo e no final, você recolhe todo o resto do chão. Essa é a maneira mais eficaz de remover o máximo de sujeira e contaminantes, deixando um ambiente mais limpo e seguro no final.
Produtos Perfumados
Não use produtos com excesso de fragrâncias e perfumes. Esse tipo de substância pode causar crises alérgicas e irritar as vias aéreas. Prefira produtos neutros que vão limpar e desinfetar sem causar mais problemas para você.
Se precisar aplicar fragrância em algum local, no banheiro, por exemplo, deixe esse local por último. Assim, você aplica e pode sair do ambiente.
Produtos confiáveis
Outra forma de evitar problemas é se certificar de que você está comprando apenas produtos de limpeza profissionais e registrados ou notificados na ANVISA.
Dessa forma, tem certeza que o produto foi formulado e fabricado de acordo com as normas de segurança e não oferecem risco à sua saúde, nem das pessoas que vão utilizar o ambiente depois.
Varrição
Em vez de usar vassouras, use mops para remover a poeira do chão. Varrer com a vassoura espalha as partículas de sujeira do chão para o ar e para cima dos outros móveis e objetos deixando tudo que foi limpo antes contaminado novamente. Você pode usar o mop seco ou úmido para retirar a poeira antes de fazer a limpeza do chão.
Tirar a poeira de objetos
O mesmo falado para a varrição, vale para “espanar” estantes, prateleiras e outros objetos. Ao fazer isso, você está espalhando a poeira por todo o ar. Para evitar esse problema, use um pano de microfibra úmido para coletar a poeira.
Evite o mofo
Locais úmidos e aqueles cantinhos onde caem restos de alimentos são os lugares favoritos de fungos e mofos. Não deixe tapetes e carpetes molhados, pois também é uma forma de atrair mofo. Não esqueça desses lugares durante a sua limpeza. Limpe e principalmente desinfete essas áreas. Depois seque para evitar a umidade.
Circulação de ar
Durante a limpeza, deixe portas e janelas abertas para que a circulação de ar ajude a reduzir os alérgenos dispersos no ar.
Proteja-se
Use sempre equipamentos de proteção individual (EPIs) que evitem o contato dos produtos químicos com sua pele. Luvas, aventais, toucas e botas são muito importantes para sua proteção na hora da limpeza. Isso é importante até mesmo para quem não tem alergia a nenhum produto químico.
Isso porque a exposição de longo prazo à produtos de limpeza de qualquer tipo podem causar irritações e o surgimento de alergias de contato.
Ar Condicionado
Se o ambiente é climatizado com ar condicionado ou de outra forma, é preciso fazer a verificação, limpeza e/ou troca dos filtros regularmente. Isso evita o acúmulo e a recirculação de contaminantes do ar.
Aspirador
Se você tem tapetes, carpetes e estofados o ideal é aspirá-los ao menos 2 vezes na semana. Além disso, fique de olho se o filtro do seu aspirador ainda está próprio para o uso. Se isso não for verificado, você pode piorar a situação sugando os alérgenos do chão e dispersando eles no ar.
Bagunça
Se livre dos objetos e materiais desnecessários. Eles acumulam poeira, ácaros e tornam a limpeza do ambiente mais difícil. Se eles não precisam estar no ambiente elimine ou armazene em um local para estocagem.
Para evitar alergias, precisamos prestar atenção em como as limpezas são feitas e avaliar como os métodos podem ser melhorados. Isso ajuda as pessoas a realmente se beneficiarem delas.
Photos by Pexels and Unsplash