A limpeza de ambientes e equipamentos é sem dúvida de grande importância em qualquer empresa, mas após o término dela, você sabe o que fazer?

 

Após o término da rotina de limpeza, devemos seguir um último passo, que garante que a próxima limpeza seja igualmente eficaz.

 

Além disso, garante a durabilidade de seus equipamentos, materiais e dá maior segurança aos operadores. Para isso apresentamos a seguir algumas dicas de higiene e organização para sua equipe estar atenta após a limpeza de sua empresa.

 

Armazenamento

Materiais de limpeza como produtos, equipamentos e acessórios (escovas, panos, esponjas, entre outros) devem ser guardados em local apropriado, de preferência um local fechado e de acesso restrito.

Guarde os produtos químicos bem longe de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos.

O local de armazenamento não deve ser acessível para clientes, principalmente crianças e animais de estimação.

Este local também deve ser seco, fresco e bem ventilado, para caso ocorra algum vazamento, as substâncias voláteis (que evaporam facilmente) nos produtos sejam dispersas rapidamente, evitando intoxicações.

 produto de limpeza anvisa

Embalagem

Após abertas, as embalagens de produto de limpeza devem ser identificadas com a data de abertura, para controle da equipe.

Se o produto foi dividido e/ou diluído, ele deve ser armazenado em embalagem adequada, que suporte o tipo de substância. Muitos produtos podem reagir com embalagens não apropriadas, causando derretimento do material e consequentemente o vazamento do produto.

Comumente o material mais utilizado é o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), pois tem grande durabilidade e resistência à corrosão. O PEAD é o material utilizado para a produção de bombonas e galões de produtos químicos diversos.

Não reutilize as embalagens dos produtos de limpeza.

Antes de jogar fora, inutilize as embalagens vazias dos produtos saneantes, pois elas podem conter restos de produto, que podem oferecer risco a outras pessoas.

 

Equipamentos e utensílios

Estes materiais devem ser lavados, desinfetados e secos após cada limpeza, pois apesar de utiliza-los exatamente com produtos de limpeza (possivelmente dando a ideia que dessa forma já estejam limpos ao final), ao fim da limpeza eles estão sujos, com restos de produtos e cheios de germes.

O armazenamento desses materiais molhados ou com restos de produtos podem permitir a proliferação de germes, inclusive microrganismos causadores de doenças, além de reduzir a durabilidade dos materiais.

 EPI FISPQ SEGURANÇA

 

Operador

Todos os EPIs utilizados e que não forem descartáveis também devem passar por uma limpeza e desinfecção para serem guardados prontos para o próximo uso.

É recomendado que sempre ao ter contato com qualquer produto químico sejam utilizadas luvas apropriadas para o tipo de produto. Porém, se não utilizadas, a pessoa que teve contato deve lavar as mãos com água corrente em abundância e se informar sobre qualquer outra medida a ser tomada dependendo do risco oferecido pelo produto.

IMPORTANTE – Procure sempre se informar sobre os riscos que os produtos químicos podem oferecer a você e sua equipe! Todas as informações que você precisa estão presentes nas fichas técnicas e fichas de informação sobre produtos químicos.

 

Saiba mais aqui sobre esses documentos aqui: Fichas técnicas e FISPQs

 

Ao aderir essas medidas simples é possível manter um sistema de limpeza que sempre será seguro e efetivo.

 

 

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