A lavagem mecânica de louças é o método mais econômico e eficaz de lavagem de louças para cozinhas comerciais que existe atualmente.
Lavar louça manualmente, com esponja e sabão, é coisa do passado até mesmo em muitas residências. Porém, existem ainda cozinhas comerciais que utilizam esta prática.
Geralmente as questões culturais ou mesmo a falta de conhecimento dos benefícios de se utilizar uma máquina lava-louças, pesam muito nessa decisão.
Manter uma atividade como essa significa gastar litros e litros de água e sabão sem necessidade, além de expor o público aos riscos de lavagens ineficientes e contaminações. Esta simples atitude pode fazer mal á segurança dos clientes e ao seu bolso.
Lavagem manual
A lavagem de louças na mão é um trabalho bem mais custoso para os funcionários e para o próprio estabelecimento.
Em testes onde foram comparadas as mesmas condições e número de louça, já foi identificado que a lavagem manual de louças pode consumir um número bem maior de litros de água por lavagem.
Além da quantidade de água, a lavagem manual ainda utiliza proporcionalmente, muito mais detergente. Sabemos que por uma questão cultural só utilizamos determinada quantidade de detergente na esponja enquanto ela faz espuma, depois disso, é adicionado mais detergente.
Você já fez a conta de quantas lavagens manuais de louça consegue fazer com, por exemplo, 5 litros de detergente neutro?
O sabão não perde sua eficiência quando para de fazer espuma. A falta dela não é um indicativo de falta de sabão e a espuma em si não tem relação com o processo de limpeza.
A espuma que vemos ao usar os produtos de limpeza são um tipo de ‘efeito colateral’ do detergente, tendo produtos inclusive que apresentam ‘agentes espumantes’ apenas para satisfação visual do cliente.
Outro ponto negativo da lavagem manual é a própria esponja. Este tipo de material acumula resíduos de alimentos, saliva (presente nos talheres e copos), além de bactérias, fungos e até vírus que estejam presente nas louças.
Este é um tópico de extrema importância, pois esses microorganismos podem inclusive ser causadores de doenças contagiosas que pessoas que utilizaram os talheres, por exemplo, tivessem.
O mesmo serve para panos de prato utilizados na secagem de louças, que inclusive não tem sido mais permitido pela vigilância sanitária de Curitiba nas cozinhas industriais.
Realmente estes são problemas sérios que põe em risco a saúde de muitas pessoas!
Lavagem mecânica
Por outro lado, máquinas lava-louças gastam uma quantidade bem reduzida de água, pois lavam mais louças de uma só vez e ainda utilizam a água que entra na máquina mais de uma vez no ciclo.
As lava louças industriais são utilizadas associadas a dosadores. Estes são equipamentos eletrônicos que fazem a dosagem de produto, medindo e mandando para os ciclos de lavagem e enxágue quantidades exatas de detergente e secante evitando o desperdício.
O detergente para lava-louças é super concentrado, portanto, geralmente, apenas 4 mL desse produto são necessários por ciclo de lavagem. Isso significa que comprando um galão de 5 litros de detergente, você vai poder fazer 1.250 ciclos de lavagem. Se o detergente for de 20 litros, serão 5.000 ciclos.
Outro produto utilizado nas máquinas lava-louças é o secante. Ele é um aditivo muito interessante que entra no ciclo de enxágue, possibilitando que após a lavagem, a louça seque rapidamente e ainda apresente um brilho extra (este aditivo possui também ação abrilhantadora).
Este produto é ainda mais econômico, pois geralmente, são necessários apenas 2mL por ciclo de enxágue. Significando que com um galão de 5 litros, você poderá fazer 2.500 ciclos de enxágue. Já com 20 litros, isso aumenta para 10.000 ciclos.
Outra vantagem, é que as máquinas aquecem a água a uma temperatura de em média 60º C na lavagem e 80ºC no enxágue (variando conforme o modelo da máquina). Assim, além de garantir uma lavagem mais eficiente, também faz uma boa descontaminação, eliminando os germes causadores de doenças!
E ainda, além de todas as vantagens acima, temos uma redução significativa do tempo necessário para a higienização de louças já que as máquinas têm ciclos de mais ou menos 150 segundos, ou seja, 2 minutos e meio para uma lavagem completa de um bloco de louças.
Os operadores precisam apenas realizar a tarefa de retirar os resíduos sólidos aderidos ás louças e utensílios e substituição de bandeja (racks), na máquina após o fim de cada ciclo.
Avaliando custos
Se você ainda está em dúvida quanto á economia ou as demais vantagens de se utilizar uma máquina lava-louça, listamos a seguir os pontos que você deve estar atento e que você deve contabilizar na sua decisão.
Contabilize os consumos a seguir para a lavagem manual e para a lavagem mecânica para uma comparação completa dos custos e vantagens/desvantagens.
Detalhes operacionais
– Dias de operação
Quantos dias por mês é lavado louça.
-Volume de refeições
Quantas refeições por dia são servidas e quanto é esse valor somado no mês.
– Louças e utensílios utilizados
Quantos e quais utensílios são utilizados por refeição.
Custos de operação
– Consumo de água
Quantidade de água utilizada nas lavagens manual e mecânica e seu custo.
– Consumo de energia elétrica/gás
Quantidade de energia gasta por torneiras com aquecimento elétrico ou a gás e quantidade de energia gasta pela máquina lava-louça e seu custo.
– Consumo de produtos e materiais
Quantidade de produtos como detergente, secante, álcool, esponjas, buxas, panos de prato e seu custo.
– Custo do operador
Quanto custa para ter um funcionário para a função da lavagem de louças (mão de obra + encargos/impostos)
– Quebra de material
Ocorrência da quebra e custo de reposição dos materiais (louças, copos, etc)
Higiene e segurança
– Lavagem eficiente
– Descontaminação
Pensando em comprar uma máquina lava-louças? Você já havia feito uma análise desses itens antes? Conte pra gente!
Precisando de uma lava-louça industrial? Conheça nossos modelos e peça seu orçamento 😀