Com a pandemia chegou também uma crise econômica.
Isso significa que todos passamos a fazer o máximo possível para economizar.
O que fazer para reduzir custos? Quando a situação aperta, temos que rever além das contas, alguns de nossos processos. Mas como fazer isso?
Administradores, supervisores e gerentes tem a difícil tarefa de manter o orçamento dentro dos limites e ainda cumprir sua crescente lista de novas demandas e solicitações de funcionários e clientes.
Encontrar esse equilíbrio pode ser desafiador, mas existem alguns processos e necessidades que podem ser revistos para que possamos fazer economias de curto e longo prazo.
Lembre-se que algumas das maiores economias são as que só vemos no longo prazo. Muitas vezes salvar alguns reais hoje, pode fazer você gastar muito mais no futuro. A ideia aqui é fazer economia inteligente, onde usamos opções melhores que vão oferecer resultado igual ou superior e que ofereçam vantagens econômicas.
1.Papéis toalha
Que tipo de papel toalha você usa na sua empresa? Será que ele é adequado para o fluxo de pessoas que você tem?
Os papéis bobina são ideais para áreas de alto tráfego como shoppings, cinemas e restaurantes movimentados.
Geralmente são comercializados em caixas com 6 bobinas de 200 metros, uma quantidade muito boa para que você não precise reabastecer o dispenser com muita frequência.
Já os papéis toalha interfolhados são indicados para locais de circulação baixa ou média de pessoas. Em situações de alta demanda, papéis interfolhados não são tão econômicos quanto as versões em bobina. Isso acontece porque com essa apresentação fica mais fácil para o usuário acabar puxando muito mais papel que o necessário para enxugar as mãos.
Os interfolhados também são indicados especialmente para cozinhas, onde não se pode ter contato com as partes do dispenser, desse modo você puxa diretamente no papel.
2.Álcool gel e Sabonetes
Os sabonetes líquidos são velhos conhecidos, importantes para a higienização pessoal, podem ser do tipo cosmético – para higiene geral – ou antissépticos – para descontaminação e eliminação de germes. O álcool gel já era conhecido e até usado antes da pandemia, mas nesse momento, ficou mais popular do que nunca.
Álcool gel e sabonetes estão disponíveis em pumps individuais, sachês ou galões. Sendo a forma mais econômica e melhor para o meio ambiente o uso de galões. Quando você compra um galão de 5L paga o valor menor por comprar em quantidade e ainda utiliza bem menos embalagem plástica.
Para utilizar álcool gel e sabonete em galão, são necessárias saboneteiras com reservatório, que são reabastecidas quando necessário.
Os pumps individuais também não são muito aconselháveis para lugares de fluxo médio e alto, pois além de ter um custo maior por litro, ainda liberam uma maior quantidade cada vez que é a bombinha é acionada.
Com relação ao sabonete ainda existe mais uma opção, o sabonete espuma. Ele tem exatamente a mesma função do sabonete líquido, a diferença principal é: Economia. O sabonete espuma oferece a mesma qualidade na lavagem das mãos com menos produto. Podendo chegar até ao dobro a relação entre eficiência x quantidade de produto.
Para utilizá-lo você precisa de uma saboneteira específica para sabonete espuma. Apenas reabastecer uma saboneteira líquida com um galão de sabonete espuma não é suficiente, pois o sistema de bicos das saboneteiras é diferente para cada um dos tipos de sabonete.
3.Toalhas de louça
Como falamos antes, os processos precisam ser revistos. Nesse caso, não só por uma questão de economia, mas também por higiene e segurança.
Toalhas de pano não são só um gasto a mais, como também são um risco para sua cozinha comercial. Os panos são um ambiente altamente propício para a acumulação e proliferação de bactérias e outros germes que podem causar doenças.
A alternativa para a secagem de louças é deixa-las secarem no ambiente. Após a lavagem na máquina lava-louças elas vão estar quentes e combinada a ação do secante elas secam rapidamente. Se você ainda não utiliza a lava-louças, então elas devem ser passadas em um banho de álcool 70% para a desinfecção e o álcool também vai ajudar as louças a secarem mais rápido.
Para as outras limpezas na cozinha o ideal são os panos multiuso descartáveis e o papel toalha. Nesse caso você economiza muito mais evitando contaminação e doenças nos seus clientes do que o valor do papel.
4.Lavagem de louça
Outra revisão de processos pode ser a da própria lavagem de louças. Se a lavagem ainda é feita manualmente pode ser a hora ideal de mudar para um método mais seguro e econômico.
A utilização de lava-louças industriais além de ser um upgrade para sua cozinha no geral, é excelente para os seus clientes. Isso significa que eles serão servidos em louças perfeitamente higienizadas e seguras.
O Custo de uma máquina não pode ser desconsiderado, é um equipamento de valor alto. Mas analisando os custos gerais ao longo do tempo ela ainda vai representar uma economia enorme no orçamento.
Algumas das vantagens e economias que você terá são:
– Alta durabilidade – Um equipamento comprado novo pode durar até 20 anos!
– Resultados melhores em menor tempo – Lava com o mesmo alto padrão e sempre em 2 minutos e meio.
– Maior produção em menor tempo – Um rack com 18 pratos é perfeitamente lavado em 2 minutos e meio.
– Redução de quebra de louça – Menos gastos com renovação de enxoval aqui.
– Redução no consumo de água – O tanque é cheio uma vez no primeiro ciclo e nos próximos troca apenas 25% da água. Em uma lava-louça de tamanho médio, como a VWK500, isso significa apenas 3,2L de água nova a cada ciclo.
– Redução do uso de insumos – Esqueça detergente neutro, esponja, pano, bucha, álcool, etc. Os únicos insumos que você vai precisar para lavar louça são detergente e secante. E ainda assim você só vai precisar de muito pouco produto, algo em torno de 6 ou 7mL (somando detergente e secante) por ciclo.
– Menos funcionários envolvidos em uma única tarefa – Dependendo da quantidade de louça, uma cozinha pode precisar de uma equipe só para cuidar da lavagem da louça. Com a máquina você só precisa de uma pessoa para carregar e descarregar a máquina a cada ciclo. Só imagine os custos com salários, férias, impostos desses funcionários por 10 anos, que é metade do tempo máximo que uma máquina pode ter de vida útil.
5.Produtos de limpeza profissional
O uso de produtos de limpeza profissional é recomendado para qualquer ambiente comercial, grande ou pequeno. Esses produtos são especialmente formulados para facilitar a sua limpeza e proporcionar a economia que os comércios precisam. Com o produto profissional você consegue pagar menos por maior quantidade de produto.
Grande parte dos produtos de limpeza profissionais são altamente concentrados, assim você consegue usar muito mais por um valor muito menor.
Quando você compra um produto doméstico, por exemplo, você está pagando por um frasco de água basicamente, porque a concentração dos princípios ativos desses produtos é muito baixa. Isso que significa um produto “Pronto uso”. Eles são inadequados para a demanda de um ambiente comercial.
No caso de um produto profissional concentrado, com um galão de 5L você pode fazer 10, 50 ou até 100L de produto depois da diluição.
Além disso, você pode ainda trabalhar com produtos versáteis onde, por exemplo, apenas variando a diluição você pode aplicar em diversas limpezas diferentes.
O retorno obtido dessa mudança é refletido em limpezas mais eficientes, otimizadas e seguras para a saúde dos funcionários e clientes. A equipe também é beneficiada pela melhora na produtividade que é conseguida através da implementação de rotinas organizadas e simplificadas.
Há melhora também na imagem geral do local e os ativos da sua empresa como equipamentos, mobiliário, assim como o ambiente geral é mais bem preservado.
Os benefícios relacionados ao uso de produtos de limpeza profissional são um conjunto de fatores que podem ser associados a esses produtos como:
- Maior potencial de limpeza;
- Maior concentração de compostos ativos;
- Melhor custo-benefício;
- Maior economia;
- Melhor qualidade da limpeza;
- Maior segurança – ao fazer limpezas melhores e mais eficientes.
Não podemos esquecer também que como o foco agora está na descontaminação de objetos e ambientes, você precisa trabalhar com produtos que são comprovadamente eficazes e seguros. Sem esquecer de que precisam ser adequados para as superfícies, para que você não acabe estragando seu mobiliário e equipamentos durante as limpezas.
Para saber mais sobre os produtos adequados e formas de desinfecção veja os posts a seguir:
6.Produtos e materiais de limpeza
Veja tudo o que você tem de material e produtos de limpeza e exclua o que não for realmente necessário.
Como falamos antes, existem diversos produtos da linha profissional que são muito versáteis. Assim, podemos usar o mesmo produto para 3 limpezas diferentes e não comprar 1 produto diferente para cada limpeza.
Evite o desperdício. Analise as limpezas que precisa fazer, veja o que tem e passe a comprar só o que for melhor para a limpeza. Se estiver na dúvida, converse com um consultor [link contato] e verifique quais são as melhores opções para você.
O mesmo serve para os materiais de limpeza que você utiliza. Analise e filtre, deixando só o que é necessário. Opte por materiais que sejam adequados para as limpezas da sua empresa e que sejam duráveis.
Parando para analisar e reavaliar podemos pensar em formas criativas de economizar sem perder a qualidade e os bons resultados que queremos.
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