A pandemia continua avançando no nosso país.

 

Enquanto mais empresas descobrem que seus funcionários estão com suspeita ou caso confirmado de COVID-19, o resto da equipe além de ficar preocupada, tem a tarefa de limpar e esfregar o local de trabalho do chão ao teto para eliminar os riscos para a própria equipe e para os clientes.

 

 

Após a descoberta de uma confirmação de diagnóstico de coronavírus em colaboradores ou clientes há a necessidade de avaliação e limpeza profunda na empresa.

 

Quais são os protocolos iniciais?

Após ficar sabendo que alguém na empresa ou cliente testou positivo para o coronavírus, é preciso tomar medidas imediatas. Veja os passos que se deve seguir.

restaurante coronavirus

 

Em primeiro lugar é bom manter a calma. Caso seja um colaborador e ainda esteja na empresa, essa pessoa deve ir para casa e ficar isolada, seguindo as recomendações médicas e dos órgãos de saúde. Em seguida, o restante da equipe deve ser informada da situação para que as primeiras medidas de higienização sejam tomadas.

É importante que todos trabalhem juntos e que os passos sejam seguidos corretamente. Uma comunicação falha pode causar confusão e é importante que as decisões corretas sejam tomadas rapidamente. Então é importante que tudo o que precisa ser feito já esteja em mente.

 

O que comunicar a equipe e clientes?

Tenha um plano definido e informe isso. Por isso é tão importante se preparar antes que algo aconteça. Se por acaso um caso de COVID-19 se confirmar na sua empresa, você já está pronto para agir. Tenha conversas abertas sobre o assunto com a sua equipe e cheque sempre como como as pessoas estão.

Fale sobre a lavagem correta das mãos, sobre se isolar em caso de sentirem sintomas relacionas ao COVID-19 e ter uma atitude proativa em relação a limpeza e desinfecção constantes.

Use materiais educativos e lembretes para garantir que todo mundo esteja com essa mensagem em mente.

Com relação ao público, garanta que o pessoal da linha de frente, que trabalha diretamente com os clientes estejam constantemente enviando a mensagem que a empresa quer passar: de uma equipe comprometida a manter um ambiente limpo e seguro.

cuidados restaurante

 

Para isso, quando os clientes perguntarem, as respostas para questões em relação as ações que a empresa tem tomado para combater a pandemia devem estar na ponta da língua e devem ser sustentadas pelas ações reais da empresa como um todo:

  • Foco na lavagem correta e frequente das mãos por todos os funcionários,
  • Colaboradores com sintomas são imediatamente afastados do trabalho presencial
  • Desinfecção frequente dos ambientes e objetos

São algumas das ações que a empresa deve ter e estar preparada para informar aos clientes.

 

É necessário fechar o estabelecimento?

É preciso avaliar a situação em que a empresa se encontra.

           É só um funcionário ou cliente contaminado ou são vários?

Quanto mais pessoas doentes, maiores os riscos de outros já estarem também contaminados. Então, é preciso verificar se mais pessoas apresentam algum sintoma ou se até mesmo a equipe toda deve ser testada.

          Assim que ocorre a confirmação é preciso se perguntar: Existem suprimentos e funcionários suficientes para fazer uma limpeza profunda até o próximo turno de trabalho?

Se não houver possibilidade de fazer uma limpeza completa antes do próximo turno, não há possibilidade de abrir nesse momento.

Essas são algumas questões que devem ser respondidas e avaliadas para saber se será preciso fechar a sua empresa temporariamente ou não.

Na dúvida, consulte a secretaria de saúde ou órgão responsável para ter acesso a recomendações precisas para a sua região sobre como proceder nesse momento.

Como lidar com os riscos?

Existe uma classificação prática de riscos que pode ser utilizada na sua empresa. Ele é especialmente importante agora, mas você pode aproveitar o sistema e usá-lo sempre, mesmo depois da pandemia. Ele informa sobre três níveis de riscos e funciona assim:

 

VERDE: Prevenção padrão. Sem ameaças diretas na sua área. Procedimento: Manter higiene padrão, limpeza e práticas de desinfecção regulares.

 

 AMARELO: Redução de riscos. Contaminação ou surto potencial na sua região. Aumentar os procedimentos para responder a possíveis infecções na sua empresa, educar e treinar os funcionários sobre controle de infecções e delinear um sistema para conter a cadeia de contaminação.

 

VERMELHO: Correção proativa. Contaminação ou surto confirmado na sua área. Fazer limpezas profundas nas suas instalações, aumentar a higienização e limpeza, reforçar as desinfecções, estendendo esse processo para todos os ambientes e objetos possíveis. Reforçar o treinamento da equipe e adotar demais medidas necessárias condizentes com o tipo de contaminação.

  

Com o seu planejamento de limpeza em mãos, você pode separar os setores/ departamentos da sua empresa por cor e atuar conforme necessário. No caso de um colaborador contaminado pelo coronavírus, por exemplo, a empresa toda deve ser classificada como código vermelho na próxima limpeza.

 

 

O que uma limpeza completa e profunda deve ter? Que produtos e técnicas devem ser usados?

 Limpeza e manutenção:

 Siga o passo a passo de uma limpeza completa conforme explicamos nesse post: Coronavírus – Como fazer a limpeza corretamente. Esse protocolo consiste em algumas etapas que vão garantir ter uma limpeza completa e segura. Em resumo o processo é o seguinte: A primeira etapa é a limpeza seca, a segunda é a limpeza molhada que por sua vez é dividida em limpeza geral e desinfecção.

limpeza desinfecção virus

– Lave e desinfete superfícies e equipamentos de contato com alimentos com mais frequência.

– Troque os utensílios na linha de buffet com mais frequência

– Aumente a frequência de monitoramento das pias disponíveis para lavagem de mãos, pois a frequência de lavagem das mãos aumentará.

 – Na hora da limpeza e desinfecção foque nos objetos mais tocados, os chamados “Hotspots”. Alguns deles são: Maçanetas, corrimãos, grades, interruptores de controle de luz, botões, torneiras e banheiros como um todo.

– Para uma limpeza profunda, considere também retirar tudo de mesas, balcões, estantes e desinfetar adequadamente as superfícies.

– No Food servisse deve se tomar muito cuidado com os desinfetantes. Para não contaminar nenhum produto alimentar fique atento aos procedimentos. Por exemplo, se houver sal e pimenta nas mesas, esvazie-os antes de limpar e deixe secar ao ar antes de recarregá-los.

 

Produtos e procedimentos:

– Desinfete com um desinfetante adequado para superfície. Para garantir a eficácia da sua limpeza e a segurança da equipe e clientes os desinfetantes devem ser produtos profissionais com notificação/registro na ANVISA. Os produtos devem ser aplicados de acordo com as instruções da etiqueta ou ficha técnica.

– Leia e siga cuidadosamente as instruções da etiqueta para uso e tempo de ação adequados.

– Ao usar produtos com enxágue em superfícies de contato com alimentos, lave abundantemente com água potável após o tempo de ação.

– Verifique se todas as pias de mão estão adequadamente acessíveis, não estão bloqueadas e abastecidas com água, sabão, álcool gel e toalhas de papel.

 

equipe restaurante

Equipe:

– Reforçar a higiene das mãos, políticas inadequadas dos funcionários e etiqueta da tosse.

– Monitorar a saúde dos funcionários.

– Realize treinamento, reforçando os procedimentos de limpeza, higienização e desinfecção.

 

 

O objetivo comum é proteger a equipe, clientes e a comunidade que servimos. Sendo assim, precisamos tomar as decisões corretas que estejam alinhadas com esse objetivo.

 

Fonte:https://www.nrn.com/operations/how-should-restaurants-clean-coronavirus-cases

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