Durante esta epidemia notamos que uma ação tão simples como a lavagem das mãos pode evitar grandes problemas e até salvar vidas.

Por isso, vale lembrar como essas ações devem ser feitas e também quais são alguns outros cuidados que podemos tomar.

 

Veja as regras de cuidado e higiene pessoais que devem ser colocados em prática nas empresas durante este período.

 

Equipamento de Proteção Individual – EPI

Os EPIs hoje são essenciais, já que todas as pessoas precisam usar pelo menos máscaras fora de casa. Nas empresas, os EPIs principais como máscaras, protetores faciais e luvas devem estar disponível constantemente.

Não esqueça que para ser usado da forma correta, eles devem ser do tamanho adequado para o funcionário e devem ficar ajustados ao corpo. Equipamentos muito grandes ou menores do que o ideal podem trazer riscos para a segurança do usuário, sendo assim, isso não deve acontecer.

Verifique os tamanhos de todos antes de comprar os EPIs e garanta que as pessoas saibam e estejam comprometidas a usar os materiais corretamente.

Os materiais usados sem responsabilidade podem oferecer riscos à saúde de todos.

 

 

A utilização dos EPIs varia conforma a atividade que a pessoa exerce. Atendentes e recepcionistas podem usar apenas a máscara e/ou protetor facial enquanto alguém que trabalhe com limpeza e higiene deve usar todos (aventais, máscara, óculos ou protetor facial, luvas) para ficar protegido.

 

Para quem precisa usar luvas, as recomendações são:

-As mãos devem ser lavadas antes de colocá-las

-Nas atividades onde são utilizadas, as mãos devem ser tratadas como se estivessem sem luvas.

Por exemplo, numa atividade de cozinha ou limpeza geral, isso significa que assim como quando estamos sem luvas, elas devem ser lavadas ou trocadas a cada troca de tarefas. Apenas estar de luva não garante que não exista a contaminação cruzada. Se algo entrar na luva, descarte-a, lave bem as mãos e calce outra.

 

-Sempre lave bem as luvas antes de retirá-las, para evitar contaminação

-Depois de tirar a luva, lave bem as mãos com água e sabão, depois passe álcool gel.

 

 

As luvas são especialmente importantes se o funcionário tiver algum corte ou machucado nas mãos. Se a função não demanda uso de luvas, mas houver um machucado, a luva deve ser usada para proteção contra infecção. O rompimento da pele quebra a sua barreira de proteção, deixando uma via exposta diretamente para a corrente sanguínea.

Você pode saber mais sobre os materiais de EPI aqui e sobre como mantê-los adequadamente aqui.

 

Roupas e aventais

As roupas, aventais e sapatos de toda equipe devem estar limpas e sem manchas. Roupas com manchas não só dão uma aparência ruim geralmente, como também podem conter bactérias e outros microrganismos que podem ser transferidos para outras superfícies e objetos.

Aventais descartáveis, como os de TNT (tecido não tecido), devem jogados fora após o uso. Esse tipo de material não deve ser usado mais de uma vez. Aventais reutilizáveis, roupas e sapatos devem ser lavados após cada jornada de trabalho. Isso evita a transferência de possíveis contaminações para casa e de volta para o trabalho no próximo dia.

 

Cabelo

Cabelos e pelos corporais podem oferecer riscos para o próprio dono e ainda para os outros.

No caso de restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros relacionados a alimentos todos sabemos de histórias ou passamos pelo clássico caso do cabelo no prato de comida.

Muitas vezes esse episódio é suficiente para arruinar a refeição da pessoa envolvida. Some isso a uma situação de pandemia e será suficiente para pelo menos perder clientes e receber péssimas críticas nas redes sociais. Afinal, se não houve cuidado nem mesmo em evitar um cabelo, que é algo visível, de cair na comida imagine os germes, em especial os vírus.

Isso não é só desagradável como também um sinal gritante de falta de higiene. Cada vez que tocamos o cabelo e tocamos o alimento estamos contaminando este alimento.

Para controlar este problema o método mais eficaz é o uso de toucas ou redinhas para cabelo. As toucas também evitam que o cabelo caia no rosto e que a pessoa toque nele.

Barbas devem ser removidas ou deve-se usar máscaras que cubram toda a superfície. Para braços deve ser usado avental de manga comprida ou luvas compridas.

 

 

Joias, acessórios e objetos pessoais

Estes tipos de objetos não devem ser usados pelos profissionais em geral agora e nunca pelos profissionais de cozinha.

Neste momento, os acessórios são uma superfície a mais para os vírus ficarem aderidos e se transformarem em fontes de contaminação.  Para o pessoal da cozinha, além desse problema, ainda existe a possibilidade que partes podem se soltar (pedrinhas de pulseiras e outras partes) e cair nos alimentos.

Acessórios e objetos precisam ser usados como bolsas, carteiras, celulares e chaves, devem ser higienizados com álcool 70% ao chegar no trabalho e em casa. Por esse motivo, se possível, é preferível optar por materiais lisos e de fácil higienização.

 

Unhas

Unhas podem acumular sujeira embaixo e serem fontes de contaminações. Por isso, para elas não tem outra opção, devem ser cortadas bem curtas e durante a lavagem das mãos devem ser cuidadosamente higienizadas.

 

 

Uma maneira de manter o assunto na cabeça da equipe e ajudar a desenvolver os novos hábitos é colocar lembretes de higiene pessoal e comportamentos, como por exemplo:

– Lave as mãos antes, entre tarefas e ao fim do trabalho;

-Higienize seus objetos;

-Use luvas

– Lave as luvas antes de tirá-las

– Não toque olhos, boca ou nariz sem lavar as mãos antes e depois.

Para que a higiene pessoal seja realizada frequentemente você também precisa garantir que os produtos como sabonete, álcool gel, toalhas de papel sempre estejam disponíveis. Confira seu estoque regularmente.

higiene pessoal em empresa

 

Evitando a contaminação através da limpeza em empresas

Além da higiene pessoal, é importante lembrar que os ambientes e objetos de uso compartilhado devem ser limpos frequentemente. Porém, quando temos o objetivo de reduzir infecções e evitar contaminações, temos que ter em mente que a limpeza deve remover os germes e não apenas a sujeira.

Limpar sem ter atenção devida à eliminação dos vírus não terá efeito na diminuição das contaminações por COVID-19. Nesse caso, a limpeza é uma questão de saúde.

Veja as dicas sobre como fazer as limpezas da sua empresa para evitar a proliferação de contaminação aqui.

 

Devemos trazer essa responsabilidade coletiva para os grupos para que cada um cuide e possamos passar por essa fase logo.

 

Photos by Pexels and Unsplash

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a limpeza da sua empresa corretamente

Coronavírus [COVID-19] – Materiais de limpeza e EPI’S – O que usar e como manter

Coronavírus [COVID-19] – Produtos e EPIs que as equipes de limpeza devem utilizar

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa

Limpeza de cozinhas: Você conhece a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle?

Entendendo a higiene e sanitização de cozinhas comerciais