Você já pensou em como eliminar os germes das louças do seu restaurante?

 

Tão importante quanto preparar uma boa refeição, é cuidar para servi-la com segurança para seus clientes.

 

As equipes de cozinhas comerciais passam um bom tempo do seu trabalho dando atenção á seguir corretamente os protocolos de cocção e armazenamento dos alimentos, verificação de temperaturas, e demais assuntos relacionados á segurança alimentar. 

Mas assim como essas etapas do preparo de alimentos, a lavagem das louças também precisa de atenção quanto ao controle de infecções. A temperatura da água, os produtos e o processo é que vão garantir essa segurança.

 

Temperatura e higienização

Uma das formas comuns de se eliminar germes é submetendo os objetos que precisam ser limpos á altas temperaturas. Geralmente com temperaturas acima de 70ºC é possível eliminar muitos dos microrganismos que podem causar doenças às pessoas.

As máquinas lava-louças trabalham com a água em alta temperatura, o que auxilia não só na limpeza, mas também na eliminação de germes.

 

 

As lavagens nas lava-louças são feitas a mais ou menos 60ºC, mas o enxágue, que é a segunda parte do ciclo, é realizado com a água bem mais quente.O que possibilita ter uma água bem quente para o enxágue é que as máquinas lava-louças usam uma porção de água “nova” que foi aquecida em um componente chamado boiler até a temperatura ideal de mais ou menos 90°.

O boiler funciona como a chaleira que aquece a água enquanto você prepara outros alimentos. Ele vai aquecendo a água durante a lavagem para estar pronta para o enxágue.

Na lavagem manual não é possível chegar a tal temperatura na lavagem ou enxágue, porque nossas mãos não aguentam. Então, nesse caso, é necessária uma etapa após o enxágue onde as louças fiquem de molho durante um período mínimo de 10 minutos com algum tipo de produto que elimine os germes, como por exemplo, o álcool 70%.

É muito importante que seja exatamente o álcool 70% e não graduações menores ou maiores, pois, por questões biológicas (estrutura da célula das bactérias), eles não são capazes de eliminar os microrganismos.

 

Produtos específicos

Para produzir um bom resultado, é importante também que os produtos corretos sejam utilizados. O detergente e secante especialmente formulados para máquinas lava-louças, são recomendados pelos fabricantes e os únicos que podem garantir a higienização completa.

Isso acontece porque esses produtos já foram testados e aprovados quanto á sua eficiência, quanto á quantidade ideal para o volume de água que terá dentro da máquina (ou seja, a diluição certa), quanto á sua atuação mesmo em água muito quente, entre tantos outros fatores.

 

pré lavagem lava-loucas

 

Na lavagem manual só é possível utilizar o detergente neutro, já que os detergentes para máquina não podem ser utilizados em outros tipos de lavagem ou limpeza, por segurança. Portanto, é necessário realizar uma etapa pós enxágue, como falado antes.

Pressão da água na lava-louça

Por que isso importa? A pressão da água na lavadora é importante porque os jatos que saem dos bicos de lavagem e enxágue precisam ser fortes o suficiente para atingir todas as louças enquanto giram. E precisam ser realmente jatos e não correntes como em uma torneira, se não, parte das louças ficarão sujas e sem sanitização.

Para garantir que a pressão seja a ideal dentro da sua lava-louça, é importante fazer a limpeza frequente dos bicos de lavagem e enxágue.

 sabão detergente lava-louça

 

Outro detalhe positivo das lavadoras é que como a lavagem é automática e padrão, as louças sempre serão limpas da mesma forma e não haverá diferença na lavagem não importa se é um dia movimentado ou se você está bem no meio do horário de pico, as louças sempre serão bem lavadas e sempre no mesmo curto período de tempo.

É importante destacar também que em nenhum dos dois métodos é possível “esterilizar” a louça. Por definição a esterilização precisa reduzir os germes até 1:1.000.000 e eliminar inclusive esporos. Isso só é possível por outros meios físicos como calor e pressão em autoclaves, radiação ou químicos com agentes desinfetantes específicos como falmaldeído, ácido peracético, entre outros.

 

Para garantir a segurança e a higiene das louças na sua cozinha com uma lava-louças é simples, fique de olho no bom funcionamento da sua máquina e se você tem produto para lavagem. Se você ainda utiliza a lavagem manual, é importante manter um protocolo que garanta a lavagem e desinfecção adequada em toda lavagem.

Dando atenção á higiene e limpeza você proporciona experiências impecáveis e seguras para seus clientes!

 

Como escolher a melhor máquina lava-louças industrial – Parte 1

Como uma lava-louça industrial funciona

10 coisas que você tem que saber sobre sua lava-louças industrial

Como manter a higiene adequada no food service?

A ciência da limpeza