Os germes são velhos conhecidos e temidos principalmente nos ambientes comerciais. O fato é que eles devem ser controlados em qualquer empresa para evitar a proliferação de doenças entre clientes e equipe.
Hotspots
Existem lugares que por terem muito contato com mãos, ou diretamente com a sujeira, são especiais fontes de germes. Lugares assim devem ter atenção especial na limpeza da sua empresa, aqui estão alguns deles:
Esponjas e panos de limpeza
Estes itens são especialmente perigosos, pois ficam úmidos, e é aí que as bactérias encontram um local perfeito para a reprodução. Quando esses materiais são novamente utilizados, servem como fonte de contaminação para louças e qualquer outro objeto ou superfície em que forem passados.
Esponjas podem ser limpas com água fervente e panos com detergentes clorados.
Pia
As pias e ralos podem conter alta proliferação de germes devido aos restos de resíduos que se acumulam com as lavagens de mãos e objetos. Ás vezes pensamos que este é um lugar muito limpo, afinal é utilizado para lavar, porém os detergentes comuns não servem pra eliminar microrganismos. Por isso, pias e inclusive as torneiras devem passar por desinfecção frequentemente.
Pias de cozinhas podem ser limpas com desinfetante para indústria alimentícia, inodoros e que não deixem resíduos e pias de banheiro com desinfetante de uso geral.
Tábuas de cortar
As tábuas de cortar entram em contato direto com o alimento, então mesmo as de vidro, podem reter bactérias e precisam passar pela desinfecção diariamente.
Esses itens podem ser limpos com desinfetante para indústria alimentícia, inodoros e que não deixem resíduos.
Banheiro
Todos sabem que banheiros são locais de grande concentração de germes, principalmente banheiros de empresas que recebem diversas pessoas diariamente. Por isso, cada item do banheiro deve ser desinfetado diariamente, não apenas as privadas e o chão. A desinfecção deve se estender á maçanetas, torneiras, toalheiros, saboneteiras, portas e demais objetos.
No banheiro, tudo pode ser desinfetado com desinfetante de uso geral.
Maçanetas
Maçanetas são locais onde todos tem que tocar, o que leva a uma rotatividade imensa de germes, passando de uma pessoa para a maçaneta e para outras pessoas. Por isso, se não for possível utilizar uma porta que elimine a utilização de maçanetas (principalmente em locais críticos, como cozinhas) o ideal é desinfetá-las até várias vezes por dia.
Maçanetas podem ser desinfetado com desinfetante de uso geral.
Chão e tapetes
Assim como os banheiros o chão também é conhecido por ser fonte de muita sujeira, por isso deve ser sempre bem higienizado, para não se tornar um transmissor de germes para outros objetos. Os tapetes podem acumular muitas colônias entre suas fibras, portanto uma limpeza adequada é indicada como, por exemplo, com limpadores a vapor.
Pisos podem ser higienizados utilizando desinfetantes para limpeza geral, seguindo as recomendações específicas do produto.
Saiba mais sobre como fazer uma desinfecção eficiente aqui!
Cardápios
Os cardápios de restaurantes passam de mãos em mãos e por cima das mesas e dos alimentos diariamente, logo, podem ser fonte de contaminações. O ideal é trabalhar com materiais impermeáveis que possam ser desinfetados diariamente.
Celular
Este é item que praticamente toda pessoa possui e que também pode ser capaz de carregar muitos microrganismos. Ele se torna uma fonte de contaminação quando, por exemplo, alguém que trabalha no preparo de alimentos precisa tocá-lo no meio de seu expediente e esquece de lavar as mãos, por ser uma ação tão comum.
Botões de elevadores
O vírus da gripe é um dos que está mais presente nesses locais.
Outro equipamento que deve ser notado são os Self-check-outs que tem se popularizado atualmente. Suas touch screens e teclados podem ser fontes de contaminações aos clientes, portanto, também devem ser bem higienizados diariamente.
Os cardápios, celulares e botões podem ser limpos com álcool 70% para a desinfecção.
Em empresas, a atenção á higiene deve ser redobrada, pois vai muito além da aparência e se torna uma questão de saúde pública. Planejando e dando atenção também aos detalhes não tem erro! A sua empresa ficará limpa e segura.