Como suas louças estão sendo lavadas? Quão eficiente o seu sistema é?
A higienização de louças e utensílios é uma parte muito importante em uma cozinha comercial. Tornar esse processo eficiente, preciso e impecável é essencial.
1.Lava-louças industrial = economia
As lava-louças utilizam muito menos água no processo de lavagem e enxágue. Em média uma lava louça utiliza 3,5L de água para fazer uma lavagem completa (um ciclo). Isso significa economia de água para você e menor desperdício de recursos para a natureza!
Modelos de máquinas atuais ainda oferecem sistemas mais eficientes de aquecimento das resistências e isolamento completo contra perda de calor, aumentando a economia de energia. Essas características não só fazem o equipamento “se pagar”, como também te oferece um resultado muito superior.
2.Analisando os números
A lavagem de louça manual geralmente parece muito barata e simples. Porém, ao avaliar o processo por completo você pode perceber que os custos operacionais: de água, energia ou gás (torneira aquecida), mão de obra (custos totais de um funcionário), insumos (detergente, panos, álcool, esponjas, etc.), tempo empregado, estresse (horários de pico e pós-expediente) ao longo do tempo são superiores aos valores empregados na lavagem mecânica.
Veja como as lava-louças podem garantir economia e segurança na sua empresa!
3.Qualidade de lavagem
No meio da correria dos horários de pico é possível manter a qualidade da lavagem e sanitização manual dos pratos? Quando fazemos um processo com pressa é difícil manter a qualidade. As lava-louças por outro lado te entregam os mesmos resultados em todas as lavagens e sempre levando o mesmo tempo.
4.Preparação das louças e utensílios
Antes de lavar a louça, na mão ou na máquina, o preparo deve ser o mesmo. Não é preciso lavar a louça manualmente antes de colocá-las na máquina lava-louças. Porém, também não é adequado colocá-las com todos os restos de alimento, assim como vem do salão. As máquinas lava-louças não possuem sistemas que possibilitem se livrar desses resíduos, então, isso acaba entupindo o equipamento e causando danos posteriores. Uma boa opção é utilizar um local, como uma cuba de pia cheia de água, onde se possa passar a louça por um “molho” rápido para retirar a sujeira ou uma pia com um esguicho.
Veja como é simples fazer a pré-limpeza de louças!
5.Secagem de louças
Enquanto na lavagem manual os objetos precisam ser secos com panos, correndo o risco de transmissão de contaminações e doenças, no processo automático é bem diferente. Nas máquinas lava-louças é possível adicionar um produto que auxilia na secagem das louças, o Secante. Este produto entra na máquina no ciclo de enxágue e seus ingredientes fazem com que as moléculas de água aderidas aos objetos sejam quebradas em gotículas muito pequenas. Dessa forma, associado à alta temperatura do enxágue, é possível que a água evapore rapidamente após ser retirada da máquina.
Lembrando que louças de cerâmica e metal secarão mais rápido por absorverem mais temperatura, enquanto plástico e vidro irão demorar um pouquinho mais.
6.Tempo
O volume de louças que você tem define quanto tempo você vai precisar passar lavando louça. Enquanto uma máquina lava 18 pratos em 2 minutos, quanto tempo a equipe leva? O número de refeições que você serve diariamente é um fator que influencia no número de funcionários e na agilidade que você precisa. Se você serve almoço e jantar, uma lava-louça te ajudará a deixar tudo organizado antes do próximo turno de preparação de refeições começar, com pouco auxílio de funcionários.
7.Fluxo de trabalho
A organização das áreas de trabalho da sua cozinha pode estar influenciando nos resultados que você tem hoje. No caso da lavagem de louça o ideal é ter um fluxo lógico do processo iniciando com a louça suja que vem do salão, preparação, lavagem, secagem e armazenamento. Este design permite ter um aumento da produtividade, eficiência e organização.
8.Contaminações
A lavagem de louça deve além de retirar a sujeira, eliminar os riscos de contaminação do próximo cliente com possíveis microrganismos deixados pelo anterior. Nesse caso é preciso atenção especial já que objetos como esponjas, acumulam resíduos de alimentos, saliva (presente nos talheres e copos), além de bactérias, fungos e até vírus que estejam presente nas louças. O mesmo serve para panos de prato utilizados na secagem de louças.
Esse é mais um ponto positivo para lavagem em máquinas, já que elimina o uso de esponjas, utiliza produtos concentrados e submete a louça á altas temperaturas, eliminando boa parte dos germes.
9.Pias
Assim como a máquina lava-louças precisa ser higienizada diariamente, as pias utilizadas para lavagem manual das louças deve ser limpa antes das lavagens. Essa é uma forma de evitar que os germes e outras contaminações vindas dos restos de resíduos cheguem até as louças a serem limpas.
10.Pré e pós lavagem
As áreas pré-lavagem, de louças sujas, e pós-lavagem, de louças limpas devem estar sempre separadas. Dessa forma, não ocorrerá contaminação cruzadas das louças limpas por germes das louças sujas.
Você conhecia todos esses pontos? Sempre é interessante rever nossos processos e melhorá-los quando possível. Dessa forma, podemos operar na nossa melhor forma!
Precisando de uma lava-louças urgente!? Veja nossas opções e peça um orçamento 😉