Existem diversos sabonetes no mercado e toda empresa precisa utilizar pelo menos um tipo em suas instalações. Você sabe a diferença entre os diferentes tipos e embalagens?
O tipo do dispenser pode variar conforme sua necessidade. Esse guia vai apontar alguns dos tipos existentes e suas características.
Tipos de sabonete
Sabonete espuma
O sabonete espuma tem exatamente a mesma função do sabonete líquido. A diferença principal é: Economia. O sabonete espuma oferece a mesma qualidade na lavagem das mãos com menos produto. Podendo chegar até ao dobro a relação entre eficiência x quantidade de produto.
Para utilizá-lo você precisa de uma saboneteira específica para sabonete espuma. Apenas reabastecer uma saboneteira líquida com um galão de sabonete espuma não é suficiente, pois o sistema de bicos das saboneteiras é diferente para cada um dos tipos de sabonete.
Você pode encontrar esse tipo de sabonete nas versões sachê e galão de 5L.
Sabonete líquido
Os sabonetes líquidos são velhos conhecidos, importantes para a higienização pessoal, podem ser do tipo cosmético, para higiene geral ou antissépticos, para descontaminação e eliminação de germes.
Estão disponíveis em pumps individuais, sachês ou galões. Para utilizar sachês e galões, são necessárias saboneteiras específicas para cada fim. Fáceis de instalar e utilizar, diversos tamanhos e modelos disponíveis.
Sabonete spray
Os sabonetes spray geralmente são produtos concentrados, por isso, quando a saboneteira é acionada libera menos produto. Menos produto aqui não quer dizer redução da eficiência, os sabonetes spray são econômicos, pois cumprem muito bem seu papel de higienizar, gastando pouco produto.
Esse tipo de sabonete é vendido apenas em sachê, para serem repostos na saboneteira específica para spray.
Modelos de embalagens
Pump individual
São as embalagens de sabonete que podemos encontrar comumente em supermercados, com acionamento por pump e conteúdo reduzido.
As pequenas embalagens individuais, geralmente de uso doméstico, só são adequadas se o consumo for realmente muito pequeno. De outro modo geram muito resíduo (embalagens não reutilizáveis), e acabam por custar mais do que uma saboneteira profissional e seu reabastecimento.
Refil – Sachê
Os sachês existem em diferentes quantidades geralmente variando entre 400 e 800mL. Para utilizá-los é preciso ter a saboneteira referente ao tipo de sabonete: espuma, líquido ou spray. Os sachês são práticos e de fácil reposição, a desvantagem é novamente a geração de muito resíduo e o valor unitário pode acabar saindo mais caro do que outras opções.
Refil – Galão de 5 Litros
A opção em galão dos sabonetes líquido e espuma é muito interessante por ser prática e a que oferece o melhor custo-benefício. Para utilizá-la basta possuir saboneteira já com reservatório interno. Desse modo, quando o produto acaba, é só reabastecer com o galão.
Essa opção é a que menos gera resíduo, e por utilizar menos embalagens e ser em maior quantidade, o custo é bem menor. O abastecimento também é menos frequente, pois as saboneteiras com reservatório interno geralmente possuem capacidade maior do que os sachês. Na Guaira Clean, temos saboneteiras com reservatórios de 1,5L, facilitando o trabalho da equipe de limpeza que não precisa checar esse item com tanta frequência.
As saboneteiras você encontra em diversos estilos, dependendo do fornecedor, porém as funcionalidades serão as mesmas.
Qual é o tipo que melhor se encaixa para você?
Photos by Pixabay