A limpeza das empresas pode ser chave na imagem de uma marca e na avaliação dos clientes.
“A limpeza de empresas deveria ser vista como um investimento e não como um custo. Os gerentes e donos, precisam perceber que manter um ambiente impecável e sanitizado se pagará muitas vezes e geralmente, não é de forma antecipada. “
Texto original: “Commercial cleaning services need to be viewed as an investment rather than a cost. Facility Managers must realize that “maintaining a spotless and sanitary environment will pay for itself many times over – often in unanticipated ways”
Bob Clarke, Vice Presidente Senior, ABM Industries Inc. 2014
Primeiras impressões e pistas visuais
“Pistas visuais“ é um termo geralmente utilizado em psicologia cognitiva. Esse termo é usado para explicar pistas sensoriais recebidas pelos olhos. Como a visão é dominante nos humanos, pistas visuais são uma fonte importante de informações para a percepção do mundo.
Assim como as pistas visuais, existem pistas olfatórias, auditórias e táteis. Todas fazem parte da percepção, memória e podem ser usadas na tomada de decisão.
Especialistas confirmam que a decisão de um cliente sobre onde comer, onde comprar, o que comprar e como avaliar um produto ou serviço é baseado principalmente no ele vê. As pistas visuais são muito mais importantes do que imaginamos, e por várias vezes acabam superando as informações baseadas nos dados concretos e lógica, usados para vender um produto.
Embora “julgar um livro pela capa” possa parecer uma decisão precipitada, a ciência comprova que nosso cérebro muitas vezes funciona dessa maneira.
Assim, primeiras impressões são um fator chave para conquistar clientes por pistas visuais. Ambientes limpos e bem cuidados são necessários para que isso ocorra e para que eles voltem a visita-lo.
Sabemos com certeza que a consolidação de uma marca é importante para o sucesso de uma empresa. A limpeza pode ser um dos pontos fortes da sua marca e deve ser o principal, se a empresa for do ramo alimentício. Porque uma comida boa pode agradar um cliente, mas se o ambiente não for limpo, ele irá questionar a qualidade e segurança dela.
Para qualquer empresa que receba clientes em suas instalações, a qualidade do ambiente onde ele vai estar é essencial para a impressão que a marca que vai deixar.
Empresa limpa e clientes felizes
Gerentes sempre tem algumas preocupações principais com relação á empresa, algumas delas são:
-Reduzir custos
-Reduzir riscos
-Garantir que o cliente fique satisfeito
Clientes satisfeitos ficam felizes com a experiência e voltam. Isso por si só já reduz um tipo de custo, o custo de aquisição de novos clientes.
Como as primeiras impressões baseadas nas pistas visuais são cruciais para a decisão e experiência do cliente, vamos dar uma olhada no que pode ser feito para aumentar o impacto na sua empresa:
-Fazer a limpeza e organização das áreas externas
– Limpeza e organização da área de recepção – móveis, decoração, chão, etc
– Retirar marcas e manchas que podem ser notadas ao longo de todo o caminho que o cliente possa percorrer
– Dar atenção aos detalhes – Programar limpezas que cubram todos os cantinhos que os clientes possam notar e que no dia a dia da limpeza passam despercebidos
– Fazer uma lista desses lugares para que nunca sejam esquecidos
– Fazer a limpeza com produtos profissionais para otimizar o uso do tempo e recursos.
Uma manutenção regular ajuda ainda a reduzir custos de substituição. Materiais como carpetes, assim como vários tipos de piso, podem ter o tempo de vida até dobrado, quando as limpezas são feitas regular e corretamente.
Ainda, outro fato interessante é que impressões positivas geram emoções positivas e ambientes limpos e organizados deixam clientes felizes. Sendo assim:
– Ao lembrar ou ouvir o nome da sua empresa o cliente terá pensamentos e memórias positivas
– As pessoas tem atração por sensações positivas isso faz com que, por exemplo, voltem a almoçar em um restaurante que gostaram no passado.
– Quando um cliente com uma boa impressão procura novamente pelo seu serviço, ou um amigo pergunta sobre ele, esses pensamentos positivos refletem em uma nova interação e em recomendações.
Outro ponto importante é que uma marca resulta de um acúmulo de experiências, ou seja, é essencial que a experiência seja consistente e uniforme todas as vezes.
Limpeza profissional: primeiras impressões que causam impactos positivos
Sim, está confirmado que uma empresa limpa dá uma boa imagem á sua marca. Uma atmosfera profissional é impecavelmente limpa. E o motivo pelo qual clientes voltam e indicam a sua empresa é porque uma empresa limpa psicologicamente sugere várias coisas sobre a sua empresa, por exemplo:
- Instalações limpas mostram profissionalismo
- Uma limpeza impecável e consistente inspira a confiança de que a empresa está atenta aos mínimos detalhes de sua operação
- Fornece uma imagem de organização e assim, de alguém que entrega o que promete
- É preocupada com a saúde, segurança e bem-estar dos clientes e funcionários
Evite que impressões negativas minem suas primeiras impressões
Em um exemplo fornecido por uma locadora de carros, apesar dos carros em si serem mantidos sem se quer uma manchinha, uma pesquisa com os clientes revelou que a percepção deles da loja não era excelente. Em seguida fizeram pesquisas e melhoraram a higiene geral da recepção.
Depois dessas medidas uma nova pesquisa foi feita e revelou que a percepção melhorou muito. Nesse caso a limpeza da recepção era chave para uma avaliação positiva e afetava a percepção do cliente em relação á empresa.
Investir em uma imagem limpa e organizada é uma situação que só tem ganhos. Clientes e funcionários tem a sua disposição um lugar mais agradável e confortável.
Com todos contentes, as reclamações, avaliações ruins e estresse são reduzidos porque um componente da base está numa situação ideal.
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