A percepção do cliente é a sua realidade
Como identificado em várias pesquisas, a limpeza definitivamente tem o poder de causar impacto no seu negócio.
Por que a limpeza é tão importante?
– A limpeza afeta sua capacidade de atrair clientes
– Afeta a capacidade de reter clientes que você conseguiu atrair
– Causa impactos na percepção que um visitante tem da sua empresa
– O estado da limpeza causa impactos no bem estar e produtividade de seus funcionários
Nós, humanos, somos psicologicamente inclinados a acreditar que o que parece bom, deve ser bom. Se os clientes encontram um local que não é suficientemente limpo e organizado, vão associar isso á um negócio amador e não confiável.
Estar atento á esses detalhes da nossa mente pode ajudar a entender vários aspectos do comportamento do consumidor.
O que o cliente vê e pensa?
Os banheiros são um local onde a limpeza é crucial. Naturalmente banheiros já são considerados como “sujos” e infectados mesmo quando acabaram de ser limpos, então, mantê-los visualmente impecáveis é muito importante.
Existem duas características principais que impactam a maneira que uma pessoa julga o seu banheiro:
-Design
-Manutenção
Quanto ao design o estilo do banheiro vai falar sobre ele, é escuro, claro, funcional, ou a disposição dos objetos dificulta o uso, parece reformado ou antigo, etc.
Quanto á manutenção pode ser observado a limpeza do chão, das paredes, da mobília e itens como torneira, ralo, dispensers e a reposição deles.
Sendo assim, a maneira como esse ambiente é cuidado também influencia na imagem final que o cliente terá ao visitar sua empresa.
5 boas práticas para manter na sua empresa
Se você quer que os banheiros da sua empresa além de limpos sejam também uma experiência positiva a mais para seus clientes, existem algumas medidas que você pode colocar em prática:
1.Verifique a funcionalidade – veja se tudo que é disponibilizado é funcional e de fácil acesso para qualquer um que utilize o banheiro (crianças, adultos, idosos, deficientes);
2.Desenvolva um checklist de limpeza/manutenção para os banheiros – Coloque numa lista tudo que precisa ser verificado e/ou limpo para que os responsáveis pela limpeza sempre confiram esses itens após cada higienização;
3.Defina uma frequência para as tarefas – Defina horários ou períodos em que a limpeza deve ser feita. Não esqueça de considerar o fluxo de clientes/funcionários e dias de mais movimento;
4.Para locais de médio/alto tráfego instale dispensers de uso profissional para que os papéis, sabonetes e outros materiais durem mais, além de economizar ao comprar em maior quantidade.
5.Em locais de atendimento ao público, se possível, tenha um membro da equipe que possa ficar de “plantão” para qualquer emergência relacionada á limpeza dos banheiros e para fazer pequenas manutenções periódicas.
A limpeza imediata do pessoal de plantão deixará a limpeza final diária mais fácil, além de melhorar a imagem do local.
O que evitar:
Algumas situações que atrapalham o uso e são mal vistas pelos clientes são:
- Lixeiras transbordando
- Vaso sanitário sujo
- Piso “enlameado”
- Toalheiros e saboneteiras vazios
- Falta de papel higiênico
Essa não é uma situação muito boa de encarar quando você é um cliente que precisou usar um banheiro. E isso pode contar bastante para a experiência geral do local.
A equipe que dará suporte durante os períodos em que a empresa está aberta ao público também garante, além da limpeza, que não faltará suprimento nos banheiros e as lixeiras serão esvaziadas quando necessário.
4 dicas para que ter banheiros impecáveis
Veja algumas coisas que você pode fazer para ter sempre o controle da sua limpeza. Assim é possível saber o que já foi feito, o que deve ser feito e quando.
1.Você pode ter listas de conferência de limpeza fixadas do banheiro. Isso também pode enviar uma mensagem positiva aos usuários, de que tudo é limpo e checado regularmente;
2.Forneça á equipe os produtos e materiais adequados – Tenha a mão produtos profissionais para limpeza dos banheiros. Esse tipo de produto te dá resultados melhores, sem muito esforço e ainda são mais econômicos;
3.Após a limpeza, faça a desinfecção de todas as superfícies – A desinfecção garante a segurança dos usuários, pois elimina grande parte dos germes e reduz o risco de proliferação de infecções;
4.Faça uma limpeza profunda regularmente – Essa limpeza pesada serve para remover o que não é limpo no dia a dia como a sujeira dos rejuntes, teto e fazer verificação dos ralos e tubulações;
Os banheiros precisam ser limpos por questões de higiene, isso é óbvio. Mas quando você além de prezar pela segurança também consegue fazer uma limpeza que melhore a aparência do ambiente, as pessoas com certeza vão notar mais. A tendência é acreditar no que se vê. Se vemos a limpeza e beleza, acreditamos nela.
Além disso, manter a equipe a postos durante o dia, verificando e organizando dá ainda mais segurança para os clientes de que você se importa com a segurança e bem estar dele.
Resumindo: Boas práticas de higiene e limpeza = boa imagem para sua empresa
Os detalhes que são deixados de lado podem contribuir para uma percepção ruim do seu cliente, principalmente se tratando da higiene do banheiro. Fique atento aos itens que listamos aí em cima e proporcione além de segurança, uma imagem positiva e agradável ao seu cliente.
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