9 em cada 10 consumidores afirmam que tem uma opinião negativa sobre negócios que não apresentem instalações limpas.
A realidade é que não importa quão bom o seu serviço é ou como os funcionários são simpáticos. No fim, o que o cliente levará como impressão final é o conjunto de experiências que teve na sua empresa.
E nesse caso, se o local não é limpo o suficiente para ele se sentir seguro, isso é um problema.
Sem dúvida, da perspectiva de um cliente, um quarto de hotel impecável, um restaurante brilhando, um salão de beleza ou escritório limpos vão proporcionar uma experiência agradável e um sentimento de cuidado e segurança.
A limpeza importa para os clientes?
Com um conjunto completo de experiências positivas é bem mais provável que este cliente queira voltar ao seu negócio. Mais especificamente, para 92% deles.
Segundo uma pesquisa¹ da P&G Professional™, 90% dos entrevistados afirmou que saem com uma má impressão de locais que tenham áreas de lazer, banheiros, lounge ou recepções não higienizadas.
Ainda nessa pesquisa, 96% dos clientes de negócios locais disseram que solicitariam um novo quarto se sua cama em um hotel não estivesse limpa. E no caso de restaurantes, quase 90% dos clientes disseram se preocupar com a segurança da comida que está sendo servida, depois de observar um local sujo.
Quando perguntados novamente sobre restaurantes, 92% dos clientes responderam que encontrar um prato mal lavado, os faria se perguntar sobre o que mais não é limpo no local.
Muitos clientes ainda indicaram que deixariam um comentário ou review negativo sobre o problema na internet. E ainda afirmaram que se lessem um comentário negativo sobre a limpeza de um local na internet, deixariam de ir ou usar os serviços dele.
Perspectivas positivas
Mas o estudo ainda traz boas notícias, 95% dos consumidores concordam que a limpeza pode levar um negócio bom ao patamar ótimo. No caso de restaurantes, 92% afirmam que recomendariam lugares que fossem realmente limpos á amigos. Ainda, 74% dizem que não se incomodariam com serviços mais lentos se o local fosse realmente limpo.
Observando os números encontrados na pesquisa fica claro como a higiene e limpeza são fatores fundamentais para a satisfação do cliente. Geralmente não consideramos a magnitude dessa importância, mas essas descobertas podem mostrar aos donos e gerentes o impacto que as ações de limpeza podem ter.
Isso mostra que realmente não importa o tamanho do negócio, as experiências afetam a perspectiva do cliente em relação ao seu negócio.
E não é só, considerando clientes que tenham uma experiência boa e queiram voltar, a limpeza se torna até mesmo uma geradora de receita.Considerando que sem ela, esse cliente iria preferir outro negócio, que oferecesse a ele uma experiência melhor e mais completa.
Como melhorar a experiência do cliente?
Para iniciar o trabalho de levar a sua empresa de bom para ótimo é fácil. Veja como fazer a seguir:
– Monte um planejamento ou cronograma de limpeza
Os planos de higienização são planos diários, semanais ou mensais de limpeza para você poder organizar seu comércio com maior praticidade.
O objetivo desse cronograma é otimizar o uso do tempo da equipe, produtos de limpeza e o stress de ter que lembrar tudo que deve ser limpo.
A montagem é muito simples e basta seguir 4 passos:
Passo 1: Crie uma lista das tarefas principais
Passo 2: Crie uma lista das tarefas secundárias
Passo 3: Determine a frequência das tarefas
Passo 4: Complete seu plano
Para mais detalhes sobre a montagem do seu cronograma veja o post completo e faça o download da planilha grátis!
– Faça um checklist
Esse é um passo para quem quer ter certeza de que a rotina será seguida perfeitamente e tudo será feito.
Preparar um checklist ajuda a manter as coisas mais organizadas e aumenta o grau de eficiência. Isso também evita a perda de tempo fazendo tarefas duas vezes ou esquecendo outras. Nesta lista, você inclui tudo o que precisa ser limpo para ser checado quando o dia dessas limpezas chegar.
Para mais detalhes sobre a montagem do seu checklist veja o post completo e faça o download de um checklist grátis! (devido ás suas particularidades, o checklist para download é indicado para restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés)
– Consiga os materiais necessários
Faça uma lista e consiga todos os materiais que serão necessários para as limpezas. Produtos de limpeza profissional, baldes, mops, panos, rodos e EPIs são alguns deles.
É importante lembrar que os produtos de limpeza profissional são os melhores para esse tipo de limpeza por serem os adequados para empresas. Só este tipo de produto pode oferecer os resultados e vantagens que o seu negócio precisa.
Se você conseguir organizar todo o material junto em um mesmo local é legal, porque agiliza o serviço e facilita para a equipe sempre encontrar tudo no mesmo lugar.
– Informe e treine a equipe
Tão importante quando montar um plano é manter todos informados. A equipe precisa estar ciente do que e como as limpezas devem ser feitas. Para isso, mostre o cronograma, checklists e indique como a limpeza deve ser feita. Dessa forma, o seu processo será eficiente e sem falhas.
Não manter a sua empresa suficientemente limpa pode trazer mais prejuízos do que se imaginava.
As pesquisas já indicaram que 90% dos clientes sairiam com uma impressão negativa do seu negócio e que muitos deles poderiam nunca mais voltar ou ainda fazer comentários negativos sobre ele. Considerando que esses reviews desencorajariam outros consumidores a te visitar é realmente hora de parar e considerar melhor a limpeza.
Mas o importante é que você pode mudar isso hoje! É possível tomar medidas imediatas que garantam a higiene do ambiente, satisfação dos clientes e ainda aumentam o padrão da sua empresa.
¹https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2017-11/SmallBusinessCleanlinessStudy-Topline-2017-11-02-v1.pdf
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