Quando trabalhamos com produtos químicos institucionais, devemos estar atentos a pontos importantes que garantem seu uso com qualidade e segurança.
Atenção aos itens indispensáveis
Hoje deixamos um pouco a parte da limpeza de lado e vamos dar uma atenção especial á dicas que vão assegurar a segurança de todos; clientes e colaboradores.
EPIs
Em primeiro lugar, ao lidar com produtos químicos institucionais está o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.
Estes equipamentos são indispensáveis para sua segurança seja qual for o tipo de produto. Mesmo os indicados como ‘atóxicos’ ou ‘ecológicos’.
Quanto aos demais, por mais acostumado que você esteja ou por mais inofensivo que ele pareça, devemos lembrar que mesmo nos casos mais amenos eles podem causar complicações de saúde como irritações e alergias em contato com a pele. E nos casos mais graves, sérias queimaduras e ferimentos.
Ao entrar em contanto com produtos químicos de limpeza é sempre recomendado o uso de luvas (borracha/látex/vinil – usar a luva adequada para o tipo de produto manipulado), máscaras, óculos de proteção, jalecos e demais equipamentos, dependendo da necessidade conforme o risco que o produto ofereça.
Estes equipamentos devem sempre estar à disposição da equipe de limpeza.
Fichas técnicas e FISPQs
Fichas técnicas e Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs) são documentos exigidos para produtos de limpeza registrados no Ministério da Saúde. Essas fichas tem uma grande importância para a segurança dos funcionários e para a aplicação adequada dos produtos. Mantenha sempre um arquivo organizado para estes documentos.
Você já conhece as Fichas técnicas e FISPQs? Saiba mais nesses posts
Produtos de higiene profissional – Concentrados/puros
Os produtos concentrados puros quando sobram devem ser mantidos em sua embalagem original, que deve permanecer etiquetada e bem tampada.
Produtos de higiene profissional – Diluídos
Os produtos de limpeza já diluídos devem ser mantidos em embalagem adequada para o produto (resistente á corrosão/ com respirador/ transparente/ variando conforme o tipo de produto), identificadas com nome do fabricante e do revendedor (se houver), nome do produto, lote, validade, diluição e data da reembalagem.
Armazenamento
Mantenha galões, bombonas, baldes e caixas de produtos armazenados, preferencialmente, em pallets, em local seco, limpo, fresco e arejado. É muito importante que no local de armazenamento exista ventilação adequada. Caso ocorra vazamento de produtos, é preciso que possíveis gases e o odor seja dissipado rapidamente.
Mistura de produtos de limpeza
NUNCA misture produtos químicos sem a indicação de um profissional responsável. Diversos produtos químicos quando misturados, podem liberar gases tóxicos, produzir substâncias irritantes, corrosivas e até explosivas.
Isto pode causar sérios prejuízos para as pessoas, o prédio e ambiente local. Utilize os produtos separadamente e conforme indicado pelo fabricante.
A atenção ás características dos produtos químicos que manipulamos é essencial para a segurança da equipe e dos clientes. Siga essas dicas, comece hoje mesmo!