A higiene pessoal e a desinfecção nunca foram tão comentadas.
Conforme a pandemia avança não podemos negligenciar a limpeza e higiene de casas e empresas.
Mas para fazer os procedimentos de limpeza da maneira correta é preciso seguir algumas regrinhas básicas.
Trazemos hoje as últimas recomendações da ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, baseadas nas exigências dos órgãos responsáveis como OMS – Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.
Veja algumas indicações de produtos e EPIs que você pode utilizar para evitar contaminações.
Produtos para fazer a limpeza e seus princípios ativos
Aqui são listados produtos que podem ser usados para fazer a limpeza de qualquer objeto, superfície ou ambiente.
- Detergentes
- Limpadores multiuso
- Desinfetantes
- Solução de ozônio aquoso
Atenção! Use somente produtos registrados ou notificados na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pois apenas esses produtos podem oferecer a segurança necessária para a limpeza da sua empresa.
Como trouxemos no post anterior sobre como fazer limpezas para reduzir o risco de contágio do coronavírus, vamos complementar aqui com os princípios ativos que você deve procurar nos desinfetantes para higienização de empresas e casas.
- Ácido peracético
- Biguanida polimérica
- Hipoclorito de sódio
- Peróxido de hidrogênio
- Quaternário de amônio
Esses princípios ativos podem ser encontrados na fórmula dos desinfetantes e são os principais indicados para a desinfecção e eliminação de vírus.
O álcool líquido 70% é válido para higienização. Ele não aparece nessa lista porque é mais utilizado para limpeza de objetos. A lista foca em produtos para limpeza de ambientes.
Se você tiver dúvida sobre algum desinfetante, informações adicionais podem ser encontrados no site da ANVISA.
EPI’s – o que utilizar e como
Os EPI’s já eram indispensáveis na limpeza profissional para se proteger da sujeira, contaminações comuns e dos produtos químicos. Na situação atual, sua importância ficou ainda maior e passamos a vê-los serem utilizados até mesmo na rua.
Para locais com possível contaminação, o ideal é que sejam utilizados:
- Luva
- Avental/ Jaleco de manga comprida
- Máscara
- Óculos de proteção
- Calças compridas
- Sapatos fechados/ Botas de borracha
Luvas
As luvas de uso único, de material como látex ou vinil devem ser utilizadas para atividades leves que não tenham contato com produtos químicos.
Ex.: Varrer, espanar, manusear utensílios, etc
As luvas nitrílicas (borracha sintética) e de borracha natural são mais resistentes e devem ser usadas na manipulação de produtos químicos e na limpeza geral.
Atenção! Não se deve tocar nada além dos objetos de limpeza. Pense na luva como algo altamente contaminado, sendo assim, é proibido tocar seu rosto, cabelo, roupas, etc.
Retire-as evitando tocar na parte externa e lave muito bens as mãos após o uso. Luvas descartáveis devem ir diretamente para o lixo e reutilizáveis devem ser limpas.
Avental/Jaleco
O ideal nesse momento é que os jalecos sejam descartáveis, como os modelos em TNT ou plástico. Se optar por um jaleco reutilizável, será preciso lavá-lo a cada uso.
Máscaras
A recomendação atual é para que seja feito o uso de máscara sempre que sair da sua residência. Nesse caso você pode fazer o uso de máscara cirúrgica reutilizável ou descartável.
Para limpeza você também pode fazer o uso das mesmas máscaras e higienizar ou descartá-la após o uso, dependendo do modelo escolhido. Caso trabalhe com produtos mais agressivos ou se disponível, máscaras N95 também podem ser utilizadas para este fim.
Atenção! Não toque na parte externa da máscara durante ou depois de utilizá-la. Retire-a pelas alças e descarte ou leve para higienização.
Se tocar na máscara durante o uso e também depois de tirá-la, higienize suas mãos.
Óculos
Óculos de ampla visão e óculos de proteção devem ser usados para evitar que partículas cheguem aos seus olhos. Isso protege não só do vírus, mas também de respingos de produtos de limpeza que podem causar lesões ou irritação.
Assim como os outros materiais, evite tocar nos óculos e higienize-os após o uso.
Calças e botas
Tanto as calças compridas como os sapatos fechados são uma proteção a mais, evitando o contato de qualquer possível contaminação diretamente com o pessoal da limpeza.
O cuidado agora é redobrado, então após o fim da limpeza o pessoal deve trocar as roupas, coloca-las para lavar e limpar também seus sapatos de trabalho.
Esses cuidados são essenciais para proteção da saúde individual e da equipe. Tenha os produtos de limpeza profissional e EPIs disponíveis e mantenha sua equipe informada sobre as regras de segurança.